Jaconi chega aos 50 anos de reforma com gramado pronto para o Brasileirão
Antes do início do campeonato, o Alfredo Jaconi passou por melhorias estruturais e novos processos de manutenção
Com a proximidade do Campeonato Brasileiro, o clube intensifica os cuidados para manter o padrão de excelência

Caxias do Sul, RS, 24 (AFI) – O estádio Alfredo Jaconi, lar do Esporte Clube Juventude, celebra meio século desde a grande reforma que modernizou sua estrutura. Mais do que um marco histórico, o local segue como referência no futebol brasileiro, especialmente pela qualidade do gramado, que atrai elogios de técnicos e jogadores. Na temporada passada, Abel Ferreira, comandante do Palmeiras, chegou a afirmar que se trata do “melhor gramado do Brasil”.
Com a proximidade do Campeonato Brasileiro, o clube intensifica os cuidados para manter o padrão de excelência. Uma equipe especializada, composta por seis profissionais e uma agrônoma consultora, atua periodicamente para garantir que o campo esteja em perfeitas condições, independentemente das adversidades climáticas.

JACONI TEM GRAMADO DE ALTO NÍVEL
De acordo com Rafael Bellei, vice-presidente de patrimônio do Juventude, os processos de manutenção seguem modelos europeus, considerando que o clima da região permite a aplicação de técnicas similares. “Temos um planejamento bem estruturado para a transição entre as estações. Cuidamos da adaptação da grama de inverno conforme as temperaturas caem e revitalizamos a grama de verão nos períodos mais quentes. Tudo é feito com base no que há de melhor no futebol internacional”, destacou.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora
O debate sobre a qualidade dos gramados no Brasil ganhou ainda mais força recentemente, impulsionado por declarações de grandes jogadores como Neymar, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Thiago Silva e até Memphis Depay. No Brasileirão 2025, três clubes da Série A não contam com gramado natural em seus estádios: Nilton Santos, Allianz Parque e Arena MRV. A opção pelo sintético, segundo Bellei, pode facilitar a manutenção e reduzir custos, mas o Juventude prioriza a grama natural para preservar a tradição e qualidade do jogo.
PREPARADO PARA O BRASILEIRÃO
Antes do início do campeonato, o Alfredo Jaconi passou por melhorias estruturais e novos processos de manutenção, incluindo a aeração, furação e corte vertical da grama. Agora, está pronto para receber os 19 jogos do Juventude como mandante na competição.
A estreia do time em casa será contra o Vitória, no próximo sábado (29), às 18h30, e os torcedores já podem esperar um gramado impecável para a primeira partida da temporada no Alfredo Jaconi.
Confira também:
- Santos empresta Miguelito ao América-MG para dar rodagem e valorizar atleta
- Copa do Nordeste: Classificado, Vitória terá time alternativo na última rodada
- Criciúma sofre, mas vence o Caxias no primeiro teste visando a Série B
- Criciúma agenda dois jogos-treino visando Série B
- São Paulo ameaça 'abandonar' Paulistão após confusão em clássico