GUIA COPA PAULISTA 2024: Tudo que você precisa saber sobre a competição!
O torneio deste ano marca a 30ª realização da história, que já teve diferentes nomes até se estabelecer no calendário como a 'Copa Paulista'
O portal Futebol Interior preparou este GUIA COMPLETO, que traz informações históricas, curiosidades, além de um foco especial em cada um dos 26 clubes participantes da Copa Paulista
Por Filipe Saochuk
Campinas, SP, 11 (AFI) – A Copa Paulista é uma das principais competições do estado de São Paulo e a edição de 2024 começa já nesta sexta-feira (14). Para você estar pronto desde a estreia, o Portal Futebol Interior preparou este GUIA COMPLETO com informações históricas, curiosidades, além, claro, de apresentar todos os detalhes dos 26 clubes desta edição.
O torneio deste ano marca a 30ª realização da história do torneio, que já teve diferentes nomes, até se estabelecer no calendário das equipes como a ‘Copa Paulista’. CONFIRA O MATERIAL E APROVEITE!
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
COMO TUDO COMEÇOU
A Copa Paulista como conhecemos foi criada em 2008, mas o primeiro capítulo desta história foi escrito em 1962. Na década de 1960, a Federação Paulista de Futebol (FPF) buscou preencher o calendário dos clubes paulistas no intervalo entre as competições nacionais e, com isso, foi criado o embrião da competição que se tornou uma tradição no estado de São Paulo.
A Taça São Paulo de 1962, como foi nomeada, contou com a participação de 69 clubes, incluindo os quatro grandes, diferente do que normalmente acontece nos dias de hoje. O torneio disputado em formato de mata-mata, colocou na decisão justamente dois gigantes: Corinthians e Santos.
O campeão da primeira e única Taça São Paulo foi o Timão, que bateu o Peixe com uma vitória por 3 a 1 na Fazendinha, e um empate em 3 a 3 no jogo de volta na Vila Belmiro. O torneio aconteceu apenas uma vez, mas se tornou o ‘marco 0’ da Copa Paulista.
Seguindo sempre um formato semelhante, a história do torneio continuou em 1979, com o surgimento da Copa São Paulo de Futebol Profissional. Daí em diante, foram realizadas a Copa 50 Anos da FPF, a Copa Estado de São Paulo, a Copa Coca-Cola de Futebol e a Copa Federação Paulista de Futebol, até que em 2008 surgiu a Copa Paulista como conhecemos.
O MAIOR CAMPEÃO
Somando as 29 edições da competição (com seus diferentes nomes ao longo da história), o Paulista de Jundiaí é o maior campeão com três títulos. A primeira conquista do Galo do Japi aconteceu em 1999, quando ainda se chamava Copa Estado de São Paulo. Em 2010 e 2011, o Paulista foi bicampeão, batendo Red Bull Brasil e Comercial nas decisões.
O MAIOR VICE
Quem ficou mais vezes no quase foi o Ituano. O rubro-negro de Itu chegou a decisão em quatro oportunidades e perdeu três vezes (1999, 2003 e 2015). Na única vez que conseguiu vencer, o título não foi reconhecido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Em 2002, a competição foi dividida em duas: uma se chamava Copa Paulista Interior com o São Bento sendo campeão e a outra se chamava Copa Mauro Ramos com o Ituano sendo campeão. Porém, a FPF não considera o Ituano campeão daquele ano.
ARTILHARIA PESADA
Desde que se tem registro da artilharia da competição, a partir de 1999, quando o assunto é bola na rede, ninguém supera a marca do atacante João Paulo, do Linense, na edição de 2011 da Copa Paulista.
O Elefante da Noroeste não conseguiu conquistar o título daquele ano, mas ao menos pôde presenciar o seu atacante chegar à marca de impressionantes 21 gols em uma única Copa Paulista, sendo este o maior número até hoje.
ARTILHEIRO EM MAIS DE UMA EDIÇÃO
Ser o maior goleador de um campeonato é uma honra para poucos, mas ser artilheiro da Copa Paulista em duas temporadas seguidas é só para Caio Mancha, da Portuguesa.
Pela Lusa, o atacante foi o líder de gols do torneio em 2021 e 2022, quando fez 6 e 8 gols, respectivamente, e se tornou o primeiro jogador a liderar a Copa Paulista em gols em mais de uma edição desde que o formato definitivo foi implementado em 2008.
PORTUGUESA SANTISTA: A ATUAL CAMPEÃ
Na edição do ano passado, a Briosa foi quem ficou com o troféu. A Portuguesa Santista se classificou apenas em 3º no Grupo 3, mas foi no mata-mata que a equipe ganhou força.
Nas quartas, eliminou o Noroeste. Nas semis, deixou o XV de Piracicaba pelo caminho. Na grande decisão, bateu o São José pelo placar agregado de 3 a 2 e conquistou a primeira Copa Paulista de sua história.
FORMATO DA COPA PAULISTA 2024
A competição, com vinte e seis participantes, terá início nesta sexta-feira (14) e término em 13 de outubro. Ela erá realizada em cinco fases em que os clubes jogarão no mínimo dez e no máximo dezoito partidas. Os clubes foram divididos em cinco grupos, sendo quatro grupos com cinco participantes e um grupo com seis agremiações, seguindo um critério de regionalização.
Se classificam para o mata-mata os três primeiros de cada grupo e o melhor 4º colocado geral. A 2ª fase se inicia nas oitavas de final e vai até a grande decisão, sempre com disputas em ida e volta, com eventuais empates no placar agregado sendo definidos por disputas de penalidades.
Não haverá sorteio. Os duelos serão decididos através das campanhas, com o time de melhor recorde enfrentando o de pior e assim sucessivamente. O Árbitro de Vídeo (VAR) será implementado na Copa Paulista à partir das quartas de final.
PREMIAÇÃO
A Copa Paulista é porta de entrada para as equipes do interior de São Paulo buscarem uma vaga em uma competição nacional, seja ela a Série D do Brasileirão ou a Copa do Brasil.
O campeão tem direito de escolher qual competição disputará no ano seguinte, enquanto vice-campeão fica com a opção remanescente.
Nos últimos anos, os clubes têm escolhido a Série D, pois isso garante calendário de jogos mais extenso, já que a primeira fase do torneio tem 14 rodadas. A Copa do Brasil, apesar da alta premiação financeira, é considerada mais arriscada.
Desde 2016, quando a competição passou dar as duas vagas (antes só dava para a Copa do Brasil), apenas dois times optaram pela Copa do Brasil: Votuporanguense (2018) e Portuguesa Santista (2023).
GRUPOS DIVIDIDOS
Os 26 clubes participantes da edição de 2024 da Copa Paulista estão divididos da seguinte forma:
Grupo 1: Votuporanguense (Votuporanga), XV de Jaú (Jaú), Grêmio Prudente (Presidente Prudente), Mirassol (Mirassol) e Vocem (Assis).
Grupo 2: Francana (Franca), Monte Azul (Monte Azul Paulista), Barretos (Barretos), Botafogo (Ribeirão Preto) e Comercial (Ribeirão Preto).
Grupo 3: Taquaritinga (Taquaritinga), XV de Piracicaba (Piracicaba), São-Carlense (São Carlos), Rio Claro (Rio Claro) e União São João (Araras).
Grupo 4: Capivariano (Capivari), São Bento (Sorocaba), Primavera (Indaiatuba), Red Bull Bragantino (Bragança Paulista) e Rio Branco (Americana).
Grupo 5: Portuguesa (São Paulo), Juventus (São Paulo), EC São Bernardo (São Bernardo do Campo), Oeste (Barueri), São Caetano (São Caetano do Sul) e União Suzano (Suzano).
DESTAQUES E EXPECTATIVAS DE CADA CLUBE
Agora que você já sabe como a Copa Paulista funciona, é hora de conhecer como chegam cada um de seus desafiantes na batalha pelo título. Confira a análise geral de CADA UM dos 26 TIMES!
GRUPO 1
VOTUPORANGUENSE
Campeã da edição de 2018 da Copa Paulista, a Votuporanguense chega para a edição deste ano com a moral e a confiança elevadas. O CAV conquistou o acesso e o título da Série A3 do Paulista, e se reforçou para a disputa da competição.
O clube aposta no trabalho do treinador Rogério Corrêa em 2024 para buscar uma vaga no mata-mata e sonhar com a possibilidade de até mesmo ser campeã. Entre renovações e contratações, o CAV conta com 22 jogadores para a disputa da Copa Paulista.
FIQUE DE OLHO: lateral-esquerdo Frank; atacante Nando; meia Bady; atacante John Egito; atacante Vinícius Bala; lateral-esquerdo Reinaldo; zagueiro Felipe.
TÉCNICO: Rogério Corrêa
XV DE JAÚ
O XV de Jaú chegou perto de conseguir o acesso, mas acabou eliminado na semifinal da Série A4 e agora busca fazer bonito na Copa Paulista. Em um grupo complicado, o Galo da Comarca espera que as manutenções e reforços do elenco tornem o time capaz de competir.
O XV vai em busca do seu primeiro título de Copa Paulista e conta com uma evolução do time de Tássio Lopes e da força de peças interessantes no ataque em mais uma importante competição.
FIQUE DE OLHO: atacante Vinícius Jaú; atacante Vinicius Soares; atacante Rafael Tanque; meia Douglas Silva; zagueiro Denilson Guerra; lateral-direito Guilherme Silva.
TÉCNICO: Tássio Lopes.
GRÊMIO PRUDENTE
O Grêmio Prudente perdeu a decisão da Série A3 do Paulista para o Votuporanguense, mas o acesso já é motivo de muita celebração. Com a base do estadual e alguns reforços, mesmo perdendo alguns nomes importantes como o atacante Maranhão, o Carcará é candidato a brigar por uma vaga na próxima fase e sonhar até mesmo com voos mais altos. Isso, porém, dependerá também do seu novo treinador.
Isso porque o técnico Luiz Carlos Martins, responsável pelo acesso à A2, deixou o comando do clube, que escolheu o experiente Cléber Gaúcho como seu sucessor. O projeto do Grêmio Prudente vive clara ascensão e a Copa Paulista é uma grande oportunidade do Carcará mostrar sua força.
FIQUE DE OLHO: goleiro Luiz Silva; zagueiro Rodrigo; zagueiro Rodolfo Mol; volante Brito; meia Wallace; atacante Dí Maria, atacante Zé Andrade.
TÉCNICO: Cléber Gaúcho.
MIRASSOL
O Mirassol é uma das maiores forças do interior de São Paulo, afinal, o clube disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, justamente por figurar em uma competição nacional tão importante, o Leão utilizará a Copa Paulista para dar rodagem ao seu elenco e para atletas da base, sob o comando de Mateus Naneti, técnico do Sub-20 do Mirassol.
O clube utilizará o mesmo planejamento que adotou na Copa Paulista do ano passado, com o time principal, do técnico Mozart, focado na disputa da Série B.
FIQUE DE OLHO: lateral-direito Wesley Santos; lateral-esquerdo Artur; volante Jan Carlos; meia Kerlon; meia Miguel Silva; atacante Fabrício Lima.
TÉCNICO: Mateus Naneti.
VOCEM
O Vocem, apesar de apresentar evolução nos últimos anos, é provavelmente a equipe mais enfraquecida do Grupo 1. O Esquadrão da Fé de Assis ficou com um mero 10º lugar na Série A4 do Paulista desse ano. Sem fazer grandes movimentações no mercado, a tendência é que o time treinado pelo experiente Vilson Tadei seja figurante.
O clube sofreu perdas de jogadores importantes, como no caso dos atacantes Thiaguinho e Alex Panelas, e do goleiro Lucas Alves, que podem ser mais um motivo para o torcedor do Vocem ter dificuldades em sonhar com uma boa classificação na chave, mesmo com a chegada de alguns atletas experientes.
