Italiano: Fenômeno marca, mas perde clássico para líder

ronaldo.fenomeno.2Milão, ITA, 11 (AFI) – Ronaldo fez a parte dele. Mesmo sendo muito vaiado, saldado com um apitaço e com faixas de protesto, o Fenômeno marcou um gol para o Milan, no primeiro tempo, mas a Internazionale foi superior no segundo tempo, quando virou o placar para 2 a 1, no maior clássico até agora do Campeonato Italiano.

A vitória sobre o rival manteve a invencibilidade da Inter e também serviu para apagar a má imagem deixada com a eliminação nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões diante do Valencia. Esta foi a primeira vez em 25 anos que a Inter conseguiu bater a equipe rubro-negra por duas vezes no mesmo campeonato. Em outubro, havia vencido um outro jogo emocionante, com 4 a 3 no placar.

Com 28 rodadas completas, a Inter vai a 73 pontos, com larga folga na liderança. O Milan segue fora da zona de classificação para a próxima edição do torneio continental, em sexto, com 40 pontos . O time milanês foi penalizado com oito pontos devido ao envolvimento no escândalo de manipulação de resultados na temporada passada.

Clássico equilibrado
O jogo começou bastante equilibrado. A Inter, em casa e apoiada por sua torcida, tinha mais domínio das ações em campo, mas o Milan era perigoso nos contra-ataques, principalmente quando a bola ficava nos pés de seus melhores jogadores, como Kaká e Ronaldo.

Aos 38 minutos, Ronaldo surpreendeu a dura marcação adversária. Ele recebeu a bola longe da área, ajeitou e chutou de esquerda no canto direito do goleiro Júlio César.

Troca e reação
No entanto, no segundo tempo, brilhou a estrela do técnico Roberto Mancini e do atacante argentino Júlio Cruz. O jogador substituiu a Crespo e, em seu primeiro lance, aos 8 min, aproveitou o deslize de Dida para empatar. Ibrahimovic foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro. O goleiro demorou para cair e espalmou fraco, mas de modo suficiente para deixar a bola nos pés de Cruz e tirar de seus zagueiros.

Aos 30 minutos foi a vez de Cruz fazer a jogada na direita e cruzar para Ibrahimovic finalizar rasteiro sem chances para Dida: 2 a 1.

Com Cafu no lugar de Oddo e Gourcuff substituindo Gattuso, o Milan se viu com uma formação ofensiva como há muito não se via. E isso foi insuficiente para que o momento do jogo virasse de lado. A Inter era soberana e sempre mais perigosa.

Ficha Técnica

Internazionale 2 x 1 Milan

Local: Estádio de San Siro, em Milão (Itália)
Data: 11/03/2007
Gols: Ronaldo, aos 38 minutos do 1ºT (Milan); Cruz, aos 9 e Ibrahimovic, aos 30 minutos do 2ºT (Inter).

Internazionale
Júlio César, Burdisso, Córdoba, Materazzi e Grosso (Maxwell); Dacourt (Samuel), Zanetti, Stankovic e Figo; Ibrahimovic e Crespo (Cruz).
Técnico: Roberto Mancini.

Milan
Dida, Oddo (Cafu), Bonera, Maldini e Jankulovski; Gattuso (Gourcuff), Pirlo, Ambrosini e Seedorf (Gilardino); Kaká e Ronaldo.
Técnico: Carlo Ancelotti.