Guarani Ponte Preta
Guarani x Ponte Preta - Capítulo 207 do Dérbi Campineiro!

A Macaca quer aproveitar a má fase do rival para diminuir as diferença no retrospecto histórico, no qual o alviverde tem três vitórias a mais

O clássico válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro está marcado para às 18h30, no estádio Brinco de Ouro, casa do Bugre

53160618495 bf6ab8f10f c
Guarani e Ponte Preta se enfrentam pela 207 vez na história

Campinas, SP, 29 (AFI) – Neste domingo (29) será escrito o capítulo de número 207 do Dérbi Campineiro, entre os rivais Guarani e Ponte Preta. O clássico válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro está marcado para às 18h30, no estádio Brinco de Ouro, casa do Bugre. A Macaca quer aproveitar a má fase do rival para diminuir as diferença no retrospecto histórico, no qual o alviverde tem três vitórias a mais.

As duas equipes chegam em momentos opostos para a partida. A Ponte Preta chega embalada por vitória em cima do Ceará, por 3 a 1, na terça-feira passada, e quer seguir abrindo distância da zona de rebaixamento e consequentemente se aproximar do G-4. A Macaca começou a rodada na 13ª colocação com 15 pontos ganhos. Está a cinco da zona de acesso e a três pontos do descenso.

Já o Guarani vive um momento completamente diferente. Sem vencer há oito jogos, amarga a lanterna da Série B com apenas cinco pontos somados em doze jogos disputados. A única vitória aconteceu na quarta rodada, quando o Bugre superou o Botafogo-SP, no Brinco de Ouro, por 2 a 0. Ao todo, são nove derrotas, dois empates e uma vitória no decorrer da competição.

A Rádio Futebol Interior transmite a partida AO VIVO e com uma equipe especial, com cinco horas sem parar no ar, das 17h às 22h, com todas as informações do Dérbi 207. O clássico terá narração de Carlos Corsato, reportagens de Wendel Coral, Albert Cavalcanti e Pedro Lino, que estará presente direto do Brinco de Ouro. Já o placar ao vivo e comentários fica à cargo de Marcelo Corsato, enquanto a mesa de som e áudio será responsabilidade de Felipe Marques.

RETROSPECTOS
Mas, no retrospecto histórico o Guarani ainda leva vantagem sobre o rival. Ao todo, em 206 jogos entre os rivais, o alviverde tem 70 vitórias, contra 67 da Ponte Preta, 68 empates e um resultado desconhecido. Outro fato que o Bugre pode se apegar é a vitória no último clássico.

No Dérbi de número 206, realizado no segundo turno da Série B do ano passado, já que as duas equipes estavam no mesmo grupo no Paulistão de 2024, o Guarani venceu por 1 a 0 com gol de Bruno José, conquistando sua 70ª vitória.

Guarani Pre
Guarani x Ponte Preta - Capítulo 207 do Dérbi Campineiro! 18

Além disso, o Guarani também leva vantagem em jogos no Brinco de Ouro, onde a Ponte Preta não vence há seis anos e tenta quebrar esse tabu. Ao todo, em 70 jogos no estádio bugrino, o alviverde venceu 21 jogos, contra 17 vitórias da equipe alvinegra e 32 empates.

A última vitória da Macaca em solo rival foi no dia 5 de maio de 2018. Na ocasião, fez 3 a 2 pela primeiro turno da Série B, com gols de André Luís (2) e Reginaldo, enquanto o Guarani fez com Danilo Barcelos (contra) e Rondinelly. Desde então, foram sete jogos, três empates e quatro vitórias bugrinas.

ARBITRAGEM
Para comandar a arbitragem desde clássico histórico, a CBF designou o trio com apenas um integrante Fifa: o árbitro Flávio Rodrigues de Souza (SP). Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) serão os auxiliares, enquanto o quarto árbitro será Salim Fende Chavez (SP). Já o tão polêmico VAR estará sob comando de Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).

INFORMAÇÕES DAS EQUIPES PARA O CLÁSSICO
GUARANI
Apesar de estar pronto para o clássico, o técnico Pintado está fazendo mistério sobre a escalação titular do Guarani para esse domingo. Durante os treinos da semana, o comandante deu pistas da escalação, mas não confirmou quem começa jogando.

Ao todo, são três baixas: o lateral-esquerdo Vinicius Kauê, que está com dores musculares que o tiraram das últimas atividades com bola, e o volante Anderson Leite e o atacante Reinaldo, ambos suspensos após levarem o terceiro cartão amarelo na rodada passada.

Por outro lado, o comandante terá a volta de Jefferson, que se torna opção para lateral-esquerda, ao lado de Yuji que é volante, mas na rodada passada contra o CRB jogou improvisado na função. Ele se recuperou de uma lesão muscular na coxa e vem treinando normalmente.

Além dele, o volante Camacho também retorna após cumprir suspensão e deve voltar na vaga de Anderson Leite. Lucas Araújo e Kayque são os outros candidatos.

53819967036 38969372a0 c
Guarani x Ponte Preta - Capítulo 207 do Dérbi Campineiro! 19

PONTE PRETA
Do outro lado, a Ponte Preta, de Nelsinho Baptista, também ficou dois dias longe de Campinas para aprimorar a preparação para o clássico e se hospedou entre sexta-feira e sábado, no Hotel Bourbon, em Atibaia. Em nota, a diretoria informou que a viagem serviu para que ‘espiões’ não pudessem registrar as estratégias alvinegras para o duelo.

De qualquer forma, dentro de campo, o comandante poderá contar com dois dos três jogadores que vinham sendo considerados dúvidas durante a semana. São eles: o zagueiro Joilson e o volante Ramon Carvalho, recuperados de desconforto muscular e indisposição estomacal, respectivamente.

Mas, ambos os jogadores devem seguir como opções no banco de reservas. A tendência é que aconteça apenas uma mudança no time titular em relação ao que começou na vitória contra o Ceará. De volta após cumprir suspensão, Elvis retorna no lugar de Iago Dias.

A única baixa do elenco alvinegro para o clássico é o lateral-esquerdo argentino Gabriel Risso, que segue com dores abdominais e será preservado. Com isso, Igor Inocêncio jogará improvisado na esquerda, enquanto Luiz Felipe seguirá na direita.

FICHA TÉCNICA

Guarani
Guarani
Ponte Preta
Ponte Preta
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
13ª rodada
Fase Data:
30/06/2024
Fase Horário:
18:30
Fase Árbitro:
Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Fase Assistentes:
Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Fase VAR:
Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Fase Estádio:
Brinco de Ouro
Fase Local:
Campinas (SP)

Confira também: