Inglaterra 0 x 0 EUA - Inglaterra empata e não consegue vaga antecipada às oitavas da Copa

Com o empate, a Inglaterra encaminhou classificação para as oitavas de finais e depende de um empate contra o País de Gales para avançar

Os Estados Unidos decidirá contra o Irã, para saber quem avança para as oitavas de finais da Copa do Mundo.

Inglaterra e Estados Unidos ficaram no empate sem gols
Inglaterra e Estados Unidos ficaram no empate sem gols (Foto: Divulgação/Seleção da Inglaterra)

Campinas, SP, 25 (AFI) – Em jogo movimentado, Inglaterra Estados Unidos ficaram no 0 a 0, no Al Bayt, em Al Khor, no Catar, pela segunda rodada do Grupo B. Com o empate, os Ingleses não conseguiram a vaga antecipada para as oitavas da Copa do Mundo no Catar, porém avança com um empate. Já os Estados Unidos decidirá contra o Irã, a vaga para a próxima fase da Copa.

Com quatro pontos, a Inglaterra lidera a chave e com saldo de quatro gols, só ficará de fora das oitavas em caso de derrota por mais de seis gols de diferença para o País de Gales. Em segundo lugar, está o Irã com três pontos, que superou os galeses, e em terceiro o EUA soma dois e fazem o confronto direto na última rodada, que acontece na próxima terça-feira.

TABU MANTIDO

O resultado também manteve um pequeno tabu para os ingleses, que nunca venceram os EUA em uma Copa do Mundo. O jogo mais recente foi disputado na fase de grupos de 2010, e terminou empatado por 1 a 1. O outro duelo aconteceu na Copa de 1950, na qual os americanos venceram a por 1 a 0, também na fase de grupos. O triunfo é considerado um dos maiores feitos da história do futebol dos Estados Unidos.

inglaterra x eua 2
As vagas do Grupo B ficaram para a última rodada (Foto: Divulgação/Seleção EUA)

1º TEMPO

Os primeiros minutos da partida desta sexta foram de muita posse de bola para a Inglaterra e certa quantidade de equívocos na tomada de decisão. Inicialmente em ritmo lento, os ingleses mostraram sintonia quando aceleraram o jogo na base da troca de passes. Foi assim que, perto dos dez minutos, abriram espaço na defesa americana até Harry Kane receber de Saka na área e bater. Rápido na resposta, o zagueiro Zimmerman se lançou ao chão e mudou a trajetória da bola.

A lentidão e a falta de criatividade britânica continuaram predominantes por mais alguns minutos. A partir da segunda metade do primeiro tempo, os americanos mostraram-se mais à vontade para avançar ao ataque e, sem tantos recursos, causaram sustos na defesa britânica com bolas alçadas em direção à área. Foi só quando a colocaram no chão, entretanto, que levaram perigo real, com uma bola estourada no travessão por Pulisic.

Um dos motivos da melhora dos EUA foi o aumento da participação de Weah, responsável por passes inteligentes para desmontar o posicionamento defensivo adversário. Do lado britânico, a força ofensiva de Saka e Sterling foi neutralizada durante a maior parte do tempo, mas o atacante do Chelsea conseguiu levar perigo pouco antes do intervalo e forçou boa defesa do goleiro Matt Turner, aos 45.

2º TEMPO

Após permitir o crescimento dos americanos no primeiro tempo, a Inglaterra não conseguiu mudar o panorama no começo da etapa final. Apesar de ter a posse, assim como antes, pouco se movimentava e rodava a bola sem objetividade, enquanto os EUA demonstravam maior incisividade em suas investidas. O desempenho abaixo do esperado dos ingleses fez Southgate tirar Bellingham e Sterling, destaques da goleada sobre o Irã, aos 23, para colocar Henderson e Grealish.

Pouco depois, foi a vez de Saka, outro destaque da estreia, deixar o campo e dar lugar a Rashford. As alterações trouxeram mais vigor físico à seleção britânica, que teve uma leve melhora em suas articulações ofensivas, porém nada que a levasse a ter qualquer tipo de domínio. Além disso, continuou a ceder espaços aos adversários, que apostaram em no jovem Reyna, substituto de Weah, nos minutos finais, mas não colheram frutos.

FICHA TÉCNICA

Inglaterra
Inglaterra
0 0
Estados Unidos
Estados Unidos
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
25/11/2022
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Jesús Valenzuela (Venezuela)
Fase Assistentes:
Jorge Urrego Martínez (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
Fase Público:
68.463
Fase Estádio:
Al Bayt
Fase Local:
Al Khor (Catar)

Confira também: