Ponte Preta: Hélio dos Anjos projeta 2023 sem Fessin, mas com reforços e eficiência

"Qualquer um se acostuma mentalmente com a Série A2, é só você se envolver com ela'' - disse Hélio dos Anjos, que sonha com título para a Macaca

Técnico da Ponte Preta, Hélio dos Anjos promete vontade de ganhar a todo momento em 2023 e a utilização eficiente da base

Hélio dos Anjos técnico Ponte Preta
Hélio dos Anjos faz projeção para a Macaca em 2023 (Diego Almeida/Pontepress)

POR: WILLIAM CASTRO

Campinas, SP, 23 (AFI) – Péssimo Campeonato Paulista, que levou a Ponte Preta ao rebaixamento, e recuperação extraordinária no Campeonato Brasileiro da Série B após a chegada do técnico Hélio dos Anjos. Este foi o ano de 2022 da Macaca que quer espantar a má fase e alcançar vôos maiores na próxima temporada.

De olho nisso, o técnico da Nega Véia, Hélio dos Anjos, concedeu entrevista exclusiva ao repórter William Castro, do Portal Futebol Interior e debateu sobre temas importantes como o planejamento na montagem de elenco, possíveis reforços, saídas, utilização de atletas da base, entre outros.

PLANEJAMENTO DA PONTE PRETA E ATLETAS DA BASE

”Nós já tínhamos deixado todo o planejamento com o departamento de futebol da Ponte Preta, e no geral está bem tranquilo. O grupo (de jogadores) começa a fazer um treinamento já em casa com controle da nossa equipe todos os dias, pois quando chegar no dia 12 de dezembro, farão testes de fisiologia e fisioterapia. Já no dia 13, eles voltam a trabalhar com o desenvolvimento físico e vamos treinar até o dia 23 pela manhã, sendo liberados novamente nos dias 24 e 25.

No dia 26, eles retornam aos treinos e permanecem até o dia 30, e, após este período, retornam apenas no dia 02. Em seguida, devemos partir para a temporada com todos juntos para dois amistosos de preparação que devem acontecer no início de janeiro contra equipes que estão no mesmo ritmo da Ponte Preta. Esperamos estar com o grupo bem montado no dia 10 de janeiro já com 5 ou 6 novas contratações.

Alguns jogadores da base vão para São Paulo, e no retorno já ficam com a gente como Édson, Vitinho e Eliel, mas acredito que devo aproveitar outros também. Vou fazer observações na Copa São Paulo, levar pelo menos mais dois jogadores deste grupo para treinar diretamente com a gente. Mas o trabalho agora é fazer contratações e o clube está empenhado nisso” – disse o treinador da Macaca.

Eliel na Ponte Preta
Eliel deve ganhar mais oportunidades em 2023 (Foto: Diego Almeida/ PontePress)

MANUTENÇÃO DE ELENCO

Assim como Eduardo Baptista, técnico do Novorizontino, o professor Hélio dos Anjos não é adepto da ideia de montar um elenco para o início de temporada, onde disputa o estadual, e outro para as competições nacionais, mas não descarta reforços pontuais para a Série B.

”O elenco da Ponte Preta será montado para o ano todo, e na A2 entraremos com muita vontade de ganhar. Não podemos montar dois elencos no ano, isso não tem nada a ver e não é bom, pois a A2 são dois meses e meio, e para mim não tem diferença nenhuma para a Série B. Hoje uma A2 em São Paulo tem diversos jogadores que estavam na Série B, Série C e Série D. Então não vejo necessidade de trazer um jogador acostumado com A2, pois qualquer um se acostuma mentalmente, é só você se envolver com ela.

Nós teremos que ser muito competitivos, pois a competição chama isso, mas a ideia é ter um só grupo muito forte e, os jogadores que foram pré-anunciados, tem vontade de Série B e de Série A. O próprio Alesson que chegou agora estava na Série A pelo Cuiabá, então eu não parto deste princípio e nem o nosso presidente. Talvez para iniciar a Série B, ou durante a competição, podemos sair para outras contratações se necessário, mas o grupo vai ser formado para Série A2, Copa do Brasil e Série B” – esclarece Hélio.

SAÍDA DE FESSIN E BUSCA POR LATERAL

Emprestado pelo Corinthians para a Macaca durante a temporada, Fessin também não renovou com o Timão e tem acerto encaminhado para atuar no futebol coreano, o que também foi comentado pelo treinador da Ponte Preta após ser questionado sobre sua saída.

Ponte Preta Fessin fora
Hélio dos Anjos comenta esforço por permanência de Fessin na Ponte Preta (Foto: Alvaro Jr/ PontePress)

”O clube fez de tudo para o Fessin continuar. Se eu não me engano, os empresários dele tem uma proposta para ele da Coréia do Sul, mas se não saísse para fora do país, continuaria na Ponte. Para mim, do Paulista para o Brasileiro, o Fessin foi um dos jogadores que mais cresceram dentro do nosso grupo de trabalho, mas faz parte você perder. As mudanças que temos feito no elenco são necessárias, pois achamos melhor trazer outros jogadores neste momento” – disse Hélio, que completa sobre reforço na lateral:

”Hoje estamos em busca de mais um lateral, pois só temos o Igor Formiga, então nós vamos buscar um outro jogador para a condição” – completou.

ESTILO DE JOGO

Com estilo de jogo próprio, Hélio dos Anjos confessa dificuldade para implementa-lo na Macaca, mas se mostra contente com a adaptação.

”Uma coisa que precisei me adaptar na Ponte Preta foi o estilo de jogo. O modelo atual não é o meu estilo de jogo, mas é o que mais se encaixa com a Macaca e a sua torcida, que é muito ativa e participativa. Nós conseguimos um bom rendimento no Campeonato Brasileiro devido a essas mudanças.

Os jogadores que estão vindo cabem bem dentro desse modelo de jogo atual, mas podemos mudar alguma coisa a mais para a próxima temporada. Estou trabalhando nisso mesmo na minha casa visando algum acréscimo que talvez eu precise fazer dentro do nosso modelo tático. Eu parto do princípio que participaremos de uma competição de regularidade, como é o caso da A2, onde a Ponte Preta não pode ser reativa e nós temos que fazer por onde para conseguir uma das duas vagas. Os jogadores que permaneceram estão muito satisfeitos com o modelo e se sentem muito bem, já os que estão chegando, precisam se envolver com isso”.

ESTREIA DA PONTE PRETA EM 2023

A Ponte Preta ainda não divulgou as datas e os adversários para os amistosos de início de temporada, portanto, até onde se sabe, estreia oficialmente apenas no dia 15 de janeiro de 2023 pelo Campeonato Paulista da Série A2 quando visita o Velo Clube.

Confira também: