Copa Paulista: Goleiro do Monte Azul vítima de racismo desabafa
"Vou lutar até o fim contra isso, sou uma pessoa negra, eu tenho orgulho de mim, da cor da minha pele", afirmou Vinícius Mendi
O goleiro do Monte Azul, Vinícius Mendi, de apenas 19 anos, foi vítima de um ato racista vindo das arquibancadas do Palma Travassos após o jogo contra o Comercial
Monte Azul Paulista, SP, 10 (AFI) – O goleiro do Monte Azul, Vinícius Mendi, de apenas 19 anos, foi vítima de um ato racista vindo das arquibancadas do Palma Travassos após o jogo contra o Comercial no último sábado pelas quartas de final da Copa Paulista. Pela primeira vez desde o ocorrido, o jovem arqueiro falou sobre o caso em entrevista ao Jornal da EPTV.
“Para ele deve ser uma palavra comum, mas só a gente sabe o quanto pesa aquela palavra na gente, por eu ser uma pessoa negra e ser chamado de macaco. Vou lutar até o fim contra isso, sou uma pessoa negra, eu tenho orgulho de mim, da cor da minha pele”, afirmou.
Mendi explicou a forma que a situação aconteceu, e o sentimento deixado após sofrer tamanha ofensa.
“Eu percebi ele três vezes me chamando de macaco e fez gestos de macaco pra mim. Quando eu falei que iria denunciar ele, ele estava com uma criança de mais ou menos cinco anos do lado dele e começou a sair correndo. Eu me senti uma pessoa muito desvalorizada. Uma pessoa branca desvalorizando uma pessoa negra por conta da cor da pele”, revelou Vinícius.
Depois de ser consolado pelos companheiros, o jogador registrou um boletim de ocorrência no Jecrim (Juizado Especial Criminal) do estádio. Até o momento, o responsável não foi identificado.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
PRONUNCIAMENTO DO MONTE AZUL
Após o ocorrido, o Monte Azul emitiu uma nota se pronunciando sobre o caso. Confira:
O Monte Azul SAF lamenta profundamente o ato de racismo ocorrido após o jogo no Estádio Palma Travassos, ocasião em que o nosso goleiro Vinicius Mendy sofreu de um torcedor que até o momento não foi identificado, mas as autoridades competentes, juntamente com o clube mandante estão trabalhando para a sua identificação para que o mesmo possa responder pelos seus atos, nós enquanto clube trabalhamos e continuaremos trabalhando veementemente para coibir todo tipo e forma de ato racial, vamos juntos em busca de um futebol melhor dentro e fora de campo.
Diga não ao racismo!
LEÃO E FPF TAMBÉM SE PRONUNCIARAM
Em nota oficial, o Leão do Norte afirmou que tomou ciência do fato, e que já trabalha para identificar o autor deste crime. E ainda, o clube garante que punirá de ‘forma exemplar’ o responsável.
Veja a nota emitida pelo Comercial:
O Comercial Futebol Clube informa que tomou ciência do ato de racismo denunciado pelo goleiro reserva do Monte Azul, Mendi.
O Leão do Norte aguarda a finalização da súmula do jogo e do Boletim de Ocorrência. Mas já antecipa que trabalha para a identificação da pessoa que cometeu tal ato.
O Comercial Futebol Clube, time do povo e plural, lamenta qualquer tipo de preconceito e punirá de forma exemplar qualquer pessoa que cometa atos desse tipo em nossas dependências.
Em suas redes sociais, a Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu uma nota de repúdio sobre o caso de racismo envolvendo o goleiro Mendy, do Monte Azul, se comprometendo em encaminhar as denúncias, ‘gerando as mais severas punições possíveis aos criminosos’.
CAMPANHA “COMERCIAL SEMPRE FOI PRETO E BRANCO”
Em decorrência das tristes cenas do final de semana, o Leão do Norte lançou a campanha “Comercial Sempre Foi Preto e Branco”, para reforçar a posição do clube na luta contra o racismo.
Em um vídeo realizado com o apoio de atletas e comissão técnica, o Bafo incentiva o seu torcedor a denunciar qualquer tipo de ato discriminatório, afirmando que “No Comercial Futebol Clube não há espaço para RACISTAS. No Comercial Futebol Clube nós não queremos RACISTAS”.
Além disso, presenteará o goleiro Vinicius Mendi, com uma camisa do clube escrito seu nome e um pedido formal de desculpas.
VOLTA ENTRE COMERCIAL E MONTE AZUL
As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 15h, na Arena PixBet, casa do Azulão. Quem vencer, por qualquer placar, estará nas semifinais. Em caso de nova igualdade, a decisão ficará para os pênaltis.