Ituano 1 x 2 Ponte Preta - Quebrado tabu de 13 anos
Itu, SP, 7 (AFI) – Com um gol de Castor, aos 46 minutos do segundo tempo, a Ponte Preta venceu o Ituano, por 2 a 1, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 12.ª rodada do Campeonato Paulista. Este resultado quebrou 13 anos de jejum sem vitória da Macaca diante do Galo em Itu. A última vitória tinha acontecido em 1994, em março, por 1 a 0, com gol de Renato Pé Murcho.
O resultado comprovou a ascensão da Macaca, agora com 17 pontos e próxima do grupo dos oito primeiros classificados. O Ituano, continua com 19 pontos, e sofreu sua segunda derrota consecutiva, porque no sábado passado tinha sido goleado pelo São Caetano, por 4 a 1.
Fato curioso e até inexplicável é que no início da noite o gramado foi molhado e depois ficou encharcado com a forte chuva que caiu nos primeiros momentos do jogo. Resultado: o jogo ficou prejudicado no seu aspecto técnico.
Muita disposição
Os dois times entraram em campo se respeitando mutuamente, mas também buscaram os gols. Cada um criou duas chances. O Ituano assustou, aos 19 minutos, num chute de Bill que estourou no travessão. Aos 32 minutos, Sorato finalizou na frente de Denis, que praticou grande defesa.
A Ponte apareceu duas vezes na frente do goleiro Márcio. Na primeira, Roger chutou fraco nas mãos do goleiro. Na segunda, Héverton bateu em cima do goleiro ao invés de chutar cruzado. Em princípio, a defesa ponte-pretana neutralizou a jogada ofensiva do ituano, em cima de Sorato. Do lado do time da casa, houve uma boa marcação sobre o “finalizador” Finazzi, que esteve sempre bem marcado e praticamente não recebeu a bola.
Mudanças e equilíbrio
Em casa e na obrigação de vencer, o Galo de Itu começou o segundo tempo melhor. Logo aos quatro minutos, Denis fez duas boas defesas seguidas, garantindo o zero a zero. Mas o técnico Nelsinho Baptista equilibrou as ações com uma simples troca: saiu Héverton, entrou Castor.
Quando o time da casa pensava que fosse abrir o placar, acabou sofrendo o golpe. Roger dominou a bola na frente da área, passou por um zagueiro e tocou no canto direito de Márcio. Na comemoração, ele recebeu o cartão amarelo. Este foi seu primeiro gol na sua volta à Macaca.
Ademir Fonseca tentou ganhar mais agressividade com as entradas de Jéferson Batista e Hugo Leonardo, respectivamente, nos lugares de Elionar e Têti, mas sem sucesso. Antes já tinha saído o “cansado” Flávio para a entrada de Reginaldo.
Com a vantagem no placar, a Ponte optou apenas em se defender e explorar os contra-ataques. Mas numa falha de marcação, aconteceu o empate. Aos 40 minutos, Flavinho cobrou escanteio com efeito e Hugo Leonardo subiu sozinho para testar firme. Quando o resultado parecia definido, num contra-ataque rápido a Ponte chegou ao gol da vitória. A bola passou por quase todos os atacantes e sobrou para o chute de Castor, mesmo desequilibrado, aos 46 minutos.
Próximos Jogos
No Majestoso, em Campinas, a Ponte Preta vai receber o América, às 18h10. O Ituano vai até Sorocaba, no clássico regional, diante do São Bento, também domingo, mas às 16h.
Ficha Técnica
Ituano 1 x 2 Ponte Preta
Local: Estádio Dr. Novelli Jr., em Itu – SP
Data: 07/03/2007
Renda: R$ 9.982,00
Público: 992 pagantes
Árbitro: Otávio Corrêa da Silva
Cartões amarelos: Pingo, Roger, Thiago Carpini, Johnathan, Finazzi e Fernando (Ponte Preta); Flavinho, Sorato e Adoniran (Ituano)
Gols: Roger aos 19, Hugo Leonardo aos 40 e Castor aos 46 minutos do 2.º tempo.
Ituano
Márcio; Flavinho, João Paulo, Paulo César e Bill; Daniel, Adoniran, Flávio (Reginaldo) e Têti (Hugo Leonardo); Elionar (Jéferson Batista) e Sorato.
Técnico: Ademir Fonseca
Ponte Preta
Denis; André Cunha, Alexandre Black, Zacarias e Fernando (Johnathan); Ricardo Conceição, João Marcos, Pingo (Thiago Carpini) e Héverton (Castor); Roger e Finazzi.
Técnico: Nelsinho Baptista