Instituto MOL lança estudo que aponta potencial de eventos esportivos na cultura de doação
O estudo será apresentado durante encontro no Museu do Futebol, com a presença do Instituto MOL, TALK Inc, Mol Impacto, atletas e organizações sociais
O projeto analisa como torcedores se conectam com a temática de doações e aponta um grande potencial que eventos esportivos proporcionam para pautas sociais
São Paulo, SP , 22 (AFI) – O Instituto MOL, organização sem fins lucrativos que incentiva cidadãos a doarem mais, melhor e com mais propósito, lança dia 20 de agosto o estudo Doar Brasileiro: O esporte como mobilizador de doações. O projeto analisa como torcedores se conectam com a temática de doações e aponta um grande potencial que eventos esportivos proporcionam para pautas sociais.
Com parceria técnica da TALK Inc, foram entrevistados 1.176 fãs de eventos esportivos, homens e mulheres, acima de 18 anos e moradores em todo o território nacional.
O estudo será apresentado durante encontro no Museu do Futebol, com a presença do Instituto MOL, TALK Inc, Mol Impacto, atletas e organizações sociais que atuam com esportes.
O estudo destaca como fãs de esportes e de eventos esportivos se conectam com a temática de doações e quais as possibilidades de aumentar esse engajamento. “Acabamos de sair de um gigantesco evento esportivo, as Olimpíadas em Paris, o que reforça o potencial que os esportes, não apenas o futebol, têm para gerar impacto e engajamento do público. Precisamos olhar para eles como uma ferramenta de educação, iniciando uma transformação dentro dos clubes, que impacta as torcidas e provoca mudanças no comportamento das pessoas em relação a pautas sociais e a doações”, analisa Mariana Campanatti, diretora executiva do Instituto MOL.
Da mesma maneira que atletas como Rebeca Andrade, na ginástica artística, Raissa Leal, no skate e Bia Souza no judô – que passou de 14 mil para mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais após a conquista da medalha de ouro nos jogos Olímpicos -, cativam a atenção do público em campeonatos esportivos, também têm grande potencial para atuarem como plataforma de ações sociais e que geram vínculo com o público.
O futebol masculino ainda predomina entre as preferências do público, os entrevistados também destacaram a Fórmula 1, o vôlei e campeonatos de futebol feminino como eventos que mais acompanham, além de assistirem presencialmente em média 11 jogos de futebol e 9 eventos esportivos por ano.
Com essa presença na vida dos brasileiros, a pesquisa Doar Brasileiro: O esporte como mobilizador de doações revela que 58% dos fãs acham que anúncios durante jogos e provas incentivam muito a doar, e destaca a força do futebol ao constatar que 24% doariam dinheiro a partir de campanhas do seu time, sendo que 21% fariam a doação por conta da mobilização do campeonato do seu esporte favorito e 20%, com o chamado do atleta que admira.
“Aqui no Instituto MOL acreditamos que doar é um ato de cidadania e atuamos com o objetivo de transformar a cultura de doação no Brasil. Sendo assim, ao analisar este estudo entendemos que não faltam iniciativas sociais nos esportes, mas sim uma mobilização pró-doação financeira que gere vínculo, ou seja, uma ação duradoura e que passe a fazer parte de nossas vidas”, afirma Mariana.
O estudo também observa como os brasileiros enxergam de forma muito favorável quando atletas e eventos esportivos se conectam com campanhas sociais, sendo que 93% dos entrevistados acham que é positivo para imagem de atletas estarem vinculados a campanhas de doação e 51% acham inovador trazer o tema das doações para esse tipo de evento.
É possível observar uma transformação de mentalidade sobre pautas sociais em curso no mundo dos esportes, com torcidas e clubes envolvidos em ações pontuais sobre temas como racismo, violência de gênero e homofobia, porém faltam mobilizações para consolidar essas práticas, principalmente doações financeiras. “A partir de iniciativas constantes o público consegue acompanhar mais de perto o impacto que suas doações podem gerar e, assim, criar uma relação mais forte com essa ação. Quem sabe, participar do crescimento de futuros atletas olímpicos que terão acesso ao esporte graças aos projetos sociais”, completa a diretora executiva do Instituto MOL.
A pesquisa também identificou que 68% concordam que doar dinheiro deveria ser um costume para mais pessoas, sendo que a doação financeira está entre as principais práticas mais comum em apoio a uma causa, com 78% respondendo que já atuaram em favor do tema que apoiam, realizando doações em dinheiro.
O comportamento mais comum é transferir dinheiro para quem a pessoa já conhece, para pedidos próximos e a partir de histórias que chegam até ela. Enquanto 77% declaram que já participaram de rifas para ajudar uma pessoa, o número cai para 51% quando questionados sobre contribuições financeiras para instituições. “Este estudo reforça como a confiança e transparência são a base para que a cultura de doação possa crescer. E uma plataforma que chega a milhares de pessoas, como são os eventos esportivos, pode ser a chave para construirmos essa confiança em instituições e organizações sociais que atuam por uma causa”, conclui Mariana.
Sobre o Instituto MOL
O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil fundada em 2020, para inspirar, conscientizar e mobilizar uma sociedade mais doadora. Produzem conteúdo em múltiplas plataformas, conectando cidadãos, organizações sociais e marcas em eventos, campanhas e projetos que incentivam a doação. Além de atuar em rede para fortalecer a cultura de doação, que é a causa de todas as causas.
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