FPF homenageia dirigentes de Sorocaba e região
Do Departamento de inclusão social, ao lado de Gilberto Barbosa. Todos, além do prefeito Vitor Lippi e do vice-presidente regional da FPF, João Caracante, formaram a mesa diretora dos trabalhos.
Sorocaba, SP, 12 (AFI) – A cúpula da Federação Paulista de Futebol (FPF) esteve em Sorocaba, na manhã desta segunda-feira, para fazer a entrega da “Medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico”, que premiou dirigentes de Sorocaba e região, realizado no Sorocaba Park Hotel. Além do presidente da entidade, Marco Pólo Del Nero, estiveram o vice, Reinaldo Carneiro. e o ex-jogador do Corinthians, Seleção Brasileira e do futebol Alemão, Paulo Sérgio S. do Nascimento.
Marco Pólo ressaltou a importância e a força dos times da região e destacou ainda a coerência, na questão relacionada ao rebaixamento e acesso anual de quatro cllubes por divisão, oque motivou ainda mais os torneios da FPF.Força para o interior
Os dirigentes dos clubes do interior, presentes à homenagem da FPF, ressaltaram o apoio da Federação para seu crescimento. O presidente do Primavera, de Indaiatuba, Francisco Tadeu Leite enfatizou que isso mostra o apreço da FPF com os clubes, que estão no caminho certo.
O presidente do São Bento, João Câncio Pereira, enalteceu o trabalho da Federação na atual gestão, para cada vez mais fortalecer as equipes. O diretor do Atlético Sorocaba, Valdir Cipriani destacou a valorização dos clubes e esta importante aproximação da entidade, vindo até o interior, saber de suas necessidades. O presidente do Paulista, Eduardo Santos Palhares, frisou também enfatizou a forma profissional com que a FPF vem tratando as equipes.Marco Pólo: gerenciamento profissional nos clubes
O presidente da Federação Paulista ressaltou, em entrevista, antes do evento, realizado em Sorocaba, a importância dos clubes se profissionalizarem efetivamente, gastando somente oque arrecadam. Marco Pólo defendeu que os estaduais não devem acabar, em detrimento de competições nacionais, pelo seu glamour e tradição, além da competividade, como no Paulistão.
“São Paulo é um país, com 108 clubes filiados, e temos que tentar fazer uma forma que possamos trabalhar com 23 datas”, lembrou Marco Pólo, ao fazer referência ao calendário apertado do Paulistão.Apito
Ao comentar arbitragem, Marco Pólo ressalta que nos últimos dez anos a seriedade no trabalho da FPF, que é reconhecida por todos: “Tudo isso graça a treinamentos, avaliação psicológica. Se trabalhar bem, sim, se trabalhar mal, dança. Não tem mais quem indica, mas aqueles que sobem pelos méritos próprios”, disse Marco Pólo.
O presidente disse que não se preocupa com escala, mas com oque ocorre depois dois jogos. Ele elogiou a atual safra de árbitros, citando-as como “espetacular”.
Força regional
A boa fase dos times da região, como o Atlético Sorocaba, São Bento e Votoraty, no entender do presidente da FPF, representa que uma região está mais forte que outra.
“Aqui temos uma região forte, mas em outras regiões vimos problemas, como em Ribeirão Preto, onde futebol está difícil de andar. Na minha opinião, futebol tem que ser bem administrado e os outros tem que aprender, nem dar o passo maior do que pode, pois senão acaba devendo, não pagando jogador e isso cria um trauma muito grande. Melhor é pagar menos, mas pagar corretamente no dia do vencimento”, disse.
Paulistão
Sobre o Paulistão, Marco Pólo explicou porque está havendo uma freqüência muito pequena de público no Paulistão 2007.
“Os presidentes tem que sair a campo, fazer parcerias com prefeituras, fazer as crianças voltarem aos estádios, a família, a promoção nos bilhetes e isso quem tem que fazer são os clubes e não a Federação, que tem falado. Quem, sabe a gente melhora isso no ano que vem”, disse.Contra a violência
Para combater a violência, segundo Marco Pólo, o Ministério dos Esportes comprou e está repassando a São Paulo um novo equipamento de Israel, para a idenfificação de torcedores.
Homenageados
Receberam a condecoração da FPF os seguintes prefeitos da região: Vitor Lippi, de Sorocaba; Aldomir José Sansón, de Cerquilho; Armando Hashimoto, de Campo Limpo; Ary Fossen, de Jundiaí; Herculano Castilho Passos, de Itu; Basílio Saconi Neto, de Tietê; Efaneu Nolasco Godinho, de São Roque; José Carlos Talanico Júnior, de Capão Bonito; José Carlos Borsari, de Capivari; José Geraldo Garcia, de Salto; José Onério da Silva, de Indaiatub e Jair Cassola, de Votorantim, que não esteve presente por estar em viagem . Assim como o secretário de Esportes e Lazer de Votorantim, Abílio Neto e o deputado federal Renato Amary.
Entre os presidentes homenageados estiveram: João Câncio Pereira, do São Bento; Ademir Francisco Campos, do Ituano; Eduardo Santos Palhares, do Paulista; Heung Tae Ki, do Atlético Sorocaba, representado por Mauricio Baldini; Francisco Tadeu Leite, do Primavera; Ricardo Maffei, do Votoraty; Arthur de Fátima Ferreira de Souza, do Itararé; Osvaldo Agostinho Riccomini, do Capivariano; Antônio Martinez Gallego, do Campo Limpo Paulista; Irineu Rodrigues Gonzalez, do Elosports de Capão Bonito e Pedro de Palo Paludeto Pasii, do Comercial de Tietê. Além deles o ex-presidente do São Bento, David Ferrari Júnior também foi homenageado.
Representando as ligas de futebol da região, foram homenageados: João Francisco de Proença, da Liga Itapetininga; Vicente Sampaio, da Liga Ituana e Thomas Creciulo, da Liga Tatuiense.