Há 15 anos, Messi recebia passe de Ronaldinho Gaúcho e fazia 1ª gol no Espanhol

Veja abaixo algumas lembranças envolvendo o Campeonato Espanhol, inclusive o primeiro gol de Messi

Veja abaixo algumas lembranças envolvendo o Campeonato Espanhol, inclusive o primeiro gol de Messi

0002050464701 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – Com a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, vale lembrar jogos, lances e curiosidades do passado. Veja abaixo algumas lembranças envolvendo o Campeonato Espanhol, inclusive o primeiro gol de Messi com direito a passe do ‘bruxo’ Ronaldinho Gaúcho.

01/05/2005 – O primeiro gol de Messi na LaLiga

O passe alto de Ronaldinho, de fora da área, foi perfeito para o então camisa 30 do Barcelona, de apenas 17 anos, marcar pela primeira vez na história da LaLiga.

O craque argentino olhou atentamente para a queda da bola, antes de colocá-la com maestria sobre o goleiro do Albacete, Raúl Valbuena, marcando o segundo gol na vitória por 2-0 dentro do Camp Nou.

0002050464701 img

O brasileiro, sorridente, se ofereceu generosamente para carregá-lo nas costas e o garoto aceitou de bom grado.

Um ainda jovem Andrés Iniesta, junto de Carles Puyol, correu para participar das longas celebrações. Todos sabiam que estavam envolvidos em algo mais do que especial – o primeiro dos 438 gols de Lionel Messi [até hoje] na LaLiga.

Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também comemoraram “aniversário” – como a despedida de Iniesta do próprio Barcelona; o último gol de Xavi na história da LaLiga; o último título do Athletic Club na LaLiga até então, conquistado no País Basco; e a grande conquista de José Mourinho com o Real Madrid, batendo diversos recordes no Campeonato Espanhol. Relembre:

27/04/2018 – Andrés Iniesta anuncia sua saída do Barcelona

“É um dia difícil para mim, estar aqui me despedindo de um clube onde passei a vida toda”, disse Andrés Iniesta em uma emocionante entrevista coletiva no dia 27 de abril de 2018, vista por sua família e colegas de equipe.

No fim de semana seguinte, o Camp Nou aplaudiu de pé o craque espanhol, que foi substituído pela última vez no estádio, durante a vitória por 402 que selou seu nono título da LaLiga na carreira.

0002050464704 img

Nas 16 temporadas em que defendeu as cores do time principal do Barça, a lenda local contribuiu com 35 gols e 87 assistências, em 442 jogos da LaLiga Santander.

Autor do gol da Espanha na final da Copa do Mundo de 2010, Iniesta agora joga pelo time japonês Vissel Kobe, mas ele certamente retornará ao Camp Nou, um dia, para desempenhar um novo papel.

28/04/2015 – O último gol de Xavi na LaLiga

Quando o então capitão do Barça, Xavi Hernández, mandou a bola para o fundo da rede, marcando o quarto gol, da vitória por 4-0 em casa, contra o Getafe no Camp Nou – em 28 de abril de 2015 -, poucos sabiam que estavam presenciando o último gol da lenda espanhola na história da LaLiga.

0002050464705 img

Nas semanas seguintes, o catalão conquistou seu oitavo troféu espanhol – isso, sem falar da Copa do Rei e na Liga dos Campeões, pelo segundo triplo de sua carreira (quando conquistou as três competições numa mesma temporada).

Em 17 temporadas no time principal do Barça, ele marcou 58 gols e deu 128 assistências, sem mencionar o legado indelével e sua influência na maneira como o esporte mais bonito do mundo é praticado em todos os lugares.

Frequentemente considerado um potencial futuro treinador do Barça, Xavi está atualmente aprimorando suas habilidades como treinador do Al-Sadd, do Catar.

29/04/1984 – Athletic conquista o bicampeonato da LaLiga no País Basco

Dois gols do zagueiro Inigo Liceranzu foram suficientes para derrotar os vizinhos bascos, e grandes rivais, da Real Sociedad por 2-1 em San Mamés.

Vitória essa que já seria marcante pelo simples fato de se tratar do grande derby basco, mas também por ter sido fundamental na conquista do oitavo título da LaLiga por parte do Athletic – que conquistou a taça de forma oficial somente após a vitória sobre o Real Madrid.

0002050464707 img

Javier Clemente foi o treinador de uma equipe lendária que incluía o goleiro Andoni Zubizarreta, o zagueiro Andoni Goikoetxea – apelidado de “Açougueiro de Bilbao” – e o atacante Manu Sarabia.

Uma semana depois, o título da Copa do Rei foi adicionado a galeria de taças do clube, quando derrotou o Barcelona por 1-0 em uma disputa muito acirrada.

Vale lembrar que a década de 1980 foi uma verdadeira “era de ouro” para o futebol basco: já que a Real Sociedad precedeu seus rivais como vencedores da LaLiga em 1980/81 e 1981/82.

0002050464708 img

02/05/2012 – Mourinho faz história e bate recorde com o Real Madrid na LaLiga

Os gols de Gonzalo Higuaín, Mesut Özil e Cristiano Ronaldo (sem novidades) deram ao Real Madrid uma vitória por 3-0 contra o Athletic Club, em 2 de maio de 2012, selando assim a tão esperada conquista da LaLiga, encerrando um jejum de três temporadas.

Sendo, ainda, dono de alguns recordes no Campeonato Espanhol – além da única conquista de José Mourinho no Bernabéu (da LaLiga, já que o português também conquistou a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha) -, como o primeiro time a atingir 100 pontos e seus 121 gols no total.

As comemorações no Santiago Bernabéu foram especialmente emocionantes nessa temporada, com o Real Madrid finalmente quebrando o domínio de Barcelona e Pep Guardiola na LaLiga.