Flamengo vai ganhar auxílio financeiro da Fifa para pagar salários de Pedro

O time rubro-negro acionou uma cláusula da entidade para ter auxílio financeiro no pagamento do atleta, que se lesionou defendendo a seleção

pedro
Pedro deve ter os salários pagos pela Fifa

Rio de Janeiro, RJ, 04 (AFI) – O Flamengo costurou um acordo com a Fifa para o pagamento dos salários do atacante Pedro, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo quando servia a seleção brasileira na Data Fifa. O clube acionou o “The FIFA Club Protection Programme ” (Programa da Fifa de Proteção dobe qus Clubes), para que não saísse prejudicado no caso.

Com isso, a Fifa pagará o valor presente na carteira de trabalho do atacante, que deve pegar 60% do salário atual de Pedro. Os demais 40% seria em direitos de imagem. O Flamengo tenta fazer que a quantia restante seja paga pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

A entidade está analisando o caso, mas não garantiu arcar com a quantia. O Flamengo acusa a CBF de ter extrapolado na carga usada nos treinos da seleção brasileira, enquanto a entidade saiu em defesa da comissão técnica de Dorival Júnior. Os dois estão em conversas constantes para chegar a um acordo.

Pedro vai desfalcar o Flamengo por cerca de oito meses, ou seja, só voltará a campo no próximo ano. Ele vivia um de seus melhores momentos e era titular absoluto do clube rubro-negro, que vinha sendo comandado por Tite. Com Filipe Luís, terá que brigar por vaga com Gabigol, caso o camisa 99 permaneça no clube.

MAIS DETALHES

“Pela lei brasileira, a convocação de um atleta é estendida até que ele retorne ao seu clube em condições adequadas para jogar. O seguro da Fifa só cobre o salário e o Flamengo tenta ser ressarcido do que paga a título de imagem, pois o atleta não está jogando por lesão sofrida na seleção. A Lei Geral do Esporte também só fala em salário, portanto, o Flamengo negocia pra que a CBF arque com a imagem do Pedro”, explica Cristiano Caús, advogado especializado em direito desportivo.

Pedro foi operado no dia 13 de setembro e deu início à fisioterapia no início da última semana. Com a ruptura do ligamento cruzado do joelho, o atacante retorna às atividades somente em 2025. O Flamengo, que agora conta com Filipe Luís no comando da equipe, entende que a CBF não tomou todos os cuidados com Pedro durante os trabalhos ao qual ele foi submetido na Data Fifa.

“O Pedro vinha de uma lesão, na verdade teve um jogo que ele jogou, e aí a gente libera ele para a seleção. Ele vai para lá, tem um dia de recuperação, e depois ficamos sabendo que a carga que foi aplicada para ele foi equivalente a 4,5 km, que é uma carga muito forte para quando você está com um jogador voltando de lesão”, afirmou Landim, em entrevista à TNT Sports.

A primeira lesão no músculo posterior da coxa, citada por Landim, ocorreu na partida contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 15 de agosto. Ele ficou fora de quatro jogos do Flamengo, retornando na derrota para o Corinthians por 2 a 1 – tendo inclusive marcado o único gol da equipe -, às vésperas de se juntar à delegação de Dorival Júnior em Curitiba. João Pedro, do Brighton, foi escolhido para substituí-lo após lesão no treinamento.

TABELA DO FLAMENGO

O Flamengo é o quarto colocado do Brasileirão, com 48 pontos, atrás de Botafogo (57), Palmeiras (56) e Fortaleza (55).

O próximo desafio é neste sábado, às 19h, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 30ª rodada.

Confira também: