Futebol Feminino: Rainha Marta completa 32 anos de vida nesta segunda-feira
Jogadora é peça essencial no time de Vadão, que comanda a seleção brasileira de futebol feminino. Copa América começa no dia 4 de abril
Jogadora é peça essencial no time de Vadão, que comanda a seleção brasileira de futebol feminino. Copa América começa no dia 4 de abril
Campinas, SP, 19 (AFI) – Hoje é um dia muito especial na vida da rainha Marta, a maior jogadora de todos os tempos está completando 32 anos. Ela teve passagem pelo futebol feminino, em São José do Rio Preto, no Juventude EC, em 2003. Atualmente, está atuando nos Estados Unidos, pelo Orlando City.
PRÊMIOS
Marta Vieira da Silva, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1986, em Dois Riachos, no interior de Alagoas, em uma família humilde. Seu pai abandonou sua mãe e quatro filhos, quando
Marta, tinha apenas um ano de vida. A rainha, foi eleita pela FIFA, cinco anos consecutivos a melhor jogadora de futebol do mundo, entre os anos de 2006 e 2010. Também foi Bola de Ouro em 2014 e em 2007, quando também recebeu a Chuteira de Ouro.
CARREIRA VITORIOSA
Marta começou a jogar futebol no juvenil do Centro Sportivo Alagoano (CSA), em 1999. No ano seguinte foi contratada pelo Vasco da Gama, onde jogou no profissional entre os anos de 2000 e 2002. Tem passagens ainda pelo Santa Cruz-MG, Umea IK, da Suécia, Los Angeles Sol, Santos FC, duas vezes, FC Gold Pride, Westernan New York, Tyreso FF, FC Rosengard.
Vestiu muitas vezes a camisa da Seleção Brasileira. Nos Jogos Pan-Americanos da República Dominicana, em 2003, a seleção ganhou a medalha de ouro. Ainda em 2003 participou do Campeonato Sul-Americano e, em 2004 sua equipe foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos em Atenas.
Também com a camisa canarinha, disputou, os Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando conquistou a medalha de ouro e foi artilheira com 12 gols. Um ano depois foi vice-campeã nas Olimpíadas de Pequim.
No dia 12 de janeiro de 2009, Marta anunciou sua transferência para o Los Angeles Sol dos Estados Unidos. Lá, foi artilheira e levou o clube ao vice-campeonato. No Santos, foi campeã da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América.
A jogadora é peça fundamental no esquema do técnico Vadão, para a Copa América do Chile, que acontecerá entre os dias 4 e 22 de abril. A competição continental dará, ao campeão e vice, vagas para o Mundial da França de 2019 e para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.
COM MORAL
Recentemente, em entrevista a revista Time Out, de Londres, a ministra dos Esportes da Inglaterra, Tracey Crouch, citou a jogadora como sua heroína no esporte. Segundo a ministra, Marta é responsável pelo destaque mundial que o esporte feminino recebeu nos últimos anos e tem papel fundamental no crescimento e na divulgação do futebol feminino.