GO: Vila vence clássico e time do interior continua líder
Goiânia, GO, 25 (AFI) – O Campeonato Goiano continua sendo um dos mais movimentados e equilibrados do Brasil. Neste final de semana aconteceu a 10ª rodada, com destaque para o principal clássico do Estado, com o Vila Nova devolvendo a goleada sofrida na primeiro turno, vencendo o Goiás por 3 a 0.
Mas o melhor time continua sendo o Itumbiara, líder geral da competição e que venceu o Trindade, fora de casa e somou 24 pontos ganhos.
Dos times da capital, a melhor campanha é do Atlético Goianiense, que tem os mesmos 18 pontos que o Vila Nova, mas tem um jogo a menos e é líder do Grupo A, enquanto que o Vila está apenas em terceiro lugar no Grupo B, atrás de Itumbiara e Mineiros.
Tem time grande caindo
No sábado, o Goiânia voltou a decepcionar e perdeu no Serra Dourada de 2 a 0 para o lanterna Rioverdense, que não havia conquistado nenhuma vitória na competição. Em penúltimo lugar no certame, o Goiânia corre o risco de, mais uma vez, ser rebaixado para a segunda divisão goiana. Esta partida marcou a estréia do treinador Luiz Dário no Goiânia.
Confira detalhes de todos os jogos do “Goianão 2007”
Goiás 0 X 3 Vila Nova
Goiás e Vila Nova fizeram, na tarde deste domingo, no estádio Serra Dourado, em Goiânia, o principal jogo do início da temporada do futebol goiano e que poderá representar no único de 2007, caso não se encontrem nas semi-finais ou finais do torneio. Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Vila Nova foi alvo de ironias da torcida rival do Goiás.
Mas dentro de campo, o Vila Nova fez uma partida de gente grande, goleando seu arqui-rival por 3 a 0, além de ter sido superior em toda a partida. O resultado deixa o Vila Nova com 18 pontos ganhos e na briga pela classificação no Grupo B, enquanto que o Goiás permanece com 15 pontos mas em segundo lugar no Grupo A, somente atrás do líder Atlético Goinense.
Canedense 0 X 4 Atlético Goianiense
Na cidade de Senador Canedo, no estádio Plínio de Souza, o Atlético Goianiense mostrou que é o melhor time da capital e goleou o caçula Canedense por 4 a 0. O Atlético entrou em campo confiante por ter eliminado o Guarani na primeira fase da Copa do Brasil, mas encontrou dificuldade na primeira etapa em razão da dimensão pequena no estádio e do sistema forte de marcação desenvolvido pelo treinador Nivaldo Lancuna, do Canedense.
Mas na etapa complementar, justamente quando o Canedense começou a gostar do jogo e partir para o ataque é que começou a sofrer seguidos gols. E foi assim que Dida, Anaílson e Fábio Oliveira (2) foram fazendo os gols do Atlético, que lidera o Grupo A com 18 pontos ganhos.
Fábio Oliveira é o artilheiro do Goianão com 13 gols e considerado o melhor jogador da competição.
A Canadense, que tem Túlio Maravilha como grande destaque, continua brigando com Jataiense, Trindade, Goiânia e Rioverdense para não ser rebaixada.
Mineiros 5 X 1 Anapolina
Na cidade de Mineiros, no estádio Odilon Flores, o Mineiros, do experiente treinador João Francisco, confirmou sua boa fase, recuperando-se da goleada sofrida frente ao Atlético, ao golear a Anapolina por 5 a 1. Fazia cinco jogos que a Anapolina não sabia o que é perder.
A Anapolina chegou até a surpreendeu aos 21 minutos do 1º tempo com Canela abrindo o marcador. Mas ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, o veterano e eficaz Paulinho Kobaiashy empatou a partida. E logo na abertura da empata complementar, o xará de Kobaiashy, também batizado de Paulinho, virou o marcador. Aos 33 minutos, Wagner, de pênalti, fez o terceiro gol, com Esquerdinha ainda fazendo mais dois gols no final do jogo e deixando o Mineiros na briga pela classificação no Grupo B, somando 19 pontos ganhos e estando em segundo lugar no Grupo B, atrás do Itumbiara, que está com 24 pontos.
Trindade 0 X 1 Itumbiara
Em Trindade, o Itumbiara confirmou que é o melhor time do Campeonato Goiano vencendo o Trindade por 1 a 0, em partida muito disputada. O único gol da partida aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo com Luiz Cláudio. O lateral Ceará, de 19 anos e dispensado pelo Guarani, fez outra grande partida.
Na etapa complementar, o treinador Zé Humberto soube fortalecer o sistema de marcação do Itumbiara, segurando o resultado que deu ao time a liderança isolada do Grupo B com 24 pontos ganhos, além de Ter a melhor campanha do Goianão 2007. Já o Trindade, do treinador Vilson Tadei, luta contra o rebaixamento, estando com sete pontos ganhos.
Jataiense 2 X 2 CRAC
Em Jataí, no estádio Arapucão, Jataiense e CRAC fizeram um jogo bastante equilibrado que terminou no empate em 2 a 2. A Jataiense, que vem em uma campanha instável, promoveu a estréia do veterano atacante Gilson Batata, de 39 anos e que vinha jogando no União de Araras. Mas foi outro estreante quem se saiu melhor. Pereira, que estava nos juniores do Vila Nova e abriu o marcador aos 43 minutos do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o meia Wilson Surubim, ex-Guarani, Náutico-PE e Santa Cruz-PE, logo aos três minutos empatou a partida e Esley, aos sete minutos, virou o jogo. Mas, novamente Pereira, aos oito minutos empatou a partida, que deixa os dois times em situação intermediária. Dificilmente se classificarão, mas dificilmente também serão rebaixados.
Campeonato Goiano – 10ª Rodada
Sábado
Goiânia 0 X 2 Rioverdense
Domingo
Canedense 0 X 4 Atlético Goianiense
Goiás 0 X 4 Vila Nova
Mineiros 5 X 1 Anapolina
Trindade 0 X 1 Itumbiara
Jataiense 2 X 2 CRAC
(De Goiânia/GO – ODILON COSTA)