Fortaleza: 106 anos e centenas de motivos para comemorar

Time nordestino de gestão premiada faz aniversário nesta sexta-feira, em meio a aproveitamento recorde no Brasileirão

Fortaleza
Créditos: Divulgação Fortaleza Esporte Clube

Fortaleza, CE , 18 (AFI) – Tradicional clube nordestino, o Fortaleza completa, nesta sexta-feira (18), 106 anos de história. E motivos não faltam para celebrar a data: atual 3° colocado no Brasileirão e lutando por título no torneio, o time teve arrancada meteórica desde o centenário, em 2018, e acumula grandes feitos desde então, dentro e fora de campo.

Seu Alacid Santos, que fundou a agremiação em 1918, estaria muito orgulhoso se estivesse vivo e presenciasse o atual momento do Leão do Pici. Homem de visão, ele previa grandes feitos para a sua criação, mas talvez não imaginasse que o time brigaria nas competições de igual para igual contra gigantes da América do Sul e seria vice-campeão de um torneio internacional: a Copa Sul-Americana, em 2023.

Isso só foi possível por outros homens de visão que foram surgindo ao longo dos anos, como Marcelo Paz, que assumiu a presidência do clube no final de 2017. Torcedor do Tricolor desde criança, o atual CEO do Fortaleza liderou uma gestão vitoriosa, segura e que promete continuar com bons resultados por muitos anos.

Confira alguns dos feitos do Fortaleza desde que completou o centenário (2018-2024):

Títulos 

Além do título da Série B, conquista alcançada em 2018, o “Laion” também ganhou o tricampeonato da Copa do Nordeste (19, 22 e 24) e o pentacampeonato cearense (19, 20, 21, 22 e 23), coroando sua fase mais vitoriosa, com nove títulos no total.

Recordes e campanhas

É o único nordestino a disputar a Série A por seis temporadas seguidas. Foi também o primeiro da região a fazer uma final de torneio continental, com o vice da Copa Sul-Americana de 2023 e, no Brasileirão deste ano, pode bater diversos recordes, como a maior pontuação da história de um nordestino na competição, além de poder igualar o número de participações do Bahia na Libertadores (4). Atualmente, está na 9ª colocação no Ranking da CBF e no 57° lugar no Ranking mundial feito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Gestão

Em 2022, o Fortaleza zerou a dívida na Justiça do Trabalho e reduziu a sua dívida total em 80% no final de 2023, ano em que se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O aumento do faturamento nos últimos anos – com cotas de TV, boas médias de público, ações de marketing e licenciamentos – foi investido em melhorias nas estruturas do Leão, que hoje possui centros de treinamentos modernos para o time profissional e base, hotel próprio e paga salários em dia.

A gestão liderada por Marcelo Paz ainda conseguiu manter o técnico Vojvoda por mais de três temporadas, apesar do assédio de gigantes do futebol brasileiro, e teve visão de mercado diferenciada ao contratar Rogério Ceni em 2018.

Credibilidade e reconhecimento

A boa gestão do Laion foi bem recebida pelo mercado, fazendo-o ter fama de bom pagador e com portas abertas para investimentos e bons negócios. Isso possibilitou a marca de 40 patrocinadores e parceiros alcançados em 2024, com orçamento recorde de R$258 milhões previsto para este ano. Os bons resultados também renderam premiações, com Paz recebendo os troféus de “Melhor CEO de Clubes do País”, pela Conafut, “Melhor CEO de clube na América do Sul”, pela Confut Sudamericana, e o de “Melhor Gestor do Brasil”, pela Fui Clear, entre outros. 

Além dos gramados

Em esportes além do futebol de campo, destaque para o time de futsal, que retornou às atividades em 2024 e foi vice da Copa do Brasil, venceu a Copa Estado, está na final do Campeonato Cearense e na semifinal do Brasileirão, com direito a bons públicos nos jogos em casa. Ao todo, o time possui 18 modalidades esportivas em atuação, incluindo o futebol masculino e feminino. 

Ações sociais

Além das melhorias para o clube e metas ambiciosas, a instituição se preocupa com o aspecto social e comunitário. Várias ações foram realizadas, como o “Leoas do Futuro”, projeto social que visa investir em jovens atletas de até 17 anos do futebol feminino cearense, com perspectiva de atender até 150 meninas do estado. O Departamento de Responsabilidade Social realiza ainda diversas iniciativas, como entrega de cestas básicas, roupas e calçados, palestras em escolas, recepção de crianças carentes em partidas no Castelão e leilões beneficentes.

“É uma grande satisfação poder comemorar, junto ao Fortaleza, mais um aniversário do clube. Quando cheguei, como diretor de futebol, o tricolor ainda estava na Série C, e pude participar desse processo de evolução ao longo dos últimos anos, também como presidente e depois CEO. Além dos títulos, chegamos pela primeira vez à Libertadores e celebramos estar, hoje, disputando as primeiras colocações de todos os torneios que participamos. No período, também trabalhamos com muito empenho para colocar as contas do clube em dia e possibilitar ganhos estruturais, como no Centro de Excelência Alcides Santos. Nossa torcida apaixonada merece tudo de bom que está acontecendo desde o ano do centenário”, afirma o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.

Para comemorar seu aniversário de fundação, o Fortaleza fará diversas ações para a torcida, funcionários, diretoria e conselho deliberativo, com início previsto para às 8h, com a presença de bandas musicais, missa e entregas de troféus/homenagens. Consulte o site oficial e redes sociais do clube para maiores informações. 

Confira também: