Fortaleza 2 x 0 Fluminense - Desorganizado, Fluminense é presa fácil para o Leão


Fluminense apresentou os mesmos problemas e ficou devendo na estreia
O primeiro gol do Fortaleza no jogo também foi o primeiro do Brasileiro de 2025

Fortaleza, CE, 29 (AFI) – O Fluminense começou o Campeonato Brasileiro de 2025 repetindo os mesmos problemas apresentados no Estadual. Em uma atuação desorganizada e com dificuldades na criação, o time carioca foi derrotado por 2 a 0 pelo Fortaleza, neste sábado (29), na Arena Castelão, pela primeira rodada da Série A.
O time tricolor entrou desatento e levou dois gols ainda antes dos 30 minutos de jogo. Lucero, aos 3, e Tinga, aos 20, marcaram para o Fortaleza, que dominou a primeira etapa com intensidade e pressão alta.
O gol de Lucero, inclusive, foi o primeiro do Brasileirão 2025. O atacante argentino entrou para a história ao balançar as redes logo no início, repetindo um feito que não acontecia há 11 anos: em 2014, o chileno Charles Aránguiz havia sido o último estrangeiro a marcar o primeiro gol de uma edição da Série A, na vitória do Internacional por 1 a 0 sobre o Vitória.
Apesar de ser apenas a primeira rodada, o resultado já acende o sinal de alerta no Fluminense. O time vem do vice-campeonato Carioca, quando foi superado pelo Flamengo, e busca evitar um início ruim como o de 2024, quando somou apenas seis pontos nas primeiras 12 rodadas — o pior desempenho do clube na era dos pontos corridos.
Do outro lado, a vitória traz alívio ao Fortaleza, que vinha pressionado após a derrota para o CRB por 1 a 0, na Copa do Nordeste.
O JOGO
O Fluminense entrou desligado em campo e pagou caro pela desatenção. O Fortaleza começou com intensidade e, com apenas 20 minutos de jogo, já vencia por 2 a 0, impondo seu ritmo desde o apito inicial.
O primeiro gol da partida — e também o primeiro do Campeonato Brasileiro de 2025 — saiu logo aos 3 minutos. O Fluminense errou na saída de bola, Yago Pikachu recuperou e lançou Marinho em profundidade pela direita. O atacante avançou com liberdade e cruzou na medida para Lucero, que apareceu livre na área e empurrou para as redes.
Com dificuldades na saída de jogo, o Fluminense viu o Fortaleza se impor. A equipe comandada por Vojvoda pressionava alto e tomava conta do meio-campo com marcação agressiva e transições rápidas.

Aos 20 minutos, o segundo gol veio em cobrança de escanteio. Pol Fernández cruzou com precisão e encontrou Tinga na segunda trave. O lateral subiu sem marcação e cabeceou no ângulo, sem chances para o goleiro Fábio.
Mesmo com pouca inspiração, o Fluminense tentou reagir. Em uma das poucas chances criadas, Hércules errou passe no meio, Arias aproveitou, lançou Cano na pequena área e o camisa 14 finalizou de primeira, com perigo, mas para fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o ritmo caiu. Com dois gols de vantagem, o Fortaleza adotou postura mais conservadora, administrando o resultado. Já o Fluminense manteve as dificuldades na criação ofensiva — um problema que se repete desde o Campeonato Carioca.
ETAPA FINAL
O Fluminense voltou mais ligado para o segundo tempo e demonstrou maior ímpeto, dificultando a saída de bola do Fortaleza, especialmente ao interceptar jogadas iniciadas por Pol Fernández. A pressão alta melhorou o desempenho defensivo da equipe carioca, que passou a ocupar mais o campo de ataque.
No entanto, a melhora foi insuficiente. O meio-campo continuou desorganizado, e o time seguiu sem criatividade para transformar a posse em chances claras de gol.

Já o Fortaleza adotou uma postura mais cautelosa após o intervalo. Recuou as linhas, cedeu a bola ao Fluminense e passou a esperar por oportunidades de contra-ataque. Com isso, a intensidade da partida caiu, e o time carioca, mesmo com mais volume de jogo, não conseguiu furar a defesa adversária nem demonstrou repertório ofensivo.
PRÓXIMOS JOGOS
Fortaleza e Fluminense voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana, pela segunda rodada da competição. No domingo (6), o Fortaleza enfrenta o Mirassol às 18h30, fora de casa, no Estádio Municipal de Mirassol. Já o Fluminense recebe o Red Bull Bragantino no sábado (5), às 16h, no Maracanã.
Antes dos compromissos pelo Brasileirão, porém, as duas equipes fazem suas estreias em competições internacionais no meio da semana. O Fortaleza entra em campo na terça-feira (1º), às 21h30, contra o Racing-ARG, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, na Arena Castelão.
Também na terça-feira, o Fluminense enfrenta o Once Caldas, da Colômbia, às 21h30, em Manizales, pela estreia na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 29/03/2025
-
Árbitro:
- Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
-
Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
-
VAR:
- Gilberto Rodrigues Castro Junior(PE)
-
Cartões Amarelos:
- Fortaleza: Moisés
- Fluminense: Mano Menezes
-
GOLS:
- Fortaleza: Lucero 3’/1T e Tinga 20’/1T
-
Público:
- 18.945 pagantes
-
Renda:
- R$ 267.643,00.
-
Estádio:
- Arena Castelão
-
Local:
- Fortaleza (CE)