Guarani confirma Futebol Interior e bate martelo com Pintado

O técnico assinou contrato com Guarani na segunda-feira à noite, quando esteve reunido com os dirigentes no Brinco de Outo até 22 horas.

O anuncio oficial vai acontecer após a partida desta terça-feira (18) contra o Ituano, no duelo dos piores times da Série B até o momento

Pintado Guarani
Guarani confirma negociações e bate martelo com Pintado para sequência da Série B

Campinas, SP, 17 (AFI) – Pintado é o novo técnico do Guarani. Como o Futebol Interior já tinha adiantado na semana passada, ele foi escolhido para substituir Júnior rocha no restante da Série B do Campeonato Brasileiro. As negociações já estavam adiantadas e o acerto final aconteceu, nesta segunda-feira à noite, quando o técnico, enfim, assinou seu contrato. À tarde, algum dirigente vazou a informação do acerto, divulgada pela Rádio Central de Campinas.


Pintado, de 58 anos, foi chamado ao ‘Queijo’ (sala de reuniões do clube), para assinar contrato. Ele ficou reunião por cerca de duas horas com os dirigentes e deixou o Brinco de Ouro por volta das 22 horas, então ‘carimbado’ como novo técnico para a sequência da temporada. Ficou acertado dele assistir da tribuna o ‘jogo dos desesperados’ entre Guarani e Ituano, nesta terça-feira à noite, em Campinas, pela 11.ª rodada.


O anúncio oficial vai acontecer após a partida desta terça-feira (18) contra o Ituano, independente do resultado em campo. No duelo, o Guarani será comandado mais uma vez pelo técnico interino e auxiliar permanente Marcelo Cordeiro. A partir de quarta-feira, Pintado assume os treinamentos.

Guarani e Pintado vinham negociando a cerca de uma semana por meio de intermediários, mas só o Conselho de Administração do Guarani fez uma proposta oficial para o técnico, que vê com bons olhos a oportunidade de assumir a equipe. Os valores salariais e o tempo de contrato ainda não foram confirmados.

Agora, a diretoria deve agendar uma entrevista coletiva para quarta-feira (19) para anunciar o novo treinador oficialmente. Com quatro pontos, o time campineiro é 20º e último colocado na Série B, tendo disputado 30 pontos e ganho apenas quatro, ficando seriamente ameaçado pelo rebaixamento.

MAIS DE PINTADO
Pintado retorna ao futebol campineiro após rápida passagem pela Ponte Preta no final de 2023. Na ocasião o time não engrenou e ele acabou sendo desligado – foi substituído por João Brigatti, que livrou o time do rebaixamento.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Esta será a segunda passagem de Pintado pelo Guarani. A primeira aconteceu em 2015, quando foi contratado para o lugar de Paulo Roberto Santos. Em seguida deixou o Bugre para assumir cargo importante no departamento de futebol do São Paulo na temporada 2016.

Aos 58 anos, ele é natural de Bragança Paulista (onde tem residência) e ainda coleciona passagens por Juventude, Inter de Limeira, Cuiabá, Chapecoense, Goiás, Ferroviária, Água Santa, Figueirense e São Caetano. Pintado também chegou a ser auxiliar técnico do Cruz Azul, do México.

O seu último clube como técnico foi a Portuguesa nesta temporada de 2024. Contratado para substituir Dado Cavalcante, na condição de ‘salvador da pátria’, Pintado evitou a queda da Lusa para a Série A2 Paulista e, de quebra, levou o time às quartas de finais do Paulistão.

LIÇÕES COM LUXEMBURGO, PARREIRA E TELÊ
Como jogador atuou na base do São Paulo, mas se firmou mesmo no Bragantino onde era um polivalente, atuando tanto de lateral, como zagueiro e meio-campista. Lá foi campeão paulista de 1990, quando o técnico era Vanderlei Luxemburgo, e vice-campeão brasileiro de 1991, sob comando de Carlos Alberto Parreira.

Depois disso se transferiu para o próprio São Paulo, onde atuou como volante e sagrou-se bicampeão mundial em 1992 e 1993, sob o comando do técnico Telê Santana. Estes três técnicos – Luxemburgo, Parreira e Telê Santana – foram exemplos para se orientar na profissão de técnico, iniciada há 20 anos (2004) na Internacional de Limeira.

Confira também: