Gimnasia y Esgrima (ARG) 0 x 2 Goiás - Com 2 de pênaltis, Esmeraldino vence a 1ª na Sula
O Goiás conquistou sua primeira vitória no Grupo G da Copa Sul -Americana e ela veio na marca da cal
Vinícius e Matheus Peixoto converteram suas cobranças e deram os três pontos ao Esmeraldino
La Plata, ARG, 04 (AFI) – O Goiás conquistou sua primeira vitória no Grupo G da Copa Sul -Americana e ela veio na marca da cal. Após dois empates, o Esmeraldino foi a La Plata, na Argentina, e superou o Gimnasia y Esgrima por 2 a 0, com Vinícius e Matheus Peixoto convertendo suas cobranças de pênaltis. O duelo foi válido pela terceira rodada da fase de grupos.
Com a vitória, o Goiás assumiu provisoriamente a liderança da chave. Com cinco pontos, o clube está a um de Universitario-PER e Santa Fé-COL. Ambos somam quatro, e se enfrentam logo mais, às 23h00 desta quinta-feira e o Esmeraldino terá que secar por um empate. O Gimnasia é o lanterna, com três derrotas nos três jogos.
EQUILIBRADO
Jogando fora de casa, o Goiás começou a partida recuado. Como de costume dos times argentinos, o Gimnasia fez a tradicional pressão nos 15 minutos iniciais. Substituindo o goleiro Tadeu, com uma fratura no dedo, o goleiro Marcelo Rangel deu conta do recado. Seguro no gol, o arqueiro trouxe a confiança necessária para o Esmeraldino suportar a pressão.
Aos poucos, o Goiás equilibrou a partida. Com a posse da bola, o time brasileiro também teve seu bom momento nos primeiros 45 minutos iniciais. Na reta final, o Gimnasia voltou a crescer e até acertou o travessão de Marcelo Rangel. Apesar de movimentada, a primeira etapa terminou empatada sem gols.
NA MARCA DA CAL
No segundo tempo, o Goiás voltou ligado para aproveitar os espaços do Gimnasia. No primeiro minuto, Matheus Peixoto foi lançado e derrubado na área. O juiz equatoriano assinalou pênalti, mas o auxiliar marcou impedimento. Depois de muita espera na análise do VAR, o impedimento foi desmarcado e o árbitro foi até o monitor para rever o lance. Além de confirmar o penal, o zagueiro Mastrángelo foi expulso. Aos nove minutos, Vinícius cobrou rasteiro e abriu o placar para o Goiás.
Com um a mais, o Goiás colocou a bola no chão e começou a administrar o resultado. Com espaço para atacar, o time tinha paciência para aumentar sua vantagem e até deixava os argentinos com a posse da bola. Com facilidade, o Goiás chegou ao segundo gol novamente na marca da cal. Matheus Peixoto foi derrubado na área, aos 35 minutos. O mesmo partiu para a cobrança e bateu firme no meio do gol para aumentar a vantagem.
UFA!
Nos acréscimos, o juiz assinalou pênalti para o Gimnasia y Esgrima. Um filme passou na cabeça do torcedor, que na hora relembrou o jogo contra o Universitário, onde o Esmeraldino vencia a partida por 2 a 0 e levou dois gols nos acréscimos. Por sorte, o VAR chamou o árbitro equatoriano, que reviu o lance e retirou a penalidade. Foi um grande alívio para o Goiás, que admitiu o resultado até o apito final.
AGENDA
O Goiás volta suas atenções para o Brasileirão, onde encara o Palmeiras, no domingo, às 18h30, na Serrinha. Pela Sul-Americana, o Esmeraldino só volta a atuar no dia 23 deste mês, contra o Universitário, em casa.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Fase de Grupos
- Rodada:
- 3ª rodada
- Data:
- 04/05/2023
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Luiz Quiroz (ECU)
- Assistentes:
- Christian Lescano (ECU) e Danny Avila (ECU)
- VAR:
- Manuel Vergara (CHI)
- Cartões Amarelos:
- Goiás: Julián Palacios, Vinicius e Jhonny Lucas
- Cartões Vermelhos:
- Gimnasia: Mastrángelo
- GOLS:
- Goiás: Vinícius 9’/2T e Matheus Peixoto 35’/2T
- Público:
- –
- Renda:
- –
- Estádio:
- Del Bosque
- Local:
- La Plata (ARG)