A força do Nordeste na Série D em 14 anos de disputa
Neste ano, quem representa a região entre os semifinalistas é o América-RN
Em 14 anos de disputa, uma coisa não muda na Série D: a presença de um clube nordestino no quadrangular final
Campinas, SP, 08 (AFI) – A Série D do Campeonato Brasileiro vive seus momentos finais em 2022. Uma coisa não mudou nos times que integram o quadrangular do acesso da edição atual: a presença de um clube nordestino entre os semifinalistas.
O destaque não é novidade, já que em 14 anos de disputa da quarta divisão nacional, sempre houve um representante do nordeste entre os quatro primeiros da competição. Neste ano, quem representa a região é o América-RN.
Os quatro times que ainda disputam o mata-mata da Série D em 2022 são Pouso Alegre, de Minas Gerais, América, do Rio Grande do Norte, o Amazonas-AM, e o São Bernardo, de São Paulo.
O NORDESTE NA SÉRIE D
Em 2018, a Série D mostrou o maior período de hegemonia dos clubes nordestinos para o acesso até então. No ano em questão, pela primeira vez, três dos quatro clubes que subiram de divisão eram do Nordeste, fazendo com que a região obtivesse mais de 40% das vagas da Série C na última década.
Na época, os números das vagas preenchidas por times das demais regiões apresentaram Sudeste com 25% (10 clubes com acesso), Sul com 20% (8), Centro-Oeste com 5% (2) e Norte com 10%, representado por 4 equipes.
Na edição anterior à esta atual, em 2021, o quadrangular final também teve 3 vagas preenchidas por clubes nordestinos. ABC, Campinense e Atlético Cearense subiram e hoje disputam a terceira divisão nacional.
De 2009, primeira realização do torneio, até 2021, um representante nordestino sempre alcançou um lugar na Série C. Confira a lista:
- 2009: Alecrim (RN)
- 2010: Guarany (CE)
- 2011: Santa Cruz (PE)
- 2012: Sampaio Corrêa (MA) e Baraúnas (RN)
- 2013: Botafogo (PB) e Salgueiro (PE)
- 2014: Confiança (SE)
- 2015: River (PI)
- 2016: CSA (AL) e Moto Club (MA)
- 2017: Globo (RN) e Juazeirense (BA)
- 2018: Treze (PB), Imperatriz (MA) e Ferroviário (CE)
- 2019: Manaus (AM) e Jacuipense (BA)
- 2020: Altos (PI) e Floresta (CE)
- 2021: ABC (RN), Campinense (PB) e Atlético (CE)
- 2022: América (RN)
OS NORDESTINOS NO MATA-MATA
Dos 64 clubes que iniciaram a Série D do Campeonato Brasileiro em 2022, 32 avançaram para a fase eliminatória da competição. Destes, o Nordeste contava com 13 representantes: Afogados-PE, Santa Cruz-PE, Retrô-PE, Jacuipense (BA), Bahia de Feira (BA), Juventude Samas (MA), Moto Club (MA), Pacajus (CE), Sousa (PB), Lagarto (SE), ASA (AL) e América (RN).
Já nas oitavas de final, esse número caiu para 6, mas ainda simbolizava a hegemonia regional. Bahia de Feira, América, Moto Club, Lagarto, ASA e Tocantinópolis continuaram na disputa.
O Retrô, que havia encerrado a primeira fase com a melhor campanha da temporada, perdeu para o Santa Cruz-PE e se despediu da competição ainda na segunda etapa.
Na segunda fase, o Bahia de Feira foi eliminado pelo São Bernardo depois do placar agregado de 2 a 1 para o time paulista; enquanto o Lagarto-SE perdeu para o Amazonas-AM.
O Santa Cruz, que protagonizou momentos de destaque na Série D em 2022, acabou eliminado pelo Tocantinópolis. O Moto Club caiu justamente para o América, o último representante do Nordeste na fase final.
Assim, dois clubes do Nordeste foram às quartas de final: ASA-AL e América-RN. O time alagoano perdeu as duas partidas para o Pouso Alegre, de Minas Gerais – foi derrotado por 2 a 0 em casa e teve a eliminação cravada no Manduzão, quando não conseguiu evitar o 1 a 0 que deu o acesso aos mineiros.
TRAJETÓRIA DO AMÉRICA-RN
Para chegar às semifinais da Série D, o América-RN contou com um conjunto de bons resultados. O time chega a esta fase final como o terceiro melhor ataque da competição, com 29 gols marcados em 21 jogos.
O Alvirrubro avançou à fase eliminatória classificado como o vice-líder do Grupo C, com 24 pontos. A equipe ficou atrás apenas do Retrô, que encerrou a primeira etapa com a melhor campanha entre os 64 times que iniciaram a disputa.
O Mecão passou para as oitavas de final depois de eliminar o Jacuipense – venceu o primeiro jogo por 1 a 0, fora de casa, e segurou o empate sem gols na volta, na Arena das Dunas.
Depois, nas oitavas, venceu os dois jogos diante do Moto Club (2 a 1 e 1 a 0) e passou à etapa seguinte. Nas quartas, enfrentou o Caxias-RS e, apesar de perder o primeiro jogo por 1 a 0, descontou o placar e fez 3 a 1 em Natal para garantir a vaga no quadrangular do acesso.
Na semifinal, o Dragão novamente triunfou. Venceu o São Bernardo por 2 a 0 pelo jogo de ida para a alegria dos mais de 26 mil torcedores que compareceram à Arena das Dunas. Com esse resultado, agora os potiguares podem até perder por um gol de diferença para garantir a vaga no jogo da volta.
O América-RN volta a jogar contra os paulistas no próximo sábado (10), às 16h, no estádio 1º de maio, casa dos adversários, em São Bernardo do Campo.
A partida vai definir um dos finalistas da Série D do Campeonato Brasileiro e se a força dos times nordestinos continuará impondo sua hegemonia na quarta divisão nacional.
Confira também:
- Baiano: Juazeirense anuncia Rodrigo Chagas como técnico para 2023
- Pré-Copa do Nordeste é adiada e Santa Cruz fica sem calendário até 2023
- Série C: Longe da classificação, Volta Redonda avança na Copa Rio
- Série D: Santa Cruz terá reunião crucial para decidir futuro da SAF
- Série D: Demitido do Santa Cruz, Edson Ratinho ainda aguarda rescisão de contrato
Noticias Relacionadas
-
Goiás x Novorizontino - Acesso só depende de você, Tigre! Onde assistir e escalações!
22/11/2024 -
Yuri Alberto tem lesão e Corinthians terá ataque reserva
22/11/2024 -
Diniz exige compromisso do Cruzeiro na final contra o Racing
22/11/2024 -
Gustavo Sauer retorna ao Botafogo após empréstimo ao Cuiabá
22/11/2024