Guarani amarga rebaixamento antecipado em ano catastrófico
Técnico Allan Aal participou de terceira campanha rebaixada de sua carreira na Série B. Guarani esteve na Série C em 2016.
O Guarani sofreu seu primeiro rebaixamento desde 2013, e volta a disputar a Série C, que não disputa desde 2016
Campinas, SP, 13 (AFI) – O Guarani foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série B. Com duas rodadas de antecedência e números negativamente surpreendentes. A confirmação aconteceu nesta terça-feira (12), depois de empatar sem gols com o Amazonas, no Brinco de Ouro, pela 36ª rodada. A ser disputado em 2025, o Guarani não jogava a Série C desde 2016, quando foi vice-campeão.
O empate mantém o Bugre em último lugar, com 32 pontos, e 29,6% de aproveitamento. São oito vitórias, oito empates e 20 derrotas, sob o comando de quatro treinadores, dentro do Z-4 da competição de ponta a ponta, não deixando a zona por sequer uma rodada. Além disso, ocupou a última posição por 30 rodadas.
______________________________________________________________
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
Durante o primeiro turno, o Guarani conquistou apenas 11 pontos, com 19% de aproveitamento. Uma grande melhora foi percebida no segundo turno, com 21 pontos conquistados em 17 jogos, sendo 41% de aproveitamento no turno, e dois jogos restantes.
O rebaixamento é o primeiro do clube desde o ano de 2013, quando caiu no Paulistão para a Série A2, com a pior campanha da divisão. No ano anterior, havia sofrido o rebaixamento na Série B, rumo à terceira divisão.
CINCO TÉCNICOS NO ANO
Umberto Louzer foi o primeiro treinador do Guarani no ano, dando sequência ao trabalho iniciado em 2023, mas caiu após apenas uma vitória em seis jogos no Paulistão.
Claudinei Oliveira assumiu na sequência, mas só venceu um dos cinco jogos no estadual, salvando o Bugre do rebaixamento apenas na última rodada, ao superar o time reserva do Red Bull Bragantino por 1 a 0. Com duas derrotas no início da Série B, também foi demitido.
Júnior Rocha foi o terceiro treinador no ano, e o terceiro a ser demitido com apenas uma vitória, desta vez em sete jogos, todos pela Série B. De forma interina, Marcelo Cordeiro comandou uma derrota e um empate, até a chegada de Pintado.
O quarto treinador da temporada assumiu o Guarani na 12ª rodada e durou apenas seis jogos, sem vencer nenhuma vez. Em mais uma oportunidade, Cordeiro comandou uma vitória, a quarta do clube na temporada.
ALLAN AAL PARTICIPA DE 3º REBAIXAMENTO NA SÉRIE B
Restou a Allan Aal, o quinto comandante bugrino, resgatar a equipe da lanterna. Em 18 jogos, somou seis vitórias, três empates e nove derrotas. Apesar do gás logo que assumiu, com três vitórias em invencibilidade de quatro jogos, não fugiu da degola.
Pela terceira vez na carreira, o técnico de 45 anos participou de uma campanha rebaixada na Série B. Em 2020, comandou o Paraná durante todo o primeiro turno, deixando o clube na oitava posição. Na 22ª, assumiu o Cuiabá, terminando em quarto, conquistando o acesso, e assistindo o rebaixamento do time paranista.
Em 2023, o único trabalho de Allan Aal foi no ABC, onde permaneceu das rodadas 8 até 26 da Série B. Com apenas duas vitórias nas 19 oportunidades, assistiu o Alvinegro ser rebaixado quase três meses após sua saída.
DUPLA NOVAMENTE REBAIXADA
O goleiro veterano Vladimir, e o meia Luan Dias, fizeram parte do elenco do Santos que terminou rebaixado no Brasileirão de 2023. Um ano depois, a dupla novamente sofreu o descenso, agora na Série B, e pelo Guarani.
VICE-PRESIDENTE RENUNCIA
O rebaixamento desmantelou ainda mais a diretoria bugrina. Desta vez, o vice-presidente Rubens Vicente Júnior, integrante do Conselho de Administração desde 2020, renunciou o cargo, para abrir espaço a fim de que outros profissionais assumam a reconstrução do clube.
Há cerca de um mês, o presidente André Marconatto havia solicitado seu afastamento por questões médicas, substituído por Rômulo Amaro. O ex-presidente e até então CEO do Guarani, Ricardo Moisés também deixou o clube na época.
DESPEDIDA DOLOROSA
Com o 11º rebaixamento de sua história confirmado, o Guarani cumpre tabela em mais dois jogos na Série B. A equipe visita o Brusque no domingo, fora de casa, e fecha a temporada contra o Ceará, no Brinco de Ouro.
Confira também:
- Brusque faz duelo de rebaixados com o Guarani e Cabo garante: "Honrar nosso time"
- Ouçamos aquilo que os dirigentes do Guarani têm pra falar!
- Podendo ser rebaixada, Ponte Preta faz promoção de ingresso contra o Sport
- Guarani tem renúncia de vice e pode ter mais saídas no CA
- Guarani 0 x 0 Amazonas - Bugre está rebaixado para a Série C!