Ferroviária prioriza base e espera colher frutos da Copa Paulista no Paulistão

Garotos do elenco que estam nas quartas de final do torneio estadual devem ser aproveitados na elite

Garotos do elenco que estam nas quartas de final do torneio estadual devem ser aproveitados na elite

0002050273725 img

São Paulo,SP, 17 (AFI) – A Ferroviária recebeu com satisfação a notícias de que os clubes poderão utilizar um quantidade ilimitada de jogadores da base na disputa do Paulistão 2018. Presente no Conselho Arbitral realizado neste terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), o presidente Alberto Salmazo falou sobre como a Ferrinha vem tratando a base como prioridade.

“A gente optou por sempre priorizar a base. Os jogadores já estão sendo analisados e cientes de que estão sendo preparados para o Paulistão. Foi dito isso com muita clareza, que eles estão sendo observados, com critério de produtividade no contrato”, disse o mandatário.

Atualmente, o time está nas quartas de final da Copa Paulista, com chance de conseguiu uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil. O elenco que disputa o torneio estadual é formado por jogadores jovens e bem avaliados pelo dirigente.

“Na Copa Paulista, nós estamos usando jogadores com 21, 20 anos. Eles estão evoluindo, temos um número significativo de atletas que tiveram formação na seleção brasileira e não deram sequência na carreira. Nosso diretor, Pedro Martins, que faz essa análise de atletas, trouxe esses jogadores, e eles estão tendo a oportunidade de retomar a carreira. Retomando aquele potencial de três, quatro anos atrás. A expectativa é que sejam aproveitados no Paulistão”, afirmou.

Alberto Salmazo falou sobre o uso da base no Paulistão.

Alberto Salmazo falou sobre o uso da base no Paulistão.

DEFINIÇÕES
O Paulistão 2018 tem início previsto para o dia 17 de janeiro e final marcada para 4 de abril.O sistema de disputa será o mesmo da última edição. Os times que estão no mesmo grupo não se enfrentam e os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final. Dois times seguem sendo rebaixados, de acordo com a classificação geral. Das quartas até a final, serão realizadas partidas de ida e volta.

A maior novidade é a liberação para que os clubes utilizem jogadores da base, além da lista de 26 inscritos. Poderão ser utilizados apenas garotos que estiverem registrados no clube por ao menos 12 meses e que tenham disputado alguma competição de base da FPF.

Com os quatro grandes como cabeças de chave e o restante dos potes respeitando a classificação do Paulistão 2017, o Grupo A ficou com o atual campeão Corinthians, Linense, Ituano e Bragantino.

O Grupo B, que pode ser considerado o grupo da morte, tem São Paulo, a atual vice-campeã Ponte Preta, o campeão do interior Santo André e o São Caetano, campeão da Série A2. O Grupo C ficou com Palmeiras, Novorizontino, São Bento e Ferroviária; e o Grupo D com Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull.

podcast