Japão: Atacante brasileiro na marca dos 100 gols

Japão, 9 (AFI) – Um atacante brasileiro pode fazer história na rodada deste final de semana da J-League. O experiente Uéslei, revelado pelo Bahia e que já defendeu clubes como o Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Vitória, Internacional e Atlético Mineiro, está prestes a ser o primeiro jogador estrangeiro a assinalar 100 gols em jogos válidos pela primeira divisão do Campeonato Japonês de Futebol. A marca pode ser alcançada neste sábado, quando sua equipe, o Sanfrecce Hiroshima, recebe o Kashiwa Reysol no Estádio Hiroshima Big Arc.

Na rodada anterior, a primeira da temporada 2007, Uéslei balançou as redes duas vezes na goleada fora de casa do Sanfrecce sobre o FC-Tokyo por 4 a 2 e passou a somar 99 gols em 144 jogos pela competição. Foram 81 pelo Nagoya Grampus Eight entre os anos de 2000 e 2004, e mais 18 com a camisa do seu atual clube, pelo qual foi contratado em janeiro do ano passado. “Com tantos grandes jogadores que atuaram aqui, como o Zico, que marcou época no Kashima Antlers, me sinto orgulhoso de ser o primeiro estrangeiro a poder alcançar a marca de 100 gols na J-League. Fico orgulhoso por mim, pela minha família e pelo futebol brasileiro, que está próximo de novamente fazer história no exterior”, declarou o goleador baiano de 34 anos de idade.

Só dois japoneses passaram dos 100A façanha de Uéslei ganha ainda mais destaque pelo fato de apenas dois jogadores japoneses terem atingido a contagem centenária de gols em partidas da J-League.

O recordista é Masashi Nakayama, hoje no Jubilo Iwata, com 155 gols, seguido por um atacante conhecido do futebol brasileiro, Kazu, que jogou no Santos nos anos 90 e atualmente defende o Yokohama FC, que balançou as redes 146 vezes na competição.