Guarani 2 x 0 União - Futebol alegre tira Bugre do perigo
Campinas, SP, 07 (AFI) – O Guarani conseguiu um resultado expressivo na noite desta quarta-feira em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, ao vencer o União São João por 2 a 0 pela 13ª rodada do Campeonato Paulista da A-2. Com o resultado, o time de Campinas sai da zona de rebaixamento, ficando em 15º lugar com 15 pontos ganhos. A derrota não mudou a posição do União, que continua na vice-liderança da A-2 com 24 pontos ganhos.
A partida marcou a estréia, em Campinas, de Carbone como treinador do Guarani. E com Carbone, o futebol bugrino passou a ser mais vistoso, alegre e aguerrido, principalmente com as entradas dos juniores Xandão, Dimas e Talles. Dimas, inclusive, foi o melhor jogador da partida fazendo um gol de craque.
Dimas faz a diferença
E justamente com Dimas, de apenas 17 anos, ditando as regras do jogo, o Guarani começou ofensivamente a partida contra o União e perdendo vários gols, principalmente com Lê, que fez boa partida, mas que errou muito nas finalizações.
O União mostrou um time que elevada qualidade técnica, mas pecou ao entrar em campo com a zaga jogando em linha e com Piá pouco produzindo, não alimentando o ataque.
Um minuto antes do Guarani abrir o marcador, o juiz Milton Ballerini deixou de marcar um pênalti claro para o Bugre. Robinho fez o cruzamento pela direita, o lateral Marco Aurélio tocou a mão na bola, mas nada foi marcado.
No minuto seguinte, aos 23 minutos, após uma cobrança de falta equivocada de Piá, o Guarani desceu no contra-ataque. Dimas veio com a bola dominada e, da intermediária, bateu com convicção, acertando o ângulo, abrindo o marcador com um belo gol.
O União ainda tentou intimidar o Guarani, obrigando Buzetto fazer uma bela defesa após cruzamento do estreante lateral Lúcio e o cabeceio de Izaías. Lúcio veio do CENE-MS e fez uma boa partida.
Segundo Tempo
Na etapa complementar, o União entrou mais ofensivamente, criando mais oportunidades de gol, mas faltava ao time de Araras precisão nas conclusões e criatividade na organização das jogadas.
Percebendo a evolução do União, Carbone determinou que o Guarani tocasse mais a bola, utilizando-se dos laterais Robinho e Rogério. Depois, colocou Lucas na ala direito, deslocando Robinho para o meio, sacando Dimas, que deixou o campo muito aplaudido.
No final, Piá, que passou o jogo inteiro sendo vaiado pela torcida bugrina, foi expulso após uma entrada desleal em Macaé. Se o União ficou com um jogador a menos, o Guarani também, já que Deyvid teve uma contusão no joelho e somente não foi substituído porque o Guarani já havia feito as três alterações.
Aos 42 minutos, quando a partida já parecia definida, o Guarani fez o segundo gol. Lucas entrou tabelando pela direita e deslocou o goleiro Jamilton, liquidando o placar.
Próximos Jogos
Na próxima rodada, o Guarani estará no domingo em Ribeirão Preto fazendo uma partida que já foi atração na primeira divisão paulista, enfrentando o Botafogo. Já o União São João receberá, em Araras, a Portuguesa Santista, sem o meia Piá que terá que cumprir suspensão automática.
Ficha Técnica
Guarani 2 X 0 União São João
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP
Público: 1.060 pagantes
Renda: R$ 7.005,00
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini
Cartões Amarelos: Robinho, Lino, Dimas (Guarani); Luís Fernando, Tiago Vieira, Piá (União São João)
Cartão Vermelho: Piá (União São João)
Gols: Dimas, aos 23’/1T e Lucas, aos 42’/2T
Guarani
Buzetto; Xandão, Lino e Danilo Silva; Robinho, Macaé, Umberto (Gustavo), Dimas (Lucas) e Rogério; Lê e Talles (Deyvid).
Técnico: José Luiz Carbone
União São João
Jamilton; Lúcio, Luís Fernando, Camacho e Marco Aurélio; Marcelo, Conceição (Flávio), Everton (Cluadinho) e Piá; Tiago Vieira e Izaías (Eduardo).
Técnico: Edson Vieira