Janela de transferências fecha mas clubes ainda podem se reforçar; saiba como

A CBF admite exceções à regra para permitir negociações pontuais; entenda

A reabertura da janela de transferências se encerrou no dia 15 de agosto, mas há três cenários que permitem que clubes de Série A e B se reforcem

Janela de transferências fecha mas clubes ainda podem se reforçar; saiba como
Janela de transferências fecha mas clubes ainda podem se reforçar; saiba como (Foto: Rodrigo Coca / Divulgação / Corinthians)

Campinas, SP, 17 (AFI) – A reabertura da janela de transferências para clubes brasileiros se encerrou na última segunda-feira (15). Esse foi o primeiro ano em que a CBF aplicou, no Brasil, um segundo período de inscrições para transferências nacionais – a regra foi estabelecida pela Fifa e vale para todos os clubes das Séries A e B

Com o fim do tempo para registros, os clubes interromperam os processos de contratações. Há, porém, algumas exceções à regra que permitem que reforços pontuais sejam admitidos nos times – com prazo até o fim da próxima semana, quando se encerra o período de inscrições no Campeonato Brasileiro.

CONTRATAÇÕES FORA DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS

As exceções que a CBF admite para contratações fora da janela de transferências são: 

  • Caso o atleta tenha rescindido contrato antes do fechamento da janela. Para isso,  a rescisão por mútuo acordo, ou encerramento do contrato precisam ter sido formalizados até o dia 15 de agosto. 
  • Caso a rescisão de contrato do jogador com o clube anterior tenha acontecido com base no Artigo 31 da lei n° 9.615/98 (Lei Pelé). A Lei Pelé autoriza a liberação de jogadores que tenham três meses ou mais de pagamento de salários atrasados. 
  • Caso haja qualquer outra exceção determinada pela Fifa no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores. Um exemplo disso foi a norma estabelecida neste ano para atletas que atuavam na Ucrânia e na Rússia. Devido a guerra entre os países, a Fifa autorizou a suspensão de contrato desses jogadores com os respectivos clubes.  

Os clubes têm até a próxima semana para aproveitar essas exceções e inscrever os reforços na disputa do Campeonato Brasileiro. 

Na Série A, as equipes têm até o dia 26 de agosto para substituir até oito nomes. Já na Série B, esse prazo vai até o dia 25 de agosto.

Confira também: