'Fui não... Sou Vasco ainda': Relembre entrevista em que Pelé confirma seu time do coração
"Eu sou vascaíno porque o Vasco me deu a oportunidade de aparecer no mundo todo"
Campinas, SP, 30 (AFI) – Embora Pelé tenha praticamente toda sua carreira ligada ao Santos, o Peixe não era seu time do coração. Alguns colegas de infância do Rei até dizem que ele torcia para o Corinthians, mas não foi isso que dizia Pelá. Seu time do coração era o… Vasco da Gama.
Em entrevista realizada em 2020 ao Canal Pilhado, no YouTube, Edson Arantes do Nascimento foi enfático. Ao comentar o motivo de começar a gostar do Vasco, o repórter perguntou: “Você foi vascaíno?”. O Rei respondeu na hora.
“Foi não. Sou Vasco ainda. Pra quem não se lembra, sou ainda”, sacramentou, antes de completar. “Nunca deixei de ter carinho pelo Vasco”.
Depois, Pelé ainda foi perguntado em qual time gostaria de ter defendido a não ser o Santos. O Rei voltou a frisar que escolheria o Vasco e mandou um recado.
“Ao mais jovens, prestem atenção. Eu sou vascaíno porque o Vasco me deu a oportunidade de aparecer no mundo todo. E sou o Santos porque o Santos me criou”, acrescentou Pelé.
PELÉ JÁ JOGOU PELO VASCO
Pelé ainda explicou como foi a experiência de jogar pelo Vasco. A gratidão ao time carioca foi porque Pelé estava iniciando sua carreira quando isso aconteceu, em 1957, Vasco e Santos estavam fazendo uma excursão com seus times principais e fizeram um acordo para montarem um time com jogadores que estavam iniciando.
O torneio amistoso foi realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ficou combinado que os jogos no Maracanã seriam com a camisa do Vasco. Pelé enfrentou Belenenses, de Portugal, o Dínamo de Zagreb, da então Iugoslávia, e o Flamengo, marcando cinco gols com a camisa vascaína.
Com o destaque, chamou atenção do público e também da seleção brasileira. Viria a ser convocado rapidamente e iniciar sua tão conhecida trajetória com o tricampeonato mundial.