Há 19 anos, Guardiola marcava pela última vez no Campeonato Espanhol
O espanhol balançou as redes seis vezes em 263 partidas na LaLiga
O espanhol balançou as redes seis vezes em 263 partidas na LaLiga
Campinas, SP, 11 – Marcar gols não era uma das tarefas primordiais do elegante ‘pivô’ Pep Guardiola durante o período – 11 anos – em que defendeu as cores do Barcelona. Ainda assim, o espanhol balançou as redes seis vezes em 263 partidas na LaLiga.
E a última vez que isso aconteceu foi justamente em seu penúltimo jogo pelo clube catalão, abrindo placar no empate por 2-2 com o Real Valladolid, no dia 10 de junho de 2001 (feito que ontem completou exatos 19 anos).
Guardiola, é claro, retornaria mais tarde ao Camp Nou, conquistando a promoção à terceira divisão em seu único ano como treinador do Barça B, em 2007/2008, antes de quatro temporadas como treinador blaugrana – no qual venceu 14 das 19 competições que disputou, incluindo três títulos da LaLiga e dois troféus da Liga dos Campeões.
Depois de mais glória na Bundesliga com o Bayern de Munique, ele agora está no Manchester City na Premier League, mas Pep sempre fica de olho nas questões da capital catalã.
Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também comemoraram “aniversário” – como a apresentação oficial de Eden Hazard no estádio Santiago Bernabéu; o retorno da Real Sociedad ao lugar de onde nunca deveria ter saído, a LaLiga Santander; e o título galáctico na LaLiga de 1997, que foi confirmado após uma vitória no grande Derby de Madrid. Relembre:
13/06/2019 – Hazard é apresentado como jogador do Real Madrid
50.000 fãs estiveram no Santiago Bernabéu em 13 de junho de 2019, não para um jogo da LaLiga, mas para ver o novo contratado do Real Madrid, Eden Hazard, dizer que ele “ainda não é um galáctico”.
O espetacular evento de apresentação viveu o ápice quando o belga beijou o escudo de sua nova equipe, para iniciar sua carreira na LaLiga. Até agora nesta temporada, no entanto, o jogador marcou apenas um gol em dez partidas, com lesões o prejudicando bastante.
Mas, essa pausa forçada e não planejada acabou contribuindo para que ele se recuperasse de uma cirurgia feita no joelho, em fevereiro. Com Hazard podendo voltar a jogar pelo Real já na 28ª rodada, diante do Eibar, exatamente um ano e um dia após sua apresentação oficial .
13/06/2010 – Real Sociedad finalmente retorna à elite espanhola
Os gols de Xabi Prieto e Carlos Bueno, marcados no dia 13 de junho de 2010, deram à Real Sociedad a vitória por 2-0, em casa, contra o RC Celta – e, consequentemente, a promoção à LaLiga Santander após três temporadas difíceis no segundo nível (a LaLiga SmartBank).
Desde então, o time de San Sebastián foi ficando mais forte na primeira divisão, com nomes como Prieto e Antoine Griezmann como parte de uma emocionante equipe que terminou em quarto lugar na temporada 2012/2013.
Até que a atual, de 2019/2020, viu uma nova geração de estrelas txuri-urdin, lideradas pelo capitão Mikel Oyarzabal, além dos noruegueses Martin Odegaard e Alexander Isak – conquistando muitos fãs com seu estilo de jogo atraente e positivo.
A equipe de Imanol Alguacil está em quarto lugar na tabela, com o futebol sendo retomado na Espanha, com o objetivo de selar novamente a classificação à Liga dos Campeões .
14/06/1997 – Vitória no Derby confirma título do Real de Fabio Capello
Com gols de Raul Gonzalez, Fernando Hierro e Pedja Mijatovic o Real Madrid de Fabio Capello derrotou seu grande rival Atlético de Madrid por 3-1, no dia 14 de junho de 1997, e conquistou o tão cobiçado título da LaLiga – no penúltimo dia da temporada.
O técnico italiano havia acabado de chegar ao Santiago Bernabéu, no último verão europeu, vindo do AC Milan, onde teve grande sucesso e trazendo uma série de novos jogadores, incluindo Roberto Carlos e Clarence Seedorf. Capello, apenas 12 meses depois, voltou para Milão, onde conseguiu continuar com a sequência de títulos. Ele, no entanto, ainda retornaria ao Real Madrid, em 2006, conquistando outro título da LaLiga.