Fifa abre processo contra Croácia por ofensas a Borjan, goleiro do Canadá

A entidade enquadrou a equipe europeia nos artigos 13 e 16 do Regulamento da Copa do Mundo do Catar

O alvo das ofensas não foi apenas o jogador. A família de Borjan, que estava no estádio, também sofreu nas mãos dos torcedores

Milan Borjan scaled
NASHVILLE, TN - SEPTEMBER 05: Milan Borjan #18 of Canada stands on the field during the first half of their World Cup qualifying match against the United States at Nissan Stadium on September 5, 2021 in Nashville, Tennessee. (Photo by Brett Carlsen/Getty Images)

São Paulo, SP, 29 – A Fifa anunciou nesta terça-feira um processo disciplinar contra a Croácia por causa das ofensas sofridas pelo goleiro do Canadá, Milan Borjan, durante a vitória croata por 4 a 1, na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A entidade enquadrou a equipe europeia nos artigos 13 e 16 do Regulamento da Copa do Mundo do Catar.

A entidade entende que os torcedores croatas cometeram ofensas contra a dignidade e integridade do goleiro Milan Borjan e infligiu os protocolos de segurança do estádio durante o torneio. A Croácia deve ser multada.

O alvo das ofensas não foi apenas o jogador. A família de Borjan, que estava no estádio, também sofreu nas mãos dos torcedores croatas. Foi exibida também uma bandeira com referência à “Operação Tempestade”, em 1995, que expulsou várias pessoas de origens sérvias de Krajina, no que foi um das maiores limpezas étnicas da Europa e terminou com milhares de pessoas mortas.

Borjan nasceu na cidade de Knin, na Croácia, mas sempre afirmou ser da República Sérvia de Krajina, que proclamou independência durante a dissolução da antiga Iugoslávia. Em 1995, o goleiro, ao lado de sua família, foi para Belgrado e, na sequência, para o Canadá, onde se naturalizou.

Na bandeira exibida no estádio, estava escrito: “Knin 1995 – Nada corre como Borjan”. Alguns torcedores ainda fizeram referência à Batalha de Vukovar, guerra entre Croácia e Iugoslávia.

Milan Borjan atua pelo Estrela Vermelha, da Sérvia, e já disputou 67 jogos com a camisa da seleção de Canadá, sendo convocado pela primeira vez em 2011.

COPA

Enquanto pede punições mais severas para a Croácia, o Canadá foca em sua despedida da Copa do Mundo. Eliminada e na lanterna do Grupo F, a equipe canadense ainda não pontuou e enfrenta o Marrocos na quinta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Al Thumama.

Confira também: