Há 60 anos o Guarani inaugurava a iluminação do estádio “Brinco de Ouro”

Foi também o primeiro confronto na história entre Guarani e Flamengo.

O estádio bugrino havia sido inaugurado em 31 de maio de 1953, mas sem iluminação.

Guarani - iluminação
Guarani comemora data importante

Campinas, SP, 11 (AFI) – Nesta quinta-feira, dia onze de janeiro, a iluminação do estádio “Brinco de Ouro” completa exatos 60 anos. Em festejos ocorridos no dia onze de janeiro de 1964, em um sábado, o Guarani fez um amistoso contra o Flamengo-RJ para marcar a inauguração dos 45 refletores do estádio bugrino, e venceu por 2 a 1. Foi também o primeiro confronto na história entre Guarani e Flamengo.

O presidente do Guarani, à época, Jayme Silva, fez da inauguração dos refletores do “Brinco de Ouro”, uma grande festa com várias solenidades e a partida teve transmissão da TV Tupi, uma novidade à época.

O estádio bugrino havia sido inaugurado em 31 de maio de 1953, mas sem iluminação.

FLAMENGO ERA O CAMPEÃO CARIOCA

Segundo matéria publicada no dia 12 de fevereiro, no jornal “Diário da Noite”, assinada pelos jornalistas Antonio Guzmán e Rubens Boccia, cerca de 9.500 torcedores compareceram ao estádio e o Guarani fez uma boa exibição, vencendo o Flamengo, que chegou a Campinas com a fama de ser o atual campeão carioca, tendo como treinador Flávio Costa, que havia comandado a

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.

No Flamengo, o volante Carlinhos “Violino” chegaria a atuar no Guarani três décadas depois, sendo treinador bugrino em 1993 e 1996, fazendo bons trabalhos.

GUARANI FOI MELHOR COM A BOLA ROLANDO

Com a bola rolando, o Flamengo chegou a criar algumas boas oportunidades, mas o goleiro Dimas foi seguro. Américo Murolo e Felício fizeram os gols do Guarani, com Osvaldo, de pênalti, descontando para o time carioca.

PARTIDA GEROU VENDA DE JOGADORES

Entre as várias personalidades presentes na noite deste sábado, no Brinco de Ouro, estavam o presidente do Corinthians, Wadih Helu e seu treinador Paulo Amaral, que em 1977 iria dirigir o Guarani. Autoridades políticas e religiosas, e personalidades esportivas, também participaram do evento.

Américo Murolo, Amauri e Berico, que já eram observados pelo Flamengo, acabaram sendo negociados com o time carioca alguns meses após esta partida amistosa.

O treinador do Guarani, o argentino Armando Renganeschi, iria comandar o Flamengo já em 1965, estreitando as negociações e o relacionamento da equipe campineira com a carioca.

FICHA TÉCNICA – INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO BRINCO DE OURO

Guarani 2 x 1 Flamengo

Estádio Brinco de Ouro, em Campinas/SP

Data: 11/02/1964

Árbitro: Romualdo Arpi Filho

Gols: Américo Murolo, aos 44´/1 Tempo; Felício, aos 20’ e Osvaldo (Flamengo), aos 38’/2 Tempo.

Guarani: Dimas; Osvaldo Cunha, Ditinho e Diogo; Tião Macalé e Eraldo; Amauri, Berico, Américo Murolo (Ilton), Felício e Vicente (Jurandir).

Treinador: Armando Renganeschi

Flamengo: Marcial; Murilo, Luiz Carlos (Paulo) e Ananias; Carlinhos e Paulo Henrique; Espanhol, Nelsinho (Carlos Alberto), Aírton, Foguete (Paulinho) e Osvaldo.

Treinador: Flávio Costa

image 2 1
Américo Murolo, na capa da Gazeta, em 1964

image 3
Armando Renganeschi – Treinador do Guarani em 1964

image 4
Jayme Silva, presidente do Guarani em 1964 




Confira também: