João Paulo Magalhães é o novo presidente do Botafogo

Ex-gestor do Boavista, ele contou com o apoio de Durcesio Mello e superou o concorrente Vinícius Assumpção, atual vice geral

João Paulo Magalhães é eleito novo presidente do Botafogo para o próximo quadriênio

Joao Magalhaes
João Paulo Magalhães durante a votação (Foto: Os Escolhidos Botafogo)

Rio de Janeiro, RJ, 20 (AFI) – João Paulo Magalhães foi eleito o novo presidente do Botafogo para o próximo quadriênio 2025-2028. Esta foi a primeira eleição para o cargo após o clube aderir ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

SAIBA COMO FOI

Com o apoio de Durcesio Mello, atual mandatário alvinegro, o empresário representou a chapa “Os Escolhidos” e na corrida presidencial superou Vinícius Assumpção, vice geral do Botafogo, que encabeçou a chapa “Orgulho Alvinegro”. João Paulo recebeu 573 votos, enquanto seu adversário 399. Cinco sócios votaram em branco e outros dez anularam seus votos.

Gestor dos últimos três anos, Durcesio teve papel fundamental na condução da venda do futebol para a Eagle Football, empresa comandada pelo americano John Textor e que também comanda outras equipes ao redor do mundo, como Crystal Palace, da Inglaterra, Lyon, da França, e RWD Molenbeek, da Bélgica. O atual presidente continuará com uma cadeira no Conselho de Administração da SAF até maio de 2026.

QUEM É O NOVO PRESIDENTE?

João Paulo Magalhães lançou sua candidatura com André Silva de vice. Ex-gestor do Boavista, o empresário é sócio da Big Ball, empresa criada em 2004 para gestão de futebol junto com seu irmão José Luca, herdeiro do banqueiro José Luiz Magalhães Lins.

FOCO NA PRÓXIMA TEMPORADA

O Botafogo encerrou 2024 com um ano mágico para os torcedores. Depois de um melancólico fim de 2023, foi campeão pela primeira vez da Copa Libertadores e venceu o Campeonato Brasileiro pela terceira vez em sua história. A equipe não conquistava a principal competição do futebol nacional desde 1995.

Em 2025, terá pela frente o Super Mundial de Clubes. Os cariocas estão no grupo B do torneio ao lado de Atlético de Madrid, da Espanha, PSG, da França, e Seattle Sounders, dos Estados Unidos.

Confira também: