Flamengo Corinthians
Flamengo 2 x 0 Corinthians - Mengão vence e dorme na liderança do Brasileirão

A partida, válida pela sexta rodada, foi realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo Pedro Marcelo Cortes CRF
Pedro, do Flamengo. Foto: Gilvan de Souza / CRF

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – O futebol pobre do Corinthians nesse Brasileirão deve tirar o sono de seus torcedores. Trata-se de uma equipe que só marcou gols em um dos seis jogos até aqui no torneio nacional. No Maracanã, neste sábado, o desempenho só foi bom por dois ou três minutos, depois a vida do Flamengo foi suavizada. O placar de 2 a 0 a favor dos rubro-negros ameniza crise e a pressão sobre o técnico Tite, que reencontrava seu ex-clube.

Falhas individuais foram cruciais para a derrota do Corinthians. O zagueiro Cacá e o goleiro Carlos Miguel cometeram erros tolos. No entanto, não se deve desconsiderar a inoperância alvinegra. A estratégia tática do técnico António Oliveira apresentou falhas sistemáticas. A característica de cada atleta antagoniza com as escolhas de jogadas. O próprio comandante faz escolhas que retiram força ofensiva.

O resultado coloca o Flamengo provisoriamente na liderança do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos. O Corinthians, por sua vez, fica na 15ª posição, com cinco pontos, e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

CARLOS MIGUEL OSCILA, E CORINTHIANS SAI ATRÁS

Antes mesmo de a bola rolar, ecoaram no Maracanã xingamentos direcionados a dirigentes do Flamengo. O Corinthians começou o jogo pressionando a saída de bola rubro-negra e levando muito perigo aos donos da casa. Taticamente, António Oliveira formatou o time alvinegro com três zagueiros e sem centroavante, com Romero e Wesley formando dupla no ataque.

A bola parada também foi usada como recurso pelos cariocas. A trave ajudou os visitantes. A proposta das duas equipes tornou a partida eletrizante, com diversas chances de gol. A qualidade técnica do Flamengo se impôs com o tempo. O time rubro-negro passou a ficar mais perto de inaugurar o marcador.

A pressão do Flamengo surtiu efeito aos 20 minutos. Carlos Miguel, que fazia boa partida até então, falhou em bela jogada tramada pelo Flamengo. Pedro finalizou sem força, e o goleiro corintiano aceitou. Mesmo em vantagem, o time rubro-negro se manteve no ataque e não deixou o Corinthians voltar a atacar.

O primeiro tempo mostrou um Flamengo muito melhor do que aquele que se exibiu nos últimos compromissos. Como o técnico Tite previa, o excesso de jogos no calendário traz ao menos um ponto favorável: é mais rápido reverter o clima desfavorável e uma crise técnica.

Pelo lado do Corinthians, o maior pecado foi a falta de tranquilidade em construir as jogadas e insistir na bola parada como única arma não tendo um centroavante nato, apesar de essa ser a maior debilidade rubro-negra.

Flamengo Lorran FGilvan de Souza CRF
Lorran, do Flamengo. Foto: Gilvan de Souza / CRF

ANTÓNIO OLIVEIRA TENTA, MAS NÃO CONSEGUE CORRIGIR EQUÍVOCOS

Na volta do intervalo, Pedro, que sentiu lesão no joelho, foi substituído por Gabigol. No Corinthians, a comissão técnica optou por mudar taticamente a equipe. O volante Paulinho deixou o campo para a entrada do centroavante Yuri Alberto.

Apesar de o Corinthians estar melhor no segundo tempo, o Flamengo ficou à espreita de um erro para aumentar o placar. Aos 18, o garoto Lorran, de 17 anos, aproveitou falha de Cacá arrancou pelo meio e chutou para dar novas alegrias ao torcedor rubro-negro.

A situação fez António Oliveira abrir mão da linha de três zagueiros para os minutos finais, reforçando o meio-campo. O jogo, porém, já estava decidido e não houve grandes ameaças à meta do Flamengo até o último apito.

PRÓXIMOS JOGOS

No Brasileirão, o Corinthians volta a campo no domingo (19), às 16h, quando recebe o Botafogo na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Na terça (14), às 21h30, recebe o Argentino Juniors, da Argentina, pela Copa Sul-Americana.

O Flamengo entra em campo pela Libertadores na quarta-feira (15), às 21h30, contra o Bolívar, da Bolívia. No sábado (18), às 21h, tem o clássico com o Vasco pelo Brasileirão no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

Flamengo
Flamengo
2 0
Corinthians
Corinthians
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
Fase Data:
11/05/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Fase Assistentes:
Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Fase VAR:
Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA/PR)
Fase Cartões Amarelos:
Flamengo: Léo Pereira
Corinthians: Ángel Romero
Fase GOLS:
Flamengo: Pedro 20′ 1T e Lorran 18′ 2T
Fase Público:
56.929 presentes
Fase Renda:
R$ 3.140.722,50
Fase Estádio:
Maracanã
Fase Local:
Rio de Janeiro (RJ)

Confira também: