Goiás: Vila Nova perde o jogo e a cabeça

Terminado o primeiro turno da primeira fase do Goianão 2007, dois times da capital e dois times do interior terminam na zona de classificação.

Goiânia, GO, 04 (AFI) – No encerramento do primeiro turno da primeira fase do Goianão 2007, a rodada ficou marcada pela derrota do Vila Nova por 1 a 0 para o Trindade, fora de casa. Infelizmente não foi o resultado que marcou o jogo, mas a pedrada que um torcedor do Vila Nova atirou no bandeira Jesmar Miranda, que precisou ser substituído pelo quarto árbitro, Eduardo Tomaz, após ser atendido.
Encerrado o primeiro turno, Atlético, Goiás, Mineiros e Itumbiara estão na zona de classificação para a fase final. Se o campeonato terminasse hoje, Goiânia e Vila Nova, times da capital e favoritos no início da competição, ficariam de fora da luta pelo título do Goianão 2007. Destaque para os times do interior que terminaram na frente dos times da capital na classificação geral.
Na rodada, Goiás e Mineiros abriram a sexta rodada no sábado, com o Verdão levando a melhor sobre o Mecão por 1 a 0, gol do garoto Wendell, de apenas 17 anos. No clássico entre Atlético e Goiânia, o atacante Rômulo marcou dois gols e o Dragão bateu o Galo por 3 a 0, terminando o primeiro turno na liderança do Grupo A, com 11 pontos.
Confira os jogos:
Atlético 3 x 0 Goiânia
Precisando do resultado, o Goiânia veio a campo marcando o Atlético e buscando o gol nos contra-ataques. O estreante Rogério Souza e o atacante Danilo Dias levavam perigo ao gol do Dragão. Mas jogando em casa, o Rubro-negro logo equilibrou a partida e quase abriu o marcador aos 20 minutos, na cobrança de falta do meia Wesley, que explodiu no travessão. E aos 34 minutos, Anaílson cobrou falta no bico direito da grande área e o matador Fábio Oliveira subiu mais que a defesa do Galo para abrir o marcador para o Atlético.
Jogando em casa, o Atlético voltou no segundo tempo com tudo. Nos primeiros 15 minutos, perdeu diversas oportunidades de ampliar o marcador. Depois disso, o Dragão passou a administrar o jogo e, num lindo lançamento de Anaílson para o atacante Rômulo, que tinha acabado de entrar no lugar do artilheiro Fábio Oliveira, que dominou a bola, pela direita, dentro da área, cortou para o meio e de pé esquerdo marcou o segundo gol do Atlético, aos 30 minutos.
Na próxima rodada, o Atlético, líder do Grupo A com 11 pontos, vai até Catalão enfrentar o Crac, terceiro colocado do Grupo B com 12 pontos, enquanto que o Goiânia, quinto colocado do Grupo B com seis pontos, faz mais um clássico contra o Goiás, vice-líder do Grupo A com 11 pontos, em Goiânia.
Trindade 1 x 0 Vila Nova
Com um gramado impraticável para o futebol, Trindade e Vila Nova não conseguiram fazer muita coisa no primeiro tempo. O uniforme branco que o Tigrão usava rapidamente ficou marrom, por causa da lama. Mesmo assim, o Vila impunha seu jogo e dominava a partida. Mas deixava buracos na defesa, com o zagueiro Marcão, visivelmente fora de forma, e com o jovem lateral-esquerdo Thiago, que partia para o ataque e não recebia cobertura. Mas não foi suficiente para o placar ser aberto e a primeira etapa ficou mesmo no 0 a 0.
Logo no começo do segundo tempo, o Vila perdeu uma grande chance de abrir o marcador. Aos três minutos, Marcus Vinícius sofreu pênalti que, Alex Oliveira cobrou e o goleiro Wagner Bueno defendeu, aos quatro minutos, mantendo o zero no placar. E apenas dois minutos depois, Roberto Jorge marcou de cabeça, após cobrança de escanteio do lateral Jardel, colocando o Trindade na frente do marcador. Com a vantagem, o Tacão passou a administrar o resultado e levar muito perigo nos contra-ataques. Um ponto negativo aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Um torcedor do Vila Nova atirou uma pedra que atingiu o bandeira Jesmar Miranda. Ele ficou no chão por 5 minutos, recebeu atendimento e precisou ser substituído. A polícia agiu rápido e prendeu o torcedor. No fim do jogo, 10 minutos de acréscimo em uma partida fraca tecnicamente.
Na próxima rodada o Trindade, quarto colocado do Grupo A com seis pontos, vai até Senador Canedo enfrentar a Canedense, lanterna do Grupo B com seis pontos, enquanto que o Vila Nova, quarto colocado do Grupo B com dez pontos, recebe a Anapolina, terceira colocada do Grupo A com sete pontos, em Goiânia.
Anapolina 3 x 1 Itumbiara
Após a boa vitória sobre o Goiânia fora de casa, por 2 a 1, no meio de semana, a Anapolina veio para o jogo empolgada. E a injeção de ânimo funcionou. Logo aos 13 minutos, o atacante Balão aproveitou um rebote do goleiro Robson, após cobrança de falta, e abriu o marcador para a Xata. Depois disso, o Itumbiara chegou mais uma vez com o artilheiro Juninho, mas não conseguiu empatar.
No segundo tempo, a Anapolina continuou em cima do Itumbiara. O técnico Zé Humberto buscava uma forma de furar o bloqueio armado pela Xata. Mas aos 11 minutos levou um duro golpe. Num contra-ataque rápido, a Anapolina chegou ao segundo gol, novamente com Balão, que driblou o goleiro Róbson e ampliou o marcador. Aos 20 minutos, o Tricolor da Fronteira ganhou fôlego com um gol de pênalti do matador Aldrovani. Mas o gol não abalou a Xata, que manteve a postura e, aos 42 minutos, Balão marcou seu terceiro gol na partida, decretando a derrota do Itumbiara.
A Anapolina, terceira colocada do Grupo A com sete pontos, vai até Goiânia pegar o Vila Nova, quarto colocado do Grupo B com 10 pontos, na próxima rodada, enquanto que o Itumbiara, vice-líder do Grupo B com 12 pontos, vai até Rio Verde encarar a Rioverdense, lanterna do Grupo A com apenas um ponto.
Rioverdense 1 x 2 Crac
Buscando a primeira vitória na competição, a Rioverdense começou o jogo em cima do Crac. Mas com o time bem armado em campo pelo técnico Nestor Simionatto, o Leão foi quem abriu o marcador. Aos 21 minutos, Dedê abriu o marcador para o time de Catalão. No final da primeira etapa, o atacante Ésley marcou o segundo para o Crac, aos 44 minutos. Mas apenas dois minutos depois, aos 46, Luciano diminuiu para o Tricolor do Sudoeste.
No segundo tempo, o Crac procurou administrar a partida. Com a vantagem no marcador, o Leão tocava a bola e esperava uma chance de encaixar um contra-ataque em cima da Rioverdense, que atacava sem muito objetivo. No fim do jogo, o Crac ainda perdeu algumas oportunidades de marcar o terceiro gol, mas a partida acabou ficando mesmo em 2 a 1.
Lanterna do Grupo A com apenas um ponto, a Rioverdense recebe o Itumbiara, vice-líder do Grupo B com 12 pontos, em Rio Verde, enquanto que o Crac, terceiro colocado do Grupo B com 12 pontos, recebe o Atlético, líder do Grupo A com 11 pontos, em Catalão.
Jataiense 1 x 1 Canedense
No jogo dos lanternas, a Jataiense, que estreava o técnico Karmino Colombini, queria de qualquer forma sair da incômoda última posição do Grupo A. E logo aos 11 minutos, Pereira transformou o maior volume de jogo da Raposa em vantagem no marcador. Precisando do resultado positivo, a Canedense buscou o empate, forçando o jogo sobre o artilheiro Túlio Maravilha, mas não conseguiu empatar na primeira etapa.
Na segunda etapa, as duas equipes mostraram porque ocupavam a lanterna da competição até o momento. Num jogo fraco tecnicamente, nem Jataiense, nem Canedense conseguiram empolgar os torcedores. Mas a estrela do artilheiro Túlio Maravilha brilhou mais uma vez e, aos 45 minutos, marcou o tento de empate para o Lobo Guará contra a Raposa.
Na próxima rodada a Jataiense, quinta colocada do Grupo A com dois pontos, recebe o Mineiros, líder do Grupo B com 13 pontos, enquanto que a Canedense, lanterna do Grupo B com seis pontos, encara o Trindade, quarto colocado do Grupo A com seis pontos, em Senador Canedo.
Confira os resultados da sexta rodada do Goianão 2007:
Sábado
Goiás 1 x 0 Mineiros
Domingo
Atlético 3 x 0 Goiânia
Trindade 1 x 0 Vila Nova
Anapolina 3 x 1 Itumbiara
Rioverdense 1 x 2 Crac
Jataiense 1 x 1 Canedense.
Confira a próxima rodada:
Quarta-feira
20h30 – Crac x Atlético – Estádio Genervino da Fonseca – Catalão/GO
20h30 – Rioverdense x Itumbiara – Estádio Mozart Veloso do Carmo – Rio Verde/GO
20h30 – Canedense x Trindade – Estádio Plínio José de Souza – Senador Canedo/GO
20h30 – Jataiense x Mineiros – Estádio Arapucão – Jataí/GO
20h30 – Goiânia x Goiás – Estádio Hailé Pinheiro – Goiânia/GO
Quinta-feira
20h30 – Vila Nova x Anapolina – Estádio OBA – Goiânia/GO