Fumaça azul no Barradão? Vitória explica polêmica e confirma demissão do responsável
Durante a entrada do time em campo, o Rubro-Negro acabou soltando uma fumaça de cor azul no show pirotécnico
Detalhe não passou despercebido pelos torcedores e rapidamente virou meme nas redes sociais

Salvador, BA, 24 (AFI) – Além de perder o título do Campeonato Baiano para o Bahia no último domingo, o Vitória precisou lidar com outra dor de cabeça nesta segunda-feira (24): uma cena inusitada na entrada do time em campo gerou polêmica e virou motivo de piada nas redes sociais.
No show pirotécnico tradicional antes da partida, uma fumaça azul foi disparada junto à vermelha, formando, involuntariamente, as cores do maior rival. O detalhe não passou despercebido pelos torcedores e rapidamente virou meme. Para piorar a situação, a torcida do Bahia não estava presente no Barradão, já que o clássico aconteceu com torcida única por determinação do Ministério Público.
O clube, então, veio a público esclarecer o ocorrido. Em nota oficial, o Vitória informou que o erro foi proposital e partiu de um colaborador da empresa responsável pela operação do efeito especial. Segundo o comunicado, o funcionário foi identificado e desligado da empresa.

“Apurando os fatos, foi identificada uma troca proposital das latas de fumaça por parte de um colaborador da empresa, que já foi desligado. Medidas técnicas serão adotadas pelo Esporte Clube Vitória para prevenir que tal situação volte a acontecer”, declarou o clube.
Se fora de campo a fumaça azul deu o que falar, dentro das quatro linhas a situação não foi muito melhor para o Leão. O time empatou em 1 a 1 com o Bahia no Barradão, resultado insuficiente para reverter a derrota por 2 a 0 no primeiro jogo da final, na Arena Fonte Nova. Com isso, o tricolor sagrou-se campeão baiano de 2025.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora
CONFIRA A NOTA DO VITÓRIA NA ÍNTEGRA
O Esporte Clube Vitória vem esclarecer o fato ocorrido na partida de ontem (23), pela final do Campeonato Baiano, onde na cerimônia de entrada do time, quando são realizados efeitos pirotécnicos (operação essa realizada há mais de três anos), foi disparada uma fumaça de cor azul na parte da arquibancada onde ficam nossas principais torcidas organizadas.
A empresa que presta este serviço possui relações comerciais com nosso clube há mais de cinco anos e possui todas as autorizações e alvarás necessários para executar os efeitos em jogos do Vitória.
Diferentemente do divulgado nas redes sociais, a fumaça azul não foi colocada para uma eventual comemoração de título do time rival. Nosso protocolo de entrada do Vitória em campo possui apenas as cores vermelho e preto.
Apurando os fatos, foi identificado uma troca proposital das latas de fumaça por parte de um colaborador da empresa que já foi desligado. Medidas técnicas serão adotadas pelo Esporte Clube Vitória para prevenir que tal situação volte a acontecer.
“Em três anos de operação junto com o clube, nunca tivemos nenhum problema de natureza parecida. Temos um respeito muito grande pela instituição e jamais faríamos algo parecido propositalmente. É nítido que se trata de um caso de sabotagem”, disse o representante da empresa responsável.
Pedimos desculpas à nossa torcida e reforçamos que seguiremos com respeito e com o compromisso de honrar as nossas cores, fazendo de nossa casa a melhor atmosfera possível.
Confira também:
- Botafogo cobra Vitória por pagamento de Janderson
- Bahia empresta lateral-esquerdo ao Volta Redonda
- Argentina x Brasil - Hora de frustrar a festa dos hermanos!
- Copa do Nordeste: Classificado, Vitória terá time alternativo na última rodada
- Harry Kane marca e Inglaterra derrota Letônia nas Eliminatórias para a Copa