FIQUE DE OLHO: goleiro Leo Paiva; zagueiro Felipe Torres; zagueiro William Thuram; meia Regino; meia Rafinha; atacante Uéslei.
TÉCNICO: Vilson Tadei
GRUPO 2
FRANCANA
A Francana não levantou o troféu da Série A4, mas o acesso já qualifica a temporada da Feiticeira como um sucesso. Porém, um bom desempenho na Copa Paulista pode melhorar ainda mais o ano da equipe, apesar de estar em um grupo com fortes concorrentes.
O time comandado pelo veterano Wantuil Rodrigues aposta em um elenco jovem e de muita intensidade, mas precisará achar respostas para as saídas de nomes importantes como o lateral-direito Lucas Melo e o zagueiro João Queiroz, que partiram para o Rio Claro.
FIQUE DE OLHO: goleiro Vinicius Cima; lateral-esquerdo Breno Seixas; meia João Pedro; atacante Bruno Henrique; atacante Victor Borghetti.
TÉCNICO: Wantuil Rodrigues
MONTE AZUL
O Monte Azul começou o ano da pior forma possível, amargando o rebaixamento para a Série A3. A Copa Paulista se torna portanto, a última oportunidade do Azulão dar uma resposta ao seu torcedor, que ao menos pode ficar contente com o bom mercado de transferências do clube pós-Paulista.
O Monte Azul, agora comandado pelo técnico Silvio Canuto, dispensou boa parte do elenco, e contratou especialmente jogadores jovens, alguns deles, de potencial muito interessante. A principal notícia é a chegada do zagueiro artilheiro Gustavo Brandão, que foi eleito Craque da A4 com o Rio Branco e ainda terminou a disputa como o maior goleador da competição com nove gols.
FIQUE DE OLHO: lateral-direito Caio Felipe; zagueiro Gustavo Brandão; meia Léo Gonçalves; meia Matheus Santana; atacante Petterson; atacante Gui Sales
TÉCNICO: Silvio Canuto
BARRETOS
O Barretos não conseguiu o principal objetivo do ano, que era o acesso para a Série A3, e agora busca se superar no Grupo 2 da Copa Paulista. O Touro do Vale viu muitas peças do elenco saírem e diversas outras chegarem, mas a aposta em jovens atletas segue sendo o caminho escolhido.
O clube conseguiu manter jogadores importantes, como é o caso do atacante Rodrigo Fuzil, do meia Pedro Martielo e do zagueiro Oliveira. Dentre os reforços, o lateral-direito Denzel e o atacante Fernando Bahia são nomes que chegam para dar mais opções ao treinador Gustavo Marciano, que tem em mãos um time que pode ser competitivo na Copa Paulista.
FIQUE DE OLHO: zagueiro Oliveira; lateral-direito Denzel; meia Pedro Martielo; meia Alex Girolli; atacante Fernando Bahia; atacante Rodrigo Fuzil, atacante David José.
TÉCNICO: Gustavo Marciano.
BOTAFOGO
O Botafogo é um dos principais clubes presentes na Copa Paulista, mas é mais um que precisará dividir a atenção com outra competição importante: a Série B do Brasileiro. Vivendo momento complicado no torneio nacional, o time da Pantera deve ser um misto de atletas com pouca minutagem no profissional e jogadores do Sub-20.
O técnico Paulo Gomes não comandará o Tricolor de Ribeirão na Copa Paulista e o cargo deve ser ocupado por um de seus auxiliares. Com José Leão ou Alexandre Faganello, o Botafogo buscará fazer uma boa campanha na Copa Paulista, mesmo com um time alternativo, o que pode ser positivo para o clube inclusive na construção da equipe ao longo da Série B.
FIQUE DE OLHO: goleiro Brenno Klippel; zagueiro João Maranini; lateral-direito Thassio; meia Arthur; meia Willian; atacante Thalles.
TÉCNICO: José Leão ou Alexandre Faganello.
COMERCIAL
O Comercial é uma das grandes decepções do futebol paulista na temporada. Com o rebaixamento para a Série A3, sem ganhar um único jogo sequer, o Leão do Norte é talvez o clube que entra mais pressionado nesta edição da Copa Paulista. O desafio de trazer bons resultados para o Comercial agora é do técnico Betinho, o quarto a comandar o clube em 2024.
Com um elenco praticamente todo novo, o Alvinegro de Ribeirão Preto apostou na contratação de diversos atletas mais veteranos, pensando também na experiência para lidar com eventuais novos momentos ruins e de pressão da torcida. O principal reforço é o retorno do atacante Adriano Luiz, de 31 anos, que foi peça importante no acesso à Série A2 em 2022.
FIQUE DE OLHO: goleiro Marcos; zagueiro Guilherme Teixeira; zagueiro Guilherme Café; volante Ninho; meia Eduardo; atacante Adriano Luiz.
TÉCNICO: Betinho.
GRUPO 3
TAQUARITINGA
O Taquaritinga fez uma grande 1ª fase na Série A4, terminando em 3º, mas a queda já nas quartas de final deixou um gosto amargo para o torcedor do Leão, que sonha com um bom desempenho da equipe na Copa Paulista em um grupo que o possibilita ser uma surpresa.
O treinador Marcelo Marelli, que vai para o seu terceiro campeonato à frente do CAT, é o principal pilar da equipe, que terá muitos jogadores novos e alguns retornos importantes para encaixar ao longo da competição. Já a saída do artilheiro da equipe, o atacante Lucas Duarte, certamente será sentida pelo time e pelo torcedor.
FIQUE DE OLHO: goleiro Matheus Saldanha; lateral-direito Sandro Perpetuo; volante Vitor Prado; meia Diego Andradina; atacante Natan Bahia.
TÉCNICO: Marcelo Marelli.
XV DE PIRACICABA
O XV de Piracicaba tem história vencedora na Copa Paulista. Afinal, o Nhô Quim é bicampeão da competição (2016 e 2022). Após a queda precoce no mata-mata da Série A2 do Paulista, o clube agora comandado pelo técnico Leandro Samarone vive uma mistura de dúvida e expectativa.
O elenco passou por grande reformulação e viu a saída de nome importantes, como os atacantes Breno Almeida e Anderson Magrão. Com um elenco mais reduzido, o XV montou um time mesclado entre jogadores veteranos e atletas mais jovens, que buscará chegar mais longe na Copa Paulista do que conseguiu no estadual.
FIQUE DE OLHO: lateral-direito João Salles; volante Mauro Silva; volante Paulinho; meia William Monteiro; atacante Luís Araújo.
TÉCNICO: Leandro Samarone.
SÃO-CARLENSE
Eliminado nas quartas da Série A4, o São-Carlense é uma equipe que fez contratações interessantes e pode ser uma surpresa nesta chave, em busca da sua primeira conquista de Copa Paulista.
O Lobão, comandado pelo técnico Alexandre Grasseli, realizou 15 contratações e conseguiu montar um elenco com peças promissoras. É o caso dos laterais Mateus Petri e Gabriel Rodrigues, formados no São Paulo, e do atacante Léo Pedro, cria do Botafogo-RJ. Além dos jovens, a adição do experiente meia Claudemir, com passagem em diversos clubes europeus, é mais uma boa aposta do São-Carlense.
FIQUE DE OLHO: goleiro Lucas Alves; lateral-esquerdo Mateus Petri; lateral-esquerdo Gabriel Rodrigues; meia Claudemir; meia Dudu; atacante Léo Pedro.
TÉCNICO: Alexandre Grasseli.
RIO CLARO
O Rio Claro não se destacou na Série A2, onde sequer se classificou para a fase de mata-mata. Buscando melhores resultados na Copa Paulista, o Galo Azul apostou no jovem treinador Lúcio Borges para dar uma nova cara à equipe, que perdeu diversos jogadores importantes após o estadual, especialmente os mais veteranos, como o meia Baraka e os atacantes Denilson e Gustavo Sapeka.
Aproveitando a experiência do novo comandante com atletas de base, o Rio Claro terá um elenco bastante jovem e dependerá da evolução destes atletas para fazer uma boa campanha no Grupo 3.
FIQUE DE OLHO: goleiro Romário; lateral-direito Lucas Melo; zagueiro João Queiroz; meia Patrick Reis; atacante Emanoel.
TÉCNICO: Lúcio Borges.
UNIÃO SÃO JOÃO
O União São João vive a expectativa de melhores resultados na Copa Paulista, visando deixar para trás a eliminação na 1ª fase do Paulista A3. O Verdão, que será comandado por Marcos Campagnollo, foi uma equipe que se movimentou bastante no mercado para repor a saída de pilares do elenco, como os meias Léo Souza e Felipe Valdívia.
O perfil do novo elenco do União passa por alguns jogadores mais experientes, e uma grande parte formada por atletas com menos de 25 anos, que serão responsáveis por ditar o ritmo e a intensidade do jogo da equipe nesta Copa Paulista.
FIQUE DE OLHO: lateral-esquerdo Gabriel Cunha; zagueiro Gabriel Mancha; volante Igor Maduro; atacante Wesley; atacante Jhoninha; atacante Matheus Arcanjo.
TÉCNICO: Marcos Campagnollo.
GRUPO 4
CAPIVARIANO
Depois de quase ser rebaixado na Série A2 do Campeonato Paulista, ficando apenas uma posição acima da zona da degola, a Copa Paulista se apresenta como a grande oportunidade do Capivariano mudar seus rumos em 2024, e talvez até mesmo, em 2025.
O Leão da Sorocabana sofreu perdas relevantes para o torneio, com a saída de atletas como o zagueiro Matheus Mococa e o atacante Neto Costa. Ainda sob o comando do técnico Elio Sizenando, o Capivariano vai com o elenco renovado e rejuvenescido para buscar melhores resultados na Copa Paulista.
FIQUE DE OLHO: atacante Kaio Eduardo; atacante Yuri Souza; meia Thiago Morais; zagueiro Emanuel.
TÉCNICO: Elio Sizenando.
SÃO BENTO
Líder da primeira fase da Série A2, o São Bento sofreu um inesperado revés nas quartas de final e encerrou de maneira precoce uma campanha que parecia promissora. Para a Copa Paulista, competição que o clube já conquistou duas vezes (1985 e 2002), o Bentão mexeu em boa parte da estrutura do futebol, do treinador à grande parte do elenco, e se coloca como forte candidato à brigar por um lugar no mata-mata.
Agora sob o comando do técnico Ademir Fesan, o Azulão foi bastante ativo no mercado e realizou a contratação de veteranos conhecidos do futebol paulista, como o volante Baraka e o zagueiro Ewerton Páscoa, além de apostar em jogadores mais jovens em praticamente todos os setores do campo.
FIQUE DE OLHO: goleiro João Fernando; zagueiro Luís Barreto; volante Ramos; atacante Clebinho; atacante Marcelo Mineiro.
TÉCNICO: Ademir Fesan.
PRIMAVERA
Sem se classificar e sem brigar pelo rebaixamento, a campanha do Primavera na Série A2 não atraiu nenhum holofote, mas agora sob o comando do experiente técnico Fernando Marchiori, existe a expectativa para que o clube de Indaiatuba possa brigar pelas primeiras posições do Grupo 4.
A saída dos artilheiros Patrick Fabiano, Josiel e Welliton machuca, mas o Fantasma conta com o bom desempenho de jogadores experientes como o meia Renatinho e o atacante Luiz Fernando para ditar o ritmo na Copa Paulista.
FIQUE DE OLHO: goleiro Levy; zagueiro Luiz Henrique; meia Renatinho; atacante Brown; atacante Luiz Fernando.
TÉCNICO: Fernando Marchiori.
RED BULL BRAGANTINO
O Red Bull Bragantino atingiu o status de ser um dos principais clubes do país na atualidade, portanto a Copa Paulista é uma excelente oportunidade de dar rodagem para atletas das categorias de base. Assim como na Série A3 do Paulista, quem entrará em campo representando o Massa Bruta é o time Sub-23.
Agora comandado pelo técnico Maurício Souza, ex-Flamengo e Vasco, a base do time será a mesma do estadual, com algumas naturais chegadas e saídas. A estrutura e organização do Red Bull Bragantino credenciam o clube como um candidato a chegar nas fases avançadas, mesmo que seja com um time repleto de juniores.
FIQUE DE OLHO: lateral-esquerdo Marcos Paulo; zagueiro Gustavo Henrique; meia Chumbinho; atacante Gabriel Amaral; atacante Kawê.
TÉCNICO: Maurício Souza.
RIO BRANCO
O 2024 do Rio Branco é perfeito até aqui. O acesso e o título da Série A4 já são motivos suficientes para o torcedor do Tigre considerar a temporada um sucesso, mas com a Copa Paulista logo à frente, não custa nada sonhar um pouco mais.
Apesar da saída do técnico Raphael Pereira e da perda do zagueiro artilheiro Gustavo Brandão, o Rio Branco entende que pode surpreender e chegar longe. Agora comandado por Leandro Mehlich, o elenco do Tigre tem como característica um grande número de jogadores jovens, sendo muitos deles, peças-chave para o título estadual.
FIQUE DE OLHO: zagueiro João Duarte; volante Grígor; volante Kayllan; meia Gui Marques; meia Raynan; atacante Felipe Muranga;
TÉCNICO: Leandro Mehlich
GRUPO 5
PORTUGUESA
A ida às quartas de final da Série A1 do Campeonato Paulista pela primeira vez em 13 anos colocou a Portuguesa entre os melhores times desta edição do campeonato. Garantida na elite do estadual e com boas chances de ficar com uma vaga para a Copa do Brasil, uma leve e totalmente renovada Lusa sonha com o bicampeonato da Copa Paulista (foi campeã em 2020).
Jogadores rodados como o meia Giovanni Augusto e o atacante Henrique Dourado, deixaram a Portuguesa, e o goleiro Thomazella, ídolo do clube, saiu por empréstimo. Com isso, o protagonismo ficará à cargo das promessas formadas ‘em casa’. A escolha pelo técnico Alan Dotti, que treinava o Sub-20, para a Copa Paulista, encaixa justamente com o planejamento da Lusa em montar uma equipe focada nos jovens atletas e desenvolvê-los para o futuro.
FIQUE DE OLHO: goleiro Rafael Pascoal; lateral-direito Talles; meia Denis; meia Guilherme Portuga; atacante Leandro; atacante Maceió.
TÉCNICO: Alan Dotti.
JUVENTUS
O Juventus passou muito perto de conquistar o acesso à Série A1 do Paulista, mas a eliminação na semifinal foi um verdadeiro balde de água fria. Com muitas contratações e um elenco bastante modificado, o Moleque Travesso tentará manter a evolução e buscar o seu segundo título de Copa Paulista, o primeiro desde 2007.
O novo técnico do Juventus é na verdade o seu Coordenador Técnico, o jovem Marcel Barboza, que terá 18 novas contratações para trabalhar na competição. O time tem muitas mudanças e perdeu os seus principais goleadores, mas a chegada de experientes atletas como os atacantes Cesinha e Maykinho, agregam no setor ofensivo da equipe.
FIQUE DE OLHO: zagueiro Ricardo Santana; zagueiro Hebert; volante João Lucas; volante Matheus Neris; meia Pedro Arthur; atacante Cesinha; atacante Maykinho.
TÉCNICO: Marcel Barboza.
EC SÃO BERNARDO
O EC São Bernardo é outro clube que ficou no quase para conquistar o acesso no estadual. A queda na semifinal da Série A3 foi sem dúvida motivo de frustração, mas o sentimento de que a Copa Paulista possa ser ainda melhor para o Cachorrão existe e é valido.
O Cachorrão conseguiu manter uma boa base do Paulista e, com a chegada de alguns reforços, o time do novo técnico Marcos Bazilio (ex-Sub-20 da equipe) se coloca como candidato à classificação no único grupo da Copa Paulista com seis agremiações.
FIQUE DE OLHO: lateral-esquerdo Pedro Mota; zagueiro Rayan; zagueiro Vitorino; meia Victor Hugo; meia Kauã Alex; atacante Gustavo Santana; atacante Natanael.
TÉCNICO: Marcos Bazilio.
SÃO CAETANO
A crise que o São Caetano vive há anos parece não ter fim e o rebaixamento para a Série A4 do Paulista não contribui para que o torcedor acredite em um final feliz. Porém, em mais uma reformulação completa, o Azulão espera ter tomado o caminho correto para ser competitivo na Copa Paulista e sonhar com o bicampeonato (campeão também em 2019).
Ao todo, foram 20 novas contratações para o time agora comandado pelo experiente Edson Vieira. O clube conseguiu a permanência de jovens destaques, tanto do profissional, quanto do Sub-20, o que pode ser um sinal de que os ventos começam a soprar no sentido certo para o São Caetano.
FIQUE DE OLHO: zagueiro João Di Bonito; zagueiro Diego Leandro; volante Steylon Kaique; atacante Emanuel; atacante Sávio Santos.
TÉCNICO: Edson Vieira.
OESTE
O Oeste há poucos anos frequentava a Série B do Brasileiro, mas em 2024, o clube de Barueri está sem uma divisão nacional e vem de uma campanha ruim na Série A2 do Paulista, onde quase foi rebaixado. Para a Copa Paulista, o técnico Carlos Ferro é a escolha do Rubrão para buscar melhores resultados na temporada.
Com um elenco renovado e apostando todas as fichas em jovens atletas, o Oeste espera que as ‘pratas da casa’ possam crescer ao longo da competição e se tornarem diferenciais do time que ainda deseja salvar a temporada de 2024.
FIQUE DE OLHO: lateral-direito Hytalo; meia Rhaisson; meia Diogo; atacante Micael; atacante Lucas Alvim.
TÉCNICO: Carlos Ferro.
UNIÃO SUZANO
O sorteio não foi muito favorável para o União Suzano, que caiu em grupo com adversários de tradição e bom potencial na Copa Paulista. O Javali não fez um grande campeonato estadual na Série A3, ficando com um mero 10º lugar, mas a estratégia do clube para ter sucesso na competição é muito clara: aposta na base.
O clube faz um forte trabalho com os juniores e a escolha pelo técnico Petterson Martins mostra que o objetivo é não apenas dar oportunidade para os jovens, mas formar o alicerce para o estadual do ano que vem. Agora, é da juventude que o União Suzano depende para ter sucesso na Copa Paulista e preparar o futuro do clube.
FIQUE DE OLHO: lateral-esquerdo Lúcio Flávio; zagueiro Rodolfo Moisés; zagueiro Cauã Henrique; meia Kayky; meia Jeovan; atacante Alan Bruno.
TÉCNICO: Petterson Martins.
AGORA, É SÓ CURTIR A COPA PAULISTA NO FUTEBOL INTERIOR!
Com esse Guia para lá de especial, você já conheceu a história, descobriu curiosidades, sabe como será a edição de 2024 e entendeu um pouquinho do que esperar de CADA UM dos 26 times que farão a Copa Paulista acontecer. Só resta então, a melhor parte: curtir a competição.
Do primeiro ao último jogo, o portal FUTEBOL INTERIOR fará uma cobertura especial de tudo que acontece na Copa Paulista, com direito à PLACAR AO VIVO, análises das partidas e mais.
A Copa Paulista vai começar e nós esperamos por você em uma das competições mais charmosas do estado de São Paulo!
JOGOS DA 1ª RODADA:
Confira também:
- COPA PAULISTA: Quatros times sonham em estrear com o pé direito domingo
- COPA PAULISTA: Clássico dos Imigrantes e mais seis jogos agitam o sábado
- Operário x Santos - Peixe precisa vencer para espantar a crise
- Copa Paulista: Vocem define seu elenco. VEJA!
- Copa Paulista: São Caetano faz ajustes finais antes da estreia. CONFIRA!