Flamengo 3 x 2 Santos - Aperitivo para buscar o tri da América
Uma vitória que uniu ainda mais o time do Flamengo com sua torcida, agora toda focada na busca pelo tricampeonato da América do Sul.
De quebra, assumiu a vice-liderança com os mesmos 61 pontos do Internacional, que tem duas vitórias a menos - 18 a 16 - mas joga em casa
Rio de Janeiro, RJ,25 (AFI) – No seu último jogo antes de decidir o título da Copa Libertadores da América, o Flamengo venceu o Santos, por 3 a 2, nesta terça-feira à noite, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória que uniu ainda mais o time com sua torcida, agora toda focada na busca pelo tricampeonato da América do Sul.
De quebra, assumiu a vice-liderança com os mesmos 61 pontos do Internacional, que tem duas vitórias a menos: 18 a 16. O Colorado, porém, ainda vai atuar na rodada diante do Ceará, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. O Santos, por sua vez, segue com 43 pontos, em 12.º lugar e na esperança de conquistar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.
COM MISTÃO
Ao contrário dos últimos jogos, quando usou um time todo reservas e com muitos garotos, o técnico Dorival Júnior utilizou parte dos titulares no primeiro tempo e depois outros no segundo tempo. Esta foi uma decisão tomada em conjunto com a comissão técnica e os jogadores.
O elenco todo entrou alinhado, tendo Caio Vidal e Diego segurando o troféu da Copa do Brasil conquistado na semana passada em cima do Corinthians.
Mesmo porque a final contra o Athletico vai acontecer no sábado em Guaiaquil, no Equador, em jogo único. Mais uma vez a torcida fez a festa vermelho e preta, que contou com mais de 44 mil presentes.
MENGO NA PRESSÃO
Com alguns titulares, o Flamengo partiu para cima do Santos no primeiro tempo, criou muitas chances e transformou o goleiro João Paulo como melhor homem em campo por suas grandes defesas. O Santos só ameaçou uma vez num chute de Camacho. Muito pouco, até então.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Davi Luiz cobrou falta na frente da área e João Paulo saltou para espalmar. Parecia ser a última chance flamenguista e a última grande defesa de João Paulo, mas ainda aconteceu muita coisa.
POLÊMICA COM PÊNALTI E GOL
Aos 48 minutos, Camacho recebeu dentro da área, deu o drible em Matheuzinho e foi atingido por baixo em suas pernas. Um pênalti claro, não marcado. O pior ainda viria a acontecer.
No lance seguinte, o Flamengo foi ao ataque. Marinho distribuiu a bola para o lado direito para Matheuzinho, já aparecendo na frente, e ele cruzou rasteiro. A bola passou por dois defensores e sobrou para Pedro na pequena área. O artilheiro deu de letra e a bola entrou no canto esquerdo de João Paulo, aos 49 minutos.
Aparentemente o VAR chamou o árbitro André Luiz de Freitas Castro, porém, ele confirmou o gol, ignorando as reclamações de quase todos os jogadores santistas.
PEIXE MUDADO
No segundo tempo, o Santos começou o jogo em outro ritmo, mais presente no ataque e com intensidade. Aos quatro minutos quase empatou depois que Ângelo fez uma fila com seus dribles e fez o passe lateral para Marcos Leonardo. O atacante estava na frente de Diego Alves, mas se assustou e chutou em cima do goleiro.
Três minutos depois saiu o empate. Após escanteio, a defesa do Flamengo afastou, porém, a bola caiu nos pés de Camacho. Ele levantou de novo na área, onde apareceu o zagueiro Alex para desviar de cabeça, mesmo de costas. Tudo igual aos sete minutos.
EM CIMA DE NOVO
Aos poucos, o Flamengo foi se reequilibrando em campo. O meia Everton Cebolinha, atuando mais avançado, teve duas chances para desempatar. Uma aos 16 e outra aos 22 minutos. Nas duas, João Paulo se deu melhor.
De tanto insistir, o Flamengo marcou o segundo gol aos 32 minutos. Gabigol enfiou Arrascaeta, que apareceu na frente de João Paulo e houve a dividida. O rebote caiu do lado direito no pé esquerdo de Marinho, que fuzilou em diagonal. Daí saiu para comemorar o gol com a torcida.
A partir daí, o Flamengo se sentiu à vontade em campo e marcou o terceiro gol aos 41 minutos. Após passe de
Ayrton Lucas, do lado esquerdo, o meia Arrascaeta dominou na área, deu um drible de corpo no zagueiro e bateu colocado por baixo de João Paulo., Um golaço. Mais festa no Maraca.
O valente Santos, que nunca se entregou, ainda foi premiado com o segundo gol. Carabajal recebeu pelo lado esquerdo do ataque, sem marcação, caminhou com a bola e bateu cruzado e no alto, superando Diego Alves. O goleiro saltou, mas não alcançou a bola.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 34ª
- Data:
- 25/10/2022
- Horário:
- 21:30
- Árbitro:
- André Luiz de Freitas Castro (GO)
- Assistentes:
- Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- Cartões Amarelos:
- Flamengo: Marinho
- Santos: Rodrigo Fernández
- GOLS:
- Flamengo: Pedro 49’/1T, Marinho 32’/2T e Arrascasta 41’/2T
- Santos: Alex 7’/2T e Carabajal 51’/2T
- Público:
- 44.679 presentes – 42.527
- Renda:
- R$ 1.597.301,00
- Estádio:
- Maracanã
- Local:
- Rio de janeiro (RJ)