FI HISTÓRIA! Confira quem eram os times e os treinadores no Paulistão de 1984

O Portal Futebol Interior apresenta todos os treinadores que estiveram na abertura do Campeonato Paulista de 1984, iniciado no primeiro final de semana de julho.

Diferente dos dias atuais, onde o treinador está sendo preterido para treinadores estrangeiros, apenas o argentino José Poy estava atuando no Campeonato Paulista, e ainda com o fato de já estar radicado há muitos anos no Brasil tendo sido goleiro do São Paulo nos anos 1950/60

image 10
Carlos Castilho, o treinador campeão paulista em 1984

Campinas, SP, 17 (AFI) – O Paulistão de 1984, há exatos 40 anos, teve a participação de 20 equipes, com o Santos sendo o campeão, e o Corinthians, vice. Taubaté e Taquaritinga foram os rebaixados.

O Portal Futebol Interior apresenta todos os treinadores que estiveram na abertura do Campeonato Paulista de 1984, iniciado no primeiro final de semana de julho.

Diferente dos dias atuais, onde o treinador está sendo preterido para treinadores estrangeiros, apenas o argentino José Poy estava atuando no Campeonato Paulista, e ainda com o fato de já estar radicado há muitos anos no Brasil tendo sido goleiro do São Paulo nos anos 1950/60.

JAIR PICERNI ESTAVA NA SELEÇÃO OLÍMPICA

No Corinthians, Hélio Maffia comandou o time interinamente nas primeiras rodadas, já que Jair Picerni estava dirigindo a Seleção Olímpica do Brasil.

TREZE TREINADORES JÁ SÃO FALECIDOS

Nenhum, dos 20 treinadores que atuam na abertura do Campeonato Paulista está em atividade em 2024, sendo que 13 já faleceram: Cilinho, Hélio Maffia, Mário Travaglini, Carlos Castilho, José Poy, Carlos Alberto Silva, José Luiz Carbone, Paulinho de Almeida, Vanderley Paiva, Galdino Machado, Milton Buzzeto, Nenê Boteco e Bolão.

SETE TREINADORES DIRIGIRAM SEUS TIMES EM TODAS AS RODADAS

Permaneceram no cargo, até a última rodada: Carlos Castilho (Santos), José Luiz Carbone (Ponte Preta), Roberto Corrêa (Santo André), Paulinho de Almeida (Marília), Carlos Alberto Silva (Guarani), Vanderley Paiva (Comercial) e Carlos Gainete (Inter de Limeira), além de Jair Picerni que não dirigiu o Corinthians nas primeiras rodadas pois estava nas Olímpiadas mas era o treinador da equipe.

ONZE TREINADORES CAÍRAM ANTES DO PRIMEIRO TURNO

Já ao final do primeiro turno, tinham sido demitidos Bolão, Sérgio Clérice, Mazinho, José Poy, Mário Travaglini, Galdino Machado, Egídio Nunes, Milton Buzeto, Nenê e Cadinho; substituídos, respectivamente por Antônio Taino, João Avelino, José Duarte (XV de Jaú em lugar de Dudu), José Carlos Fescina, Dudu (que estava no XV de Jaú foi para a Portuguesa), Fedato, Vicente Arenari, Noberto Lopes, Cláudio Duarte, Marão e Vail Mota.

XV DE PIRACICABA DISPENSOU E CONTRATOU O MESMO TREINADOR

Um fato curioso é que o XV de Piracicaba começou a competição com Galdino Machado, que foi demitido para a entrada de Vicente Arenari, que saiu nas rodadas finais justamente para a volta de Galdino Machado.

TREINADORES – CAMPEONATO PAULISTA – 1984

Santos – Carlos Castilho

Corinthians – Hélio Maffia (Jair Picerni estava na Seleção Olímpica)

São Paulo – Cilinho

Palmeiras – Mário Travaglini

Portuguesa – José Poy

Guarani – Carlos Alberto Silva

América – Candinho

Ferroviária – Mazinho

Ponte Preta – José Luiz Carbone

Marília – Paulinho de Almeida

Santo André – Roberto Corrêa

Comercial – Vanderley Paiva

XV de Piracicaba – Galdino Machado

Inter de Limeira – Carlos Gainete

XV de Jaú – Dudu

Botafogo – Egídio Nunes

Juventus – Milton Buzetto

São Bento – Nenê Boteco

Taquaritinga – Sérgio Clérice

Taubaté – Bolão 

Confira também: