Flamengo x Indep. del Valle (EQU) - Vale o título da Recopa Sul-Americana!
No primeiro confronto, o Independiente del Valle levou a melhor ao vencer por 1 a 0, com gol de Carabajal
Rio de Janeiro, RJ, 27 (AFI) – O Flamengo tem uma nova oportunidade para esquecer de vez os fracassos na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes. Nesta terça-feira, às 21h30, recebe o Independiente del Valle, do Equador, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. A partida será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), que deve receber mais de 60 mil torcedores.
PRIMEIRO JOGO
No primeiro confronto, o Independiente del Valle levou a melhor ao vencer por 1 a 0, com gol de Carabajal. Assim, pode até mesmo empatar para levantar o título. O Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols para ficar com a taça no tempo normal. Vitória brasileira por apenas um gol leva a decisão à prorrogação e, caso o empate persista, aos pênaltis.
O Flamengo quer usar a partida para se reencontrar na temporada. O time já perdeu o título da Supercopa do Brasil, ao ser derrotado pelo Palmeiras, por 4 a 3.
No Mundial de Clubes, caiu nas semifinais para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, e perdeu a chance de medir forças com o Real Madrid, que se sagrou campeão. Ao menos ficou com o terceiro lugar ao derrotar o Al Ahly, do Egito, por 4 a 2.
APOIO DA TORCIDA
Para alcançar o objetivo, tanto Vítor Pereira quanto vários jogadores do Flamengo pediram apoio total da torcida, pois o jogo pode ser um divisor de águas na temporada. Mas voltou ao Brasil com uma sensação de enorme frustração.
Mas para ser campeão, o Flamengo vai ter que mostrar um futebol bem mais efetivo do que apresentou no jogo de ida, em Quito, numa altitude de 2.850 metros, que serviu como desculpa. Para conquista o título vale tudo, inclusive, convocar a torcida para lotar o Maracanã.
Este trabalho ficou a cargo de Rodrigo Caio, perseguido por lesões e que vai ficar na reserva. Para ele a ‘força das arquibancadas’ pode ser fundamental como já aconteceu no passado. Ele citou como exemplo, a disputa com o Atlético-MG pela oitavas de final da Copa do Brasil de 2022, quando quase 70 mil torcedores empurraram o rubro-negro para a vitória por 2 a 0, superando os 2 a 1 favorável ao time mineiro em Belo Horizonte, no jogo de ida.
“Não vivemos o nosso melhor momento. Mas é quando a gente está desacreditado que a gente volta melhor e esta final pode ser a mudança na chave. Pedimos o apoio da torcida, do início ao fim, porque todos podem ter certeza que os jogadores vão se doar em campo, suando sangue para conquistar mais um título” – disse Rodrigo Caio.
FLAMENGO
Criticado e pressionado, o técnico Vítor Pereira não deve fazer nenhuma mudança em relação ao time que iniciou a primeira partida. O atacante Pedro e o volante Gerson se recuperaram de lesões e estão à disposição. Pedro será titular, mas Gerson não joga desde o dia 15 e deve iniciar no banco de reservas. Assim, o meio-campo será formado por Thiago Maia, Vidal e Everton Ribeiro.
O setor defensivo também segue o mesmo, com David Luiz e Fabrício Bruno. Isso porque o zagueiro Léo Pereira ainda se recupera de lesão, sofrida no começo do mês no Mundial de Clubes. Bruno Henrique, Filipe Luís e Victor Hugo são outros que estão no departamento médico.
Apesar da dificuldade do duelo, Vítor Pereira aposta na força da torcida para reverter o resultado.
“Está tudo em aberto. Jogaremos em casa, confiantes e acreditando na nossa qualidade e na força da nossa torcida. Assim como eles nos venceram, temos todas as condições de reverter esse cenário”, projetou.
INDEPENDIENTE DEL VALLE
O técnico Martín Anselmi, apesar de fazer mistério na escalação, não deve fazer muitas mudanças. Entretanto, não poderá contar com o volante João Ortiz, expulso no confronto de ida. Ele começou o jogo como reserva, sendo o titular da posição Cristian Pellerano.
Há uma dúvida também se o ataque terá dois ou três nomes. O atacante Kevin Rodríguez e o volante Nicolás Previtali disputam uma vaga no time.
No fim de semana, Anselmi poupou os titulares, mas mesmo assim o time venceu o Mushuc Runa, por 3 a 1, com direito a gol de Kendry Páez, de apenas 15 anos, que estreou no profissional.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 2ª
- Data:
- 28/02/2023
- Horário:
- 21:30
- Árbitro:
- Andres Matonte (URU)
- Assistentes:
- Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU)
- VAR:
- Andres Cunha (URU)
- Estádio:
- Maracanã
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)