Guarani usa sabedoria para aplicar uma goleada no Tombense
Esta nova vitória deixa o Guarani bem credenciado na busca pelo acesso ao Brasileirão de 2024. Confira a análise detalhada de nosso Colunista !
Guarani na vice-liderança da Série B com 50 pontos, superado pelo Vitória que goleou o Avaí pelo mesmo placar, também neste domingo.
BLOG DO ARI
Campinas, SP, 17 (AFI) – Nem sempre é preciso exaltar uma exibição de um time apenas pela competitividade, correria, etc. Embora a Série B do Campeonato Brasileiro exija esse ingrediente, por vezes isso pode ser trocado pela estratégia inteligente de valorizar a posse de bola, harmonicamente fechar bem os espaços para impedir penetrações do adversário, saber explorar o ponto falho dele, e principalmente primar pela direção correta nas finalizações.
Na goleada por 3 a 0 que o Guarani impôs sobre o Tombense, na tarde deste domingo em Campinas, ele arriscou dez vezes com alvo bem definido do gol adversário, e em apenas uma delas o chute foi pra fora, quando o meia-atacante Bruninho colocou a bola sobre o travessão.
Nas outras ocasiões, em três vezes a bola entrou, outras duas foi devolvida pela trave, e nas outras quatro registro para defesas do goleiro Felipe Garcia.
Esse repertório deixou o Guarani na vice-liderança da competição com 50 pontos, superado pelo Vitória que goleou o Avaí pelo mesmo placar, também neste domingo.
Com o resultado, o Guarani fica bem credenciado na busca pelo acesso ao Brasileirão de 2024.
Há uma lógica no futebol que time que joga com inteligência e constrói a vantagem no início, deixa a sequência do jogo fácil. Todavia, que o Tombense foi uma presa fácil é outra realidade.
Não se cobra rendimento técnico de quem não pode dar, como o Tombense, mas mostrar em campo incrível lentidão, apatia e raríssimas finalizações não condiz com quem teria que se desdobrar na tentativa de buscar ponto nesta reta final da competição, para fugir das últimas colocações.
_______________________________
RÁDIO E TV – AO VIVO
O Portal Futebol Interior, em parceria com a Essência FM e a DaleApp, transmitiu o duelo em multiplataforma. A partida foi narrada por Lucas de Sousa, teve comentários de Wagner Ferreira, reportagens de Albert Cavalcanti e apresentação Marcelo Corsato. A mesa de áudio e vídeo ficou sob responsabilidade de Felipe Marques. Veja abaixo os Melhores Momentos e Comentários !
EGÍDIO
Como cabe a treinador avaliar pontos falhos de adversários, o comandante bugrino Umberto Louzer teve sabedoria ao indicar insistência de jogadas pelo lado direito de seu ataque, para que fosse levada vantagem sobre o deficiente marcador Egídio – lateral-esquerdo – e a lentidão quer do volante Bruno Silva, quer do quarto-zagueiro Roger Carvalho para a cobertura.
O primeiro gol bugrino, aos 20 minutos, foi fruto de cruzamento do volante Lucas Araújo, com hesitação do goleiro Felipe Garcia quando a bola ficou espirrada no alto, tentativa infrutífera de interceptação de Bruno Silva e, na bola que se ofereceu ao volante Matheus Bueno o chute foi certeiro, no canto direito.
Dois minutos depois, o Guarani poderia ter ampliado em chute de fora da área do centroavante Derek, com bola devolvida pela trave direita.
Aí, aos 30 minutos, como insistia em jogadas pela direita, o atacante Bruno José cruzou e Bruninho, de voleio, dentro da área, bateu de forma indefensável para o goleiro Felipe Garcia: Guarani 2 a 0.
Foi o período em que o Tombense só finalizou uma vez, de média distância, através do meio-campista Matheus Frizzo, aos 40 minutos, com defesa do goleiro bugrino Douglas Borges.
LADO DIREITO
Como o caminho indicado para o Guarani se aproximar de mais gols era o lado direito do ataque, Bruno José foi ‘enfileirando’ adversários com dribles, no primeiro minuto do segundo tempo, e na finalização a bola ‘beijou’ o poste esquerdo do Tombense.
Dois minutos depois, na única finalização fora do alvo, Bruninho fez a bola cobrir o travessão.
E prevalecendo a válida insistência do Guarani pelo lado direito, no chute de Bruno José o goleiro Felipe Garcia rebateu, sendo que no desdobramento da jogada a bola chegou até Bruninho, que girou e chutou com sucesso, aos 11 minutos, naquele que foi o terceiro gol bugrino.
ADMINISTRAR GOLEADA
Como o jogo estava liquidado, pela inoperância do Tombense, o Guarani passou a se poupar, tocar a bola sem pressa, e alterações na equipe foram feitas.
Apesar disso, ele ainda obrigou Felipe Garcia a praticar três defesas.
Primeiro em chute de Derek. Depois em lances consecutivos através do meia-atacante Régis e Pablo Thomaz.
____________________________________
MEMÓRIAS DO FUTEBOL
A coluna Memórias do Futebol da semana, já atualizada, é provocativa ao trazer para reflexão a verdadeira essência do futebol brasileiro de dribles, jogadas geniais, facilidade para bater na bola e fazer belos gols, como ocorreu com o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho no seu tempo de atleta. Confira um pouco da história dele no link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/