Flamengo Portuguesa
Flamengo 4 x 1 Portuguesa - Em ritmo de coletivo no Maracanã

Em ritmo de coletivo, as estrelas do Flamengo dão goleada na Portuguesa no Maracanã. Gerson voltou e Vítor Pereira estreou no comando.

Como já tinha antecipado o jogo contra o Audax, pela quinta rodada, e vencido por 1 a 0 com o time sub-20, o Flamengo lidera com seis pontos.

Flamengo de Pedro
'Dom Pedro', o príncipe do Mengão. Foto: Oficial CRF

Rio de Janeiro, RJ, 15 (AFI) – No reencontro da torcida com suas estrelas, o Flamengo aproveitou o jogo contra a Portuguesa para fazer um treino de luxo, neste domingo à tarde diante de mais de 51 mil torcedores que estiveram no Maracanã. Em ritmo de coletivo, o Flamengo goleou por 4 a 1, em duelo válido pela primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Como já tinha antecipado o jogo contra o Audax, pela quinta rodada, e vencido por 1 a 0 com o time sub-20, o Flamengo lidera a competição com seis pontos. A Portuguesa, que não vence o Flamengo desde 1985, portanto, há quase 38 anos, segue com zero.

OLHO EM TÍTULOS
Este jogo marcou a estreia do técnico português Vitor Pereira e também o retorno do volante Gerson, que voltou ao clube após um ano e meio no Olympique de Marselha-FRA. Ele completou sua 110.ª participação pelo rubro-negro. Ele teve uma atuação discreta e saiu aos 27 minutos do segundo tempo dando lugar para Erick Pulgar.

Vitor Pereira queria ver seus titulares em ação para ganhar ritmo, porque o clube vai atrás de dois títulos dentro de um mês. Campeão da Copa do Brasil, o Flamengo vai decidir a Supercopa contra o Palmeiras, dia 18, no Mané Garrincha, em Brasília-DF. E como campeão da Libertadores, o clube carioca começa a decidir o título do Mundial Interclubes de 1 a 11 de fevereiro no Marrocos. 

GOL RÁPIDO

Carioca - Flamengo 4 x 1 Portuguesa
Pedro abre marcar usando o peito. Foto: Gilvan de Souza – CRF

Em campo foi um jogo-treino em ritmo lento. O primeiro gol saiu logo aos 11 minutos, quando Ayrton Lucas foi até a linha de fundo e levando no primeiro pau. O oportunista Pedro encheu o peito e completou para as redes.

Aos 22 minutos quase que Everton Ribeiro faz um golaço. Ele recebeu dentro da área o passe de Arrascaeta, deu um toque por cima de um zagueiro e fez o mesmo na saída do goleiro. Mas a bola, caprichosa, passou por cima do travessão.

Gabriel Jesus, o Gabigol, segue exercendo o mesmo papel desempenhado ano passado, quando ficou mais fora da área, permitindo a fixação de Pedro entre os zagueiros. Mas o atacante segue marcando seus gol. O dele saiu aos 37 minutos, quando recebeu passe lateral de Pedro e, dentro da área, deu um drible de corpo na frente de três zagueiros e chutou de perna esquerda. O goleiro João Lopes, com a visão encoberta, demorou para cair e viu a bola dentro das redes. Este foi o primeiro gol de Gabigol com a camisa número 10.

GOL DE PRESENTE

A Portuguesa não tinha finalizado a gol até os 40 minutos, quando Ayrton Lucas tentou um recuo de cabeça pára o goleiro Santos e a bola ficou nos pés do atacante Edson Cariús. O estreante, dentro da área, bateu de primeira, sem chances de defesa: 2 a 1.

Nem bem começou o segundo tempo e o Flamengo ampliou o placar. Após recuperação de bola, Pedro foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e o zagueiro Fabrício Bruno apareceu do outro lado para chutar de chapa para as redes, fazendo 3 a 1, aos quatro minutos.

MAIS UM GOL

Flamengo 4 x 1 Portuguesa - Carioca
Gerson com atuação discreta. Foto: Gilvan de Souza – CRF

Depois disso, os flamenguistas se acomodaram a ponto do adversário finalizar duas vezes com perigo exigindo duas boas defesas do goleiro Santos. Serviu como um teste de alerta. Vitor Pereira começou a fazer suas trocas e os reservas deram novo ritmo ao jogo.

Aos 39 minutos saiu o quarto gol. Gabigol fez um passe milimétrico para Matheusinho do lado direito. Ele desceu até o fundo e deu um toque para trás. Thiago Maia pegou de primeira, de peito de pé. A bola saiu de lado e acertou o ângulo direito do goleiro.

TORCIDA FELIZ

A goleada deixou a torcida feliz da vida, que aplaudiu muito os jogadores ao final do confronto. Ir no Maracanã no final da tarde, depois de aproveitar a praia, virou roteiro de flamenguistas e turistas.

No meio de semana, Vítor Pereira já confirmou que vai colocar seus titulares de novo em campo, desta vez, diante do Madureira, quarta-feira, às 19 horas. Na mesma noite, porém, às 21 horas, a Portuguesa vai tentar a reabilitação em casa diante do Boavista.

FICHA TÉCNICA

Flamengo
Flamengo
4 1
Portuguesa-RJ
Portuguesa-RJ
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
15/01/2023
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Alex Gomes Stefano
Fase GOLS:
Flamengo: Pedro 11/1T, Gabigol 37/1T, Fabrício Bruno 4/2T e Thiago Maia 39/2T
Portuguesa: Edson Cariús 40/1T
Fase Público:
51.994 torcedores
Fase Renda:
R$ 1.660.143,00
Fase Estádio:
Maracanã
Fase Local:
Rio de Janeiro (RJ)

Confira também: