Itumbiara, que já esteve na elite brasileira, pede afastamento das competições por conta de dívidas
A decisão visa 'promover a reestruturação econômico-financeira e, oportunamente, retornar às suas atividades esportivas'
Goiânia, GO, 29 (AFI) – Tradicional clube brasileiro, o Itumbiara, que já teve Túlio Maravilha como jogador, pediu afastamento das competições oficiais da Federação Goiana de Futebol (FGF). A decisão visa ‘promover a reestruturação econômico-financeira e, oportunamente, retornar às suas atividades esportivas’.
Na nota, o clube também lamentou a falta de apoio local, com a impossibilidade de utilizar o CT Adalberto Silva e Sousa e o Estádio JK. Por isso, mandou seus jogos em outro munícipio: Bom Jesus.
HISTÓRIA
No começo deste mês, no dia 9, o Itumbiara completou 53 anos de fundação. O time disputou todas as competições da FGF desde então, sendo 44 edições na elite e nove na segunda divisão. Em 2023, participaria da terceira divisão.
Em 2008, conquistou seu título mais importante: o Campeonato Goiano, vencido diante do Goiás.
O clube também tem história no cenário naciona, pois jogou a elite do Campeonato Brasileiro em 1979, além de participações nas Séries B, C e D e Copa do Brasil. Na Copa do Brasil, em 2009, ficou marcado por fazer o confronto com o Corinthians, na estreia de Ronaldo Fenômeno.
JOGADORES FAMOSOS
O time já contou com diversos nomes famosos do futebol brasileiro.
A lista com com o goleiro Sérgio, ex-Palmeiras, o zagueiro Gladstone, ex-Cruzeiro, o volante Amaral, ex-Palmeiras, os meias Caíco, ex-Internacional e Beto, ex-Botafogo, e os atacantes Basílio, ex-Santos, Schwenck, ex-Figueirense, Bruno Henrique, atual jogador do Flamengo, Denilson, campeão do mundo em 2002, e Túlio Maravilha, ídolo do Botafogo.
NOTA OFICIAL
Nota Oficial
Itumbiara Esporte Clube S/A
Após reunião da sua diretoria nesta data, o Itumbiara Esporte Clube comunica que estará se licenciando das competições oficiais da Federação Goiana de Futebol em 2023.
Com a herança de dívidas passadas, a Soccer Stars, hoje sua controladora, acreditou, desde 2019, ser possível dar continuidade à história do Gigante do Vale,
Por isso, mesmo diante de um cenário de pandemia, manteve seus investimentos e o Itumbiara Esporte Clube pode continuar as suas atividades do futebol profissional e amador, mesmo estando impedido de utilizar o CT Adalberto Silva e Sousa e o Estádio JK, razão pela qual treinou e mandou seus jogos das equipes profissional e de base em 2022 noutro município, Bom Jesus, onde foi muito bem recebido.
Diante da triste realidade de que não conta mais com o apoio local, o clube toma a difícil decisão de se afastar das competições oficiais para promover a sua reestruturação econômico-financeira, e poder, oportunamente, retornar às suas atividades esportivas, para a alegria da sua imensa torcida.