Ferroviária Ferroviário
Ferroviária x Ferroviário - "Clássico dos Trilhos" na final

Locomotiva está invicta na fase de mata-mata, enquanto o Tubarão não perdeu em toda a Série D

Ferroviária e Ferroviário entram em campo às 20h desta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa, pelo primeiro jogo da final

Ferroviária Athletic Série D
Ferroviária já está em Fortaleza para decisão (Foto: Tiago Pavini)

Araraquara, SP, 12 (AFI) – Ferroviária e Ferroviário se enfrentam às 20h desta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pelo primeiro jogo da final da Série D 2023. Locomotiva bateu o Athletic-MG na semifinal, vencendo os dois jogos, enquanto o Tubarão eliminou o Caxias-RS, com gol de Ciel nos acréscimos. Ferrão é o único time invicto em todas as divisões do Campeonato Brasileiro, mas a AFE chega confiante pela boa campanha de recuperação sob comando de Alexandre Lopes.

Este jogo será acompanhado online pelo PLACAR AO VIVO e depois terá ampla cobertura do Portal Futebol Interior, com comentários e ficha técnica. Agora você já pode também acessar pelo celular o ‘novo’ app Placar FI nas plataformas Android – Google Play – e IOS – Apple Store.

Não existe vantagem do empate, valendo o placar agregado – saldo de gols dos dois jogos. Em caso de empate na soma dos placares, a decisão será na disputa de pênaltis. A partida de volta, que vai decidir quem será o campeão, está marcada para o próximo sábado (16), às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

FERROVIÁRIA

A Ferroviária teve um início de temporada ruim sob o comando de Elano, sem nenhuma vitória nas primeiras seis rodadas. Foi então que apareceu a experiência do executivo de futebol Júnior Chávare. Ex-Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Bahia, o profissional efetivou Alexandre Lopes, então no time Sub-20, e a reação começou na goleada sobre o Cascavel-PR, por 5 a 1, fora de casa.

“O início foi muito duro, muito difícil. Costumo dizer que começamos o mata-mata na última rodada do primeiro turno da fase de grupos, pois uma derrota diante do Cascavel praticamente sacramentaria nossa eliminação. Foi então que iniciamos a reação e conseguimos a classificação na última rodada, contra o Operário-PR, fora de casa, em condições muito adversas”, contou o dirigente.

Para o primeiro jogo da final, a Locomotiva não terá o lateral Lucas Rodrigues, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e nem o volante Xavier, prata da casa e autor do “gol do acesso” contra o Sousa-PB, que foi expulso em Belo Horizonte. O substituto deve ser Vitor Ricardo, que pode ser improvisado na direita. No mais, a escalação do último jogo deve ser mantida.

Em Belo Horizonte, na Arena Independência, a Ferroviária venceu mais uma vez o clube de São João del-Rei e avançou à grande final. Vitor Barreto e Felipinho marcaram os gols da AFE na vitória por 2 a 1.E em Araraquara, no jogo de ida, Batista fez o único gol da vitória por 1 a 0. Agora, os comandados de Alexandre Lopes enfrentam o Ferroviário-CE, que eliminou o Caxias-RS, na disputa pelo troféu.

FERROVIÁRIO

O Ferroviário desembarcou em Campinas na tarde desta terça-feira (12), e completa a viagem de ônibus para Araraquara. O time terá um desfalque importante no time titular no jogo de ida. O goleiro Douglas Dias saiu lesionado na última partida, contra o Caxias-RS no Presidente Vargas, e está fora do primeiro jogo da decisão, nesta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa.

Douglas teve uma distensão muscular na coxa, e foi substituído por Igor Rayan logo aos 24 minutos de jogo. O experiente arqueiro de 35 anos certamente fará falta ao time de Paulinho Kobayashi, já que foi titular em absolutamente todos os jogos do Tubarão na competição.

Igor Rayan Douglas Ferroviário
Igor Rayan assume vaga do lesionado Douglas Dias na final da Série D (Foto: Divulgação)

Além dele, Kiuan e Matheus Lima são outros desfalques confirmados. Ambos têm lesão no joelho e terão de passar por cirurgia. Fechando a lista, o volante Lincoln recebeu o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão.

Maycon Lucas e Deizinho são dúvida. O primeiro sofreu pancada no braço no primeiro jogo das semifinais, em Caxias do Sul-RS, e foi desfalque na vitória por 1 a 0 em Fortaleza. Entretanto, a expectativa é boa para que esteja à disposição na final. Já Deizinho, com lesão na região pubiana, passará por nova avaliação e pode retornar ao time.

FICHA TÉCNICA

Ferroviária
Ferroviária
0 0
Ferroviário
Ferroviário
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
13/09/2023
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Maguielson Lima Barbosa (DF)
Fase Assistentes:
Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Lucas Costa Modesto (DF)
Fase VAR:
Diego Pombo Lopez (BA)
Fase Estádio:
Arena Fonte Luminosa
Fase Local:
Araraquara-SP

Confira também: