Final Copa Paulista: Apenas dois clubes que perderam a ida foram campeões

Desde que a competição passou a se chamar Copa Paulista em 2008, o que o histórico das decisões aponta para Azulão e Pantera?

Na primeira final da Copa Paulista, a Votuporanguense derrotou o Monte Azul na Arena Plínio Marin por 1 a 0, com gol marcado por Wendel Júnior

Copa Paulista
São Bernardo celebra título da Copa Paulista de 2021. (Foto: Alexandre Battibugli/Paulistão)

Campinas, SP, 08 (AFI) – Na primeira final da Copa Paulista, a Votuporanguense derrotou o Monte Azul na Arena Plínio Marin por 1 a 0, com gol marcado por Wendel Júnior. Desta forma, o CAV terá a vantagem do empate para a partida de volta, que será disputada no estádio Maião, em Mirassol, no próximo sábado.

Mas desde que a competição passou a se chamar Copa Paulista em 2008, o que o histórico das decisões aponta para Azulão e Pantera? Quantos que venceram a primeira partida foram campeões? E quantos que perderam conseguiram buscar a virada? Confira este material especial do Futebol Interior e prepare-se para a grande decisão!

SETE QUE VENCERAM O PRIMEIRO JOGO FORAM CAMPEÕES

Este é um dado que deixará os torcedores da Votuporanguense ainda mais confiantes na esperança pelo bicampeonato da Copa Paulista. Desde 2008, em um total de dezesseis edições, sete vezes a equipe que venceu a primeira partida, confirmou o título no duelo de volta.

Em 2011, o Paulista enfrentou o Comercial na decisão, e venceu a ida por 2 a 0 em Jundiaí. Em Ribeirão Preto, o Bafo até levou a melhor, ganhando por 2 a 1, mas no agregado, o Galo foi campeão. Logo no ano seguinte, foi a vez do Noroeste. Em Bauru, vitória por 2 a 1 contra o Osasco Audax, e outro triunfo do Norusca na Grande São Paulo para ser campeão.

Pulando para 2016, XV de Piracicaba e Ferroviária se enfrentaram na final da Copa Paulista. Em Piracicaba, vitória do Nhô Quim por 2 a 0. Na volta, a Ferrinha se recuperou e venceu por 3 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Com uma vitória por 4 a 2, o Alvinegro confirmou a conquista depois de vencer o primeiro jogo.

Em 2019 foi a vez do São Caetano. Abrindo a final contra o XV de Piracicaba fora de casa, o Azulão foi superior e venceu por 3 a 2 em um grande confronto. No Anacleto Campanella, o empate por 1 a 1 garantiu a primeira Copa Paulista do clube. No ano seguinte, a Portuguesa passou pelo Marília com autoridade. Vitória por 2 a 1 fora de casa, e por 3 a 2 no estádio Canindé.

Nas últimas duas edições do torneio, houve um vencedor no duelo de abertura, e estes se sagraram campeões. Em 2022, novamente o XV na final, que bateu o Marília por 3 a 1 na ida e 3 a 2 na volta, quando conquistou o bicampeonato.

Na temporada passada, Portuguesa Santista e São José duelaram na decisão. Na Baixada, vitória por um 1 a 0 da Briosa, mesmo resultado de Votuporanguense e Monte Azul neste ano. No jogo derradeiro, emocionante empate por 1 a 1 e título inédito na galeria lusitana.

image 12
Celebração do título da Briosa. (Foto: Divulgação)

DOIS CLUBES PERDERAM A IDA E BUSCARAM A VIRADA

A missão não é fácil, mas dois clubes provaram ao Monte Azul que é possível reverter o placar adverso. Em 2009, o Votoraty foi derrotado por 1 a 0 em casa contra o Paulista e precisaria buscar a virada fora de casa. Mas em Jundiaí, o time de Votorantim aplicou uma sonora goleada por 5 a 1 e levantou o troféu da Copa Paulista.

Mais recentemente, foi a vez do São Bernardo. Enfrentando o Botafogo-SP, o primeiro duelo foi realizado em Ribeirão Preto. Na casa da Pantera, o Bernô perdeu por 2 a 0. Mas na volta, conseguiu devolver o mesmo placar, e nos pênaltis, venceu por 5 a 4 e conquistou a segunda Copa Paulista de sua história.

image 70
Jogadores do São Bernardo celebram título. (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


FINALÍSSIMA DA COPA PAULISTA

O jogo de volta será disputado no próximo sábado, dia 12, com mando do Monte Azul, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, em Mirassol.

Para a decisão, o clube alvinegro terá a vantagem do empate para ser bicampeão do torneio, enquanto o time de azul e branco precisará vencer à qualquer custo. Caso triunfe por um gol de diferença, pênaltis, mas se a vitória acontecer por dois tentos ou mais, o Monte Azul celebrará um título inédito em sua história.

Seleção treina na Academia de Futebol do Palmeiras antes de jogos das Eliminatórias CBF Loading official content
Seleção treina na Academia de Futebol do Palmeiras antes de jogos das Eliminatórias
Atletas e comissão técnica da CBF começaram os trabalhos para enfrentar o Chile (dia 10) e o Peru (dia 15) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
0 seconds of 1 minute, 40 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:40
01:40
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Alisson elogia Colômbia, mas confia em 'grande atuação' do Brasil Seleção Brasileira está pronta para enfrentar a Colômbia em Brasília Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball

Confira também: