Há 39 anos o Guarani era campeão da Série B do Campeonato Brasileiro
Na ocasião, também em uma sexta-feira, o Bugre empatou em 1 a 1 com a Anapolina-GO e conquistou o título
Na ocasião, também em uma sexta-feira, o Bugre empatou em 1 a 1 com a Anapolina-GO e conquistou o título
Campinas, SP, 27 (AFI) – Nesse dia 27 de março faz 39 anos que o Guarani conquistou o título de campeão brasileiro da Taça de Prata (hoje Série B do Campeonato Brasileiro). Na ocasião, também em uma sexta-feira, o Guarani empatou em 1 a 1 com a Anapolina-GO e conquistou o título.
VITÓRIA CONVINCENTE NO PRIMEIRO JOGO
No primeiro jogo, disputado em Anápolis no dia 21 de março, o Guarani venceu a Anapolina por 4 a 2, o que fez jogar pelo empate em Campinas. No jogo de ida, Careca (2), Lúcio e Miranda fizeram os gols do Guarani, com Nei e Fernando marcando para a Anapolina.
CARECA NÃO JOGOU A FINAL
Careca, com três cartões amarelos, teve que ficar do jogo final, tendo sido substituído por Marcelo Vita, lançado das categorias de base e que fez o simbólico gol do título.
A Taça de Prata de 1981 foi disputada por grandes equipes e a primeira fase era classificatória para a Taça de Ouro (hoje Série A).
O Guarani começou a competição vencendo o Coritiba-PR, no estádio Brinco de Ouro, por 1 a 0 e fez alguns resultados expressivos ao longo da competição como as goleadas em cima do Serrano-RJ (6 a 0), Botafogo de Ribeirão Preto (4 a 1) e Americano-RJ (4 a 1).
VÁRIOS JOGADORES TAMBÉM FORAM CAMPEÕES EM 1978
Vários jogadores que conquistaram a Série B de 1981, já tinham vencido o Campeonato Brasileiro de 1978 como Miranda, Edson, Capitão, Careca, além de goleiro Birigui que ficou no banco durante cinco partidas.
Comandado pelo treinador José Duarte, essa equipe que foi campeã brasileira da Série B serviu de base para o time que encantaria o Brasil em 1982 ficando em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
TIME SERVIU DE BASE PARA O ESQUADRÃO DE 1982
Na ocasião o Guarani foi eliminado pelo Flamengo, no dia 15 de abril de 1982, em atuação contestável do árbitro Carlos Sérgio Rosa Martins (RS), quando o Flamengo venceu por 3 a 2 no estádio Brinco de Ouro.
FICHA TÉCNICA DA FINAL DA SÉRIE B DE 1981:
Guarani 1 x 1 Anapolina-GO
Estádio Brinco de Ouro, em Campinas/SP
Data: 27/03/1981
Arbitragem: Manoel Serapião Filho (BA)
Público: 12.452 pagantes
Gols: Osmário, aos 45’/1º Tempo e Marcelo Vitta, aos 21’/2º Tempo
EQUIPES
GUARANI
Birigui;
Miranda, Jaime, Edson e Almeida;
Edmar, Ângelo e Jorge Mendonça;
Lúcio, Marcelo Vita (Frank) e Capitão (Paulo César).
Treinador: José Duarte
ANAPOLINA
Nilson;
Assis (Wilson Santos), Sidney, Ribas e Nílton;
Paulo Sérgio, Nei e Mário;
Jorge Cruz, Osmário e Esquerdinha (Rodrigues)
Treinador: Marcius Fleury