Itamar Borges vai na Federação Paulista e mostra confiança na liberação de bebidas
Lei pode devolver aos clubes uma importante fonte de receita nas vendas dos produtose também com patrocínios
Lei pode devolver aos clubes uma importante fonte de receita nas vendas dos produtose também com patrocínios
Campinas, SP, 28 (AFI) – Conselheiro e patrono do Rio Preto Esporte Clube, o deputado estadual pelo PMDB, Itamar Borges, está confiante na aprovação do projeto de lei 13632015, de sua autoria cuja emenda dispõe sobre a autorização, comercialização, propaganda e consumo de bebida alcoólica em eventos esportivas de futebol nos estádios e arenas esportivas localizadas no Estado de São Paulo.
A data de publicação de seu projeto aconteceu no dia 20 de outubro de 2015. O recém eleito presidente do Glorioso, da Vila Universitária, José Eduardo Rodrigues, como demais clubes do Interior apoiam o projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa.
CONFIANTE
“A venda de bebidas tende a ser rentável para todas as partes envolvidas aumentando não só o torcedor nos estádios, arenas como também numa formas de gerar empregos.
Estou bastante confiante e o sonho do torcedor apreciar uma cervejinha antes ou depois de uma partida de futebol poderá ser concretizado na qual espero o projeto virar uma realidade.
Estamos lutando para isso acontecer”, disse Itamar Borges, autor do projeto, que recentemente, esteve com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
JUNTOS NA AÇÃO
A Federação Paulista de Futebol (FPF) está muito interessada na aprovação deste projeto. Mesmo porque ele não prejudica o torcedor e passa a ser fonte de receita importante para os clubes, não só na comercialização como também no merchandising.
Com apoio dos clubes, foram realizadas pesquisas durante muitos jogos desta temporada e constatou-se a preferência dos torcedores pela liberação. Os resultados deste ano deixaram a Federação Paulista animada: foram 60% dos torcedores favoráveis à venda de bebidas nos estádios, contra 40%.
O passo seguinte é mudar tanto a legislação municipal como a estadual, criadas nos anos 1990. Em 2016 e 2017, a entidade paulista incluiu esta pergunta sobre o tema na pesquisa anual feita com os torcedores nas duas últimas rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista.
FORTALECIMENTO
Na visão da Federação Paulista, a liberação fortaleceria os clubes, que teriam uma nova fonte de receita. duplicando quando as bebidas são vendidas. A Heineken, por exemplo, é a patrocinadora oficial da Liga dos Campeões e outras cervejarias patrocinam clubes e Federações em todo o mundo.
Os clubes também poderiam assinar contratos de patrocínios com fabricantes de bebidas. Ao defender a liberação, a casa do futebol paulista, pretende reposicionar a cidade no contexto das grandes competições. Em 2019, o Brasil vai receber a Copa América e a capital paulista é uma das sete cidades confirmadas como sede.