Gerard Piqué levanta 60 milhões de euros para construir principal competição de futebol sete
Atualmente ativa na Espanha e na América Latina, a Kings League está realizando a primeira Kings World Cup no México
É o segundo canal mais assistido do Twitch nos países de língua espanhola e a competição esportiva mais assistida no TikTok
São Paulo, SP , 15 (AFI) – A Kings League, uma competição de futebol sete da próxima geração liderada por Gerard Piqué que reúne entretenimento e esporte, anunciou hoje uma rodada de investimento de 60 milhões de euros. O acordo foi liderado pela Left Lane Capital, uma empresa global de capital de risco, e pela Fillip, uma empresa de holding global focada em esportes e entretenimento. Cassius, um fundo em estágio inicial sediado em Atlanta, foi o único investidor anterior na empresa.
A Kings League começou na Espanha no início de 2023 e, após lotar estádios como o Camp Nou do FC Barcelona e o Metropolitano do Atlético de Madrid durante seu ano inaugural, lançou a Kings League LATAM no México em fevereiro deste ano para iniciar sua expansão global. Cada liga regional possui 12 equipes de propriedade dos presidentes de equipe, que incluem lendas do futebol e streamers da internet de alto perfil. Os presidentes são responsáveis por seus times e transmitem ao vivo os jogos em seus respectivos canais de streaming, como Twitch, YouTube e TikTok. A Kings League conectou-se com o público da Geração Z por meio de seus canais e plataformas digitais, integrando elementos gamificados ao futebol tradicional para produzir partidas dinâmicas de 40 minutos com muitos gols.
A Kings League adotou muitas ideias dos esportes americanos, como um modelo de liga fechada com propriedade de franquia de equipe, playoffs no final da temporada, sem jogos empatados e um Draft para cada equipe selecionar 10 de seus 13 jogadores do elenco, onde três vagas são reservadas para jogadores convidados, muitas vezes ex-jogadores profissionais de futebol. Suas regras gamificadas incluem: começar o jogo como um 1 contra 1, adicionando um jogador a cada equipe a cada minuto até que a equipe completa esteja em campo, contando cada gol nos dois minutos finais do jogo como duplo, terminando jogos empatados com um ‘shoutout’ de um contra um para determinar um vencedor e ambas as equipes sorteando um ‘cartão secreto’ no início da partida que pode ser usado no segundo tempo.
O fundador da Kings League, Gerard Piqué, que venceu uma Copa do Mundo da FIFA, o Campeonato Europeu da UEFA e quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA durante uma carreira de sucesso jogando pelo Barcelona, Manchester United e a seleção espanhola, comentou: “Quando lançamos a Kings League há um ano, tínhamos a ambição de transformar o esporte e o entretenimento em escala global. Este investimento não apenas valida o impacto e o potencial de nossa visão, mas também nos permite levá-la para o próximo nível. Estamos criando um ecossistema único e diferenciado, evoluindo o futuro do esporte e do entretenimento para uma nova dimensão que milhões de jovens ao redor do mundo querem fazer parte. Ainda somos uma empresa jovem, mas temos grandes metas para alcançar um público global, criando uma das IPs* mais divertidas do mundo.”
A liga atualmente possui mais de 13 milhões de seguidores em suas plataformas digitais, mais de 80 milhões de horas de conteúdo assistidas e mais de 82 milhões de visualizações no TikTok. Seu canal oficial no Twitch é o segundo mais assistido em espanhol no mundo, e no TikTok, é a liga de futebol mais assistida globalmente, com audiências maiores do que La Liga ou a Premier League.
“A Kings League criou o palco para os melhores jogadores de futebol sete do mundo competirem, combinando isso com regras gamificadas e cultura de criadores para manter os fãs entretidos a cada momento do jogo. Gerard e sua equipe estão construindo um ecossistema global de entretenimento esportivo único que devolve o jogo aos fãs enquanto capacita os principais criadores do mundo a construir franquias esportivas únicas em sua própria identidade”, disse Harley Miller, CEO e Managing Partner da Left Lane Capital.
“Esta parceria se alinha perfeitamente com nosso compromisso com a narrativa e estamos emocionados em contribuir para o crescimento contínuo e o sucesso duradouro da Kings League. A competição transformou a maneira como os esportes são produzidos, distribuídos e consumidos globalmente, colocando os fãs no centro da ação. Recursos inovadores como pênaltis de desempate, substituições ilimitadas e armas secretas continuam alimentando a emoção”, disseram Alberto Fasja e Hector Sepulveda, co-CEOs da Fillip.
Após o sucesso de seu segundo ano na Espanha e sua primeira temporada na América Latina, a Kings League planeja acelerar o crescimento global com a abertura de ligas em novos mercados. Este roteiro inclui o lançamento de ligas domésticas em importantes países europeus, América do Norte e Brasil durante 2024 e 2025, além de uma expansão para a Ásia em 2026.
A Kings World Cup 2024 elevará a competição a novos patamares com sua edição global inaugural que começará em 26 de maio. Um evento de duas semanas sediado no México que remete ao senso de comunidade de uma vila olímpica, onde 32 equipes de todo o mundo competirão pela glória. A Kings World Cup será liderada por Zlatan Ibrahimović, e contará com os principais criadores de conteúdo do mundo ao lado de estrelas do futebol, incluindo Neymar, Francesco Totti, Rio Ferdinand, Eden Hazard, Mario Gotze, Andriy Shevchenko e outros.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Flamengo monitora situação de Deivid Washington, do Chelsea
28/11/2024 -
Mbappé vê sonho no Real Madrid virar pesadelo e recebe críticas por começo ruim
28/11/2024 -
Amanda Gutierres faz dois e Brasil vence Austrália em amistoso
28/11/2024 -
Slot festeja vitória do Liverpool sobre Real Madrid, mas faz ressalvas
27/11/2024