Grêmio x Lanús - Que se inicie a disputa pelo título da Libertadores!

Mais de 55 mil pessoas são aguardadas na Arena do Grêmio na noite desta quarta-feira para o primeiro jogo da final

Mais de 55 mil pessoas são aguardadas na Arena do Grêmio na noite desta quarta-feira para o primeiro jogo da final

0002050280514 img

Porto Alegre, RS, 21 (AFI) – Demorou dez meses, mas finalmente chegou a tão esperada final da Copa Libertadores 2018. De um lado, um time “copeiro” e que vai em busca do tricampeonato. Do outro, um time que disputa pela primeira vez em sua história a decisão do principal torneio sul-americano. A partir das 21h45 desta quarta-feira, Grêmio e Lanís-ARG iniciam a disputa pelo título na Arena do Grêmio.

A expectativa é de casa cheia, com a presença de mais de 55 mil pessoas no estádio tricolor nesta quarta-feira, sendo quatro mil argentinos, que já compraram todos os ingressos.

O duelo de volta está marcado para o Estádio La Fortaleza, em Lanús, na próxima quarta-feira, também às 21h45. Vale lembrar que na final o gol marcado não vale como critério de desembate.

O Grêmio aposta na força da torcida para sair na frente e ficar mais perto do tricampeonato

O Grêmio aposta na força da torcida para sair na frente e ficar mais perto do tricampeonato

AS CAMPANHAS
Na fase de grupos, o Grêmio terminou na liderança isolada do Grupo 8 ao conquistar 13 pontos em seis jogos – quatro vitórias, um empate e uma derrota. A chave ainda tinha Guaraní-PAR, Deportes Iquique-CHI e Zamora-VEN. Nas oitavas, o Imortal passou pelo Godoy Cruz-ARG com duas vitórias, e depois enfrentou o Botafogo, empatando sem gols no Rio de Janeiro e vencendo por 1 a 0 no Sul.

Já na semifinal, o adversário foi o Barcelona de Guayaquil-EQU e o Tricolor encaminhou a classificação no jogo de ida, quando goleou por 3 a 0, fora de casa. Na volta, perdeu por 1 a 0.

Assim como o Grêmio, o Lanús-ARG somou 13 pontos – quatro vitórias, um empate e uma derrota – na fase de grupos e foi o líder do Grupo 7, que tinha ainda Nacional-URU, Chapecoense e Zulia-VEN. Nas oitavas de final, o time grená passou pelo The Strongest-BOL (empate por 1 a 1 na altitude e vitória por 1 a 0 em casa). Depois, nas duas fases seguintes, foram dois adversários argentinos.

Nas quartas de final, o Lanús-ARG precisou dos pênaltis para eliminar o San Lorenzo-ARG, já que cada um venceu por 2 a 0 a partida que fez em casa. Na semifinal, mais uma superação. Após perder por 1 a 0 no Monumental de Núñez e ver o River Plate-ARG abrir 2 a 0 no La Fortaleza, o time grená conseguiu a virada e a tão sonhada vaga para a final com uma vitória por 4 a 2.

MISTÉRIO NO IMORTAL
Como já era esperado, o técnico Renato Gaúcho fechou o treino do Grêmio à imprensa nesta segunda-feira e fez mistério sobre a escalação que vai a campo na primeira partida da decisão da Libertadores. Ele deverá listar os 11 jogadores somente momentos antes do duelo desta quarta contra o Lanús.

O Lanús vai disputar pela primeira vez na sua história uma final de Libertadores

O Lanús vai disputar pela primeira vez na sua história uma final de Libertadores

São duas as dúvidas no Grêmio. No setor defensivo do meio de campo, o antigo titular Michel disputa a vaga com Jaílson, que o substituiu durante sua lesão e foi bem. Já no ataque, Everton tem entrado bem e pode conquistar o lugar de Fernandinho, que não é unanimidade entre a torcida.

Independentemente de quem for a campo, a ordem no Grêmio é respeitar o Lanús. Em entrevista coletiva, o zagueiro Pedro Geromel falou sobre a necessidade de sair em vantagem nesta quarta para decidir o título na Argentina e exaltou a importância do torcedor.

“A gente sabe da força deles e vamos fazer o melhor para conseguirmos uma boa vantagem. Final se decide em detalhes. A gente vai jogar em casa, com o apoio do torcedor, e tentar conseguir a vantagem, independente do que aconteça. Mas não vamos nos atirar, porque são jogos de 180 minutos”, considerou.

META É NÃO TOMAR GOLS

A delegação do Lanús desembarcou nesta segunda-feira em Porto Alegre para o momento mais importante da história do clube: sua primeira decisão de Libertadores. Na quarta-feira, inicia esta final contra o Grêmio na Arena, e já tem uma meta definida. De acordo com o ídolo José Sand, atacante de 37 anos, o objetivo na ida será impedir gols do adversário.

“Será muito importante manter o placar deles zerado. Eles são uma equipe muito regular, que joga muito bem e perdeu apenas uma partida em casa (para o Barcelona-EQU, na semifinal). Mas vamos ver a partir do primeiro minuto como eles se comportam. E vamos tentar fazer o que o técnico nos diz”, projetou o centroavante.