Imprensa Esportiva: Narrador conhecido no interior paulista completa 80 anos

José Roberto Fernandes comanda, há quase 40 anos, a equipe "Campeões da Bola", atualmente na Rádio Cultura de Araraquara-SP (FM 97,3), parceira do Portal Futebol Interior. 

unnamed 3

Araraquara, SP, 31 (AFI) –  A imprensa esportiva está em festa. Nesta terça-feira, o radialista José Roberto Fernandes está completando 80 anos de vida, sendo mais de 60 anos  dedicados ao jornalismo, sendo reconhecido como um dos principais narradores esportivos do Brasil. 

José Roberto Fernandes comanda, há quase 40 anos, a equipe “Campeões da Bola”, atualmente na Rádio Cultura de Araraquara-SP (FM 97,3), parceira do Portal Futebol Interior

Considerado um ícone do rádio esportivo brasileiro, José Roberto Fernandes nasceu em Colina, no interior de São Paulo, no dia 31 de janeiro de 1943.

HISTÓRIA

José Roberto Fernandes iniciou sua trajetória no serviço de alto-falantes na Praça da Igreja Matriz de sua cidade natal, em um modelo de divulgação que existiu em quase todos os municípios do interior na época. Lá, ele comandava um programa esportivo que tratava dos assuntos relacionados principalmente ao time do Colina Atlético, que disputava o campeonato amador daquela região.

INÍCIO NO RÁDIO NA CIDADE DE BARRETOS

A experiência auxiliou o radialista a superar 234 candidatos na disputa por uma vaga na Rádio Barretos, considerada por ele uma transmissora excepcional até os dias de hoje. O alto número de concorrentes se deve ao fato do rádio ser o grande veículo de comunicação da época, quando a televisão ainda não possuía a mesma força e poucas residências possuíam um aparelho televisivo. 

José Roberto Fernandes fez o teste, passou e começou a trabalhar no mesmo dia. De lá, foi para Uberlândia-MG, onde trabalhou por dois anos, antes de voltar a Barretos, cidade que permaneceu por um período de onze anos.

unnamed 3
José Roberto Fernandes, uma lenda na crônica esportiva 

1975, A CHEGADA À ARARAQUARA

Em julho de 1975, chegou em Araraquara para trabalhar na Rádio Morada do Sol, onde cobriu o Campeonato Sul-Americano de Basquete. Antônio Carlos Araújo, que era gerente da rádio na época, foi o responsável por trazer o radialista para a cidade, onde acabaria se tornando um dos baluartes do rádio esportivo do interior paulista. O prestígio na cidade, o fez ser condecorado com o título de cidadão araraquarense em 2003.

PRÊMIO DA ACEISP

Em 2019, José Roberto Fernandes foi homenageado pela ACEISP (Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo), que reconheceu no cronista de Araraquara um dos melhores do Brasil.

“Provavelmente o José Roberto Fernandes seja o narrador esportivo mais longevo no Estado de São Paulo e, ainda aos 80 anos, continua brilhante. Quando vou a jogos em Araraquara, já desde os anos 1970, sempre ouço o Zé Roberto. Procuro no dial do rádio a emissora que ele está narrando para acompanhar a partida”, comentou Artur Eugênio Mathias, presidente da ACEISP, da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) e diretor do Portal Futebol Interior, reconhecendo em José Roberto Fernandes um dos principais e mais importantes nomes da cronista esportiva brasileira.

Confira também: