Guarani tem renúncia de vice e pode ter mais saídas no CA

Rubão, vice-presidente, entregou o cargo no Guarani e outros membros do criticado C.A. podem fazer o mesmo em breve.

Especula-se nos bastidores do Brinco de Ouro que, pelo menos, mais um ou dois membros do CA poderiam renunciar ainda nesta quinta-feira

Rubao Guarani piscina
Rubão renunciou como vice do Guarani


Campinas, SP, 13 (AFI) – O Guarani viveu um dia de muita expectativa, nesta quarta-feira, um dia após a confirmação do rebaixamento do time para a Série C do Brasileiro de 2024. Ainda sob o efeito atordoante pela queda, os bastidores estiveram movimentados no ‘Queijo’, local de reunião do estádio Brinco de Ouro. O fato concreto é a renúncia de Rubens Vicente Júnior, o Rubão, vice-presidente da diretoria executiva e membro do Conselho de Administração (C.A).

Segundo alguns críticos, a saída de Rubão é positiva porque ele, junto com os demais dirigentes, fracassaram na administração do clube nesta temporada desastrosa. Ele entregou a sua carta logo pela manhã, portanto, menos de 24 horas após o empate do Guarani com o Amazonas, a sua carta de renúncia.

A justificativa dele é que deixa espaço para que outras pessoas possam assumir a responsabilidade de uma reformulação administração e de gestão. Ele pertence ao grupo de Ricardo Moisés, ex-presidente da diretoria e ex-CEO, e estava no cargo desde 2020.

Guarani - 2024 - Série B
Conselho de Administração do Guarani: alvo de muitas críticas no Guarani. Foto: Thomaz Morastegon – GFC

NÃO QUIS ASSUMIR
Rubão já tinha sinalizado o desejo de deixar o cargo após o pedido de afastamento do presidente André Marconatto, com problemas de saúde. Isso ocorreu em 10 de outubro. Na época, porém, além nã ter tempo para conciliar o cargo de presidente com suas obrigações profissionais.

Com a recusa de Rubão, a presidência da diretoria executiva ficou nas mãos e de Rômulo amaro, um dos membros do Conselho de Administração (C.A.).
O próprio André Marconatto estaria disposto a se afastar, inclusive, de forma definitiva do cargo. Ele precisaria de mais tempo para se dedicar à recuperação de sua saúde, evitando também o desgaste emocional e físico produzido pela crise do clube.

MAIS ALGUÉM VAI SAIR?
Especula-se nos bastidores do Brinco de Ouro que, pelo menos, mais um ou dois membros do CA poderiam renunciar. Isso pode ser confirmado, nesta quinta-feira à tarde, quando uma reunião do CA está prevista para as 14h30.

Com as saídas de André Marconato e de Rubão, agora formam o CA as seguintes pessoas: o presidente Rômulo Amaro, e os vices Adriano Marconatto, Adriano Hintze, Erik Franco e Gustavo Rosolen.

Guarani - SAF - 2024
Marcelo Dias defende SAF

MARCELO DIAS QUER SAF
No meio de toda esta turbulência, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Dias, que é um dos líderes do Grupo Renova, defende dois pontos polêmicos: a mudança imediata do estatuto para que o clube possa se transformar em SAF – Sociedade Anônima do Futebol.

Por outro lado, um grupo de associados, liderado pelo advogado por Paulo Souza, ex-dirigente de tradição, insiste que a mesa do Conselho Deliberativo teria que tomar outras atitudes antes de pensar na criação de SAF.

“Por que ele (Marcelo Dias) não cobrou os membros do CA por tantos erros cometidos ao longo do ano? Por que não convoca o presidente do Conselho Fiscal (Fábio de Araújo – o Fabinho) para explicar as contas do clube? Ao que me consta, este Fabinho é remunerado. Quem é ele para dormir, acordar e achar que é hora de mudar o estatuto? É um momento totalmente inoportuno para esta discussão”, afirma Paulo Souza.

Guarani - 2024
Paulo Souza cobra posições de Marcelo Dias, no Guarani

Confira também: