FI NA HISTÓRIA! 60 anos de uma das mais lendárias partidas do Guarani
À época, o Guarani era apenas um time do interior de São Paulo, e o Santos o maior time do mundo, com o craque Pelé estando no auge
Campinas, SP, 18 (AFI) – Nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, faz exatos 60 anos de um dos jogos mais lendários da história do Guarani. Neste dia, em 1964, o Guarani goleou o Santos por 5 a 1, passando a ser assunto em todo o Brasil.
À época, o Guarani era apenas um time do interior de São Paulo, e o Santos o maior time do mundo, com o craque Pelé estando no auge e sendo uma grande atração. O público de mais de 25 mil pagantes, foi recorde em Campinas, cidade que tinha cerca de 220 mil habitantes em 1964.
GUARANI COM UM ATAQUE ARRASADOR DE JOVENS ATLETAS
A partida, disputada na noite de uma noite de quarta-feira, teve o completo domínio bugrino que apresenta uma linha de ataque com jovens promessas: Joãozinho, Nelsinho, Babá e Carlinhos, lançados pelo técnico argentino Armando Renganeschi.
Em menos de dez minutos, três gols já tinham acontecido, com o Guarani abrindo o marcador logo aos cinco minutos, com Carlinhos. O Santos esboçou uma reação no minuto seguinte, com Ditinho marcando contra. E, mal dada a saída, Joãozinho fez dois a um e, a partir daí, só deu Guarani, que fez o terceiro com Babá, no final do primeiro tempo. Américo Murolo e Nelsinho, na etapa complementar, completaram o marcador.
SANTOS COM “POUCA INSPIRAÇÃO TÉCNICA”
O Santos entrou em campo sendo líder do Campeonato Paulista de 1964, mas, com a derrota, perdeu provisoriamente a liderança para o Corinthians e, segundo o jornal “A Tribuna”, de Santos, “o time peixeiro teve uma noite de baixa inspiração técnica, acumulando uma série de defeitos na sua retaguarda”.
GOLEIRO SIDNEI DEFENDEU UM PÊNALTI COBRADO POR PELÉ
Quando a partida já estava 4 a 1, o goleiro Sidnei defendeu uma penalidade máxima cobrada por Pelé, passando a ser um goleiro visado por grandes clubes, sendo, posteriormente, negociado com o Flamengo-RJ.
“PARTIDA MAIS SENSACIONAL DE TODA A HISTÓRIA”
No relato do “Jornal dos Sports”, “O Guarani conquistou a vitória mais sensacional de toda a sua história ao vencer, ontem, em Campinas, o poderoso time do Santos, por 5 a 1”
NO JOGO SEGUINTE, O SANTOS VENCEU POR 11 A 0 O BOTAFOGO E FOI CAMPEÃO PAULISTA
Na rodada seguinte, no dia 21 de novembro, o Santos vingou a goleada sofrida vencendo o Botafogo de Ribeirão Preto por 11 a 0, com oito gols de Pelé.
Apesar desta derrota, em 1964 o Santos foi campeão paulista e o Guarani terminou na sexta colocação, atrás dos então “grandes” Santos, Palmeiras, Portuguesa, Corinthians e São Paulo.
Em 1964, o Campeonato Paulista teve 16 equipes.
Pesquisa Futebol Interior:
- “O Caminho da Bola – 1953/1982” – Rubens Ribeiro
- “Guarani em Noite de Gala” – Luiz Roberto Saviani Rey
- “Jornal dos Sports” – Edição 10958 – 19/11/1964
- “Jornal ‘A Tribuna’ de Santos” – Segundo Caderno – Edição 19/11/1964
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Paulista de 1964
- Data:
- 18/11/1964
- Árbitro:
- Armando Marques
- Cartões Vermelhos:
- Santos: Coutinho
- GOLS:
- Guarani: Carlinhos 5’ 1T, Joãozinho 7’ 1T e Babá 44’ 1T; Américo Murolo 19’ 2T e Nelsinho 40’ 2T
- Santos: Ditinho (contra) 6′ 1T
- Público:
- 25.258 pagantes
- Estádio:
- Brinco de Ouro da Princesa
- Local:
- Campinas (SP)