A influência de Jogadores Internacionais no Campeonato Paulista (Série A1)

A presença de jogadores de renome internacional no campeonato paulista vem de mãos dadas com os fãs desses jogadores

Não é novidade que os jogadores de renome internacional, cobiçados por equipes estrangeiras, constituem uma fonte de receita para clubes

Campeonato Paulista
Foto: Divulgação

São Paulo, SP , 24 (AFI) – O Campeonato Paulista, também conhecido por Paulista A1, é uma das competições mais prestigiosas do Brasil, captando a atenção de muitos fãs em redor do mundo.

O Brasil tem assistido a um aumento de torcedores estrangeiros procurando assistir aos jogos de sua equipe favorita pela internet, coisa que nem sempre é fácil quando se está noutro país e/ou continente.

Nesse aspecto, um dos recursos mais populares para contornar essa dificuldade é um VPN, uma rede privada virtual que, escondendo e/ou modificando virtualmente a localização do dispositivo, permite ao usuário assistir a canais brasileiros a partir de qualquer parte do mundo. Através de um VPN, como por exemplo, o ExpressVPN, qualquer pessoa, mesmo na Europa ou na Ásia, pode acessar um site de streaming brasileiro como se estivesse no Brasil, sem ser identificado ou localizado geograficamente.

A presença de muitos “gringos” no Campeonato Paulista – que, de acordo com a globo, já conta com 38 jogadores estrangeiros nos 16 clubes que integram o campeonato – é uma prova de que o campeonato está mais internacional e competitivo, o que traz várias vantagens para o futebol brasileiro.

Impacto de jogo & Competitividade

A chegada de jogadores internacionais, como James Rodríguez, Joaquín Piquerez e Pablo Mari, causa impacto na dinâmica de jogo e de balneário, provocando mudanças de estilo, táticas e de qualidade no futebol jogado. Se os jogadores argentinos são conhecidos por suas capacidades técnicas, liberdade de movimento e criatividade e os jogadores africanos trazem a jogo resistência e força física, por sua vez, os jogadores europeus contribuem com disciplina, planeamento estratégico e capacidade técnica. Graças a esses acrescentos, as equipes brasileiras têm melhorado seu estilo de jogo e adotado novos regimes de treino, o que influencia positivamente a qualidade do campeonato. E, com equipes mais fortes de ambos os lados, este se torna mais renhido, competitivo e imprevisível também.

Impacto financeiro

Não é novidade que os jogadores de renome internacional, cobiçados por equipes estrangeiras, constituem uma fonte de receita para clubes. A presença destes atrai vários investidores e patrocínios. E, se é verdade que os preços de compra de jogadores são elevados, muitas vezes estes são cobertos pelos valores que, depois, o clube acabará por auferir com a venda de bilhetes, direitos de transmissão e merchandising dos jogadores, gerando lucro. Por outro lado, a venda desses jogadores, mais tarde, para clubes de outras ligas, também constitui um negócio geralmente lucrativo para os clubes, gerando receitas e aumentando a reputação do clube numa escala global.

Atrai torcedores de todo o mundo

A presença de jogadores de renome internacional no campeonato paulista vem de mãos dadas com os fãs desses jogadores. Seja no Brasil, na Alemanha ou na Arábia Saudita, quando um jogador famoso se muda para uma liga diferente, traz com ele o spotlight para a liga em questão. O mesmo sucedendo com treinadores – em Portugal, por exemplo, assim que o treinador português Jorge Jesus foi treinar o Palmeiras, os jogos brasileiros começaram sendo transmitidos em canais portugueses (e assim continuam)!

É assim que o campeonato paulista ganha uma maior exposição mundial, a qual é amplificada pelas redes sociais e por serviços de streaming como a Netflix, através da qual os fãs podem ver documentários sobre os seus jogadores favoritos (como o filme “Neymar, O Caos Perfeito”). Em 2025, por exemplo, está previsto o lançamento de um documentário sobre Vini Jr. na plataforma.

Fortalecimento da Academia

Uma das razões que levam algumas pessoas a hesitar na contratação de jogadores internacionais é o receio de isso significar a negligência de talentos locais ou a perda de identidade do futebol brasileiro. Na verdade, isso não necessita de ser assim. Com as receitas adquiridas, os clubes têm verbas suficientes para investir em infraestruturas, academias de jogadores e/ou na compra de outros jogadores (ou treinadores).

Além disso, o aumento de visibilidade do campeonato paulista traz consigo olheiros internacionais, colocando jogadores brasileiros na mira dos maiores clubes europeus e sul-americanos. Estes, para além de serem vendidos a preços exorbitantes, vão ganhar experiência e aptidões em campeonatos no exterior, como o jovem Lucas Andrey, que joga agora no Chipre após uma curta passagem pelo EC São Bernardo, sendo valorosos acrescentos à seleção canarinha.

CONCLUSÃO

Se gerido bem, o Paulistão tem ao seu alcance um futuro promissor. É muito provável que novos e famosos talentos internacionais venham a ser atiçados pelo futebol brasileiro, aumentando a competitividade dos campeonatos e o seu alcance global. Deixe-nos saber nos comentários qual a sua contratação internacional favorita dentro do futebol brasileiro.