Ferroviária x Ferroviário - "Clássico dos Trilhos" na final
Locomotiva está invicta na fase de mata-mata, enquanto o Tubarão não perdeu em toda a Série D
Ferroviária e Ferroviário entram em campo às 20h desta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa, pelo primeiro jogo da final
Araraquara, SP, 12 (AFI) – Ferroviária e Ferroviário se enfrentam às 20h desta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pelo primeiro jogo da final da Série D 2023. Locomotiva bateu o Athletic-MG na semifinal, vencendo os dois jogos, enquanto o Tubarão eliminou o Caxias-RS, com gol de Ciel nos acréscimos. Ferrão é o único time invicto em todas as divisões do Campeonato Brasileiro, mas a AFE chega confiante pela boa campanha de recuperação sob comando de Alexandre Lopes.
Este jogo será acompanhado online pelo PLACAR AO VIVO e depois terá ampla cobertura do Portal Futebol Interior, com comentários e ficha técnica. Agora você já pode também acessar pelo celular o ‘novo’ app Placar FI nas plataformas Android – Google Play – e IOS – Apple Store.
Não existe vantagem do empate, valendo o placar agregado – saldo de gols dos dois jogos. Em caso de empate na soma dos placares, a decisão será na disputa de pênaltis. A partida de volta, que vai decidir quem será o campeão, está marcada para o próximo sábado (16), às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
FERROVIÁRIA
A Ferroviária teve um início de temporada ruim sob o comando de Elano, sem nenhuma vitória nas primeiras seis rodadas. Foi então que apareceu a experiência do executivo de futebol Júnior Chávare. Ex-Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Bahia, o profissional efetivou Alexandre Lopes, então no time Sub-20, e a reação começou na goleada sobre o Cascavel-PR, por 5 a 1, fora de casa.
“O início foi muito duro, muito difícil. Costumo dizer que começamos o mata-mata na última rodada do primeiro turno da fase de grupos, pois uma derrota diante do Cascavel praticamente sacramentaria nossa eliminação. Foi então que iniciamos a reação e conseguimos a classificação na última rodada, contra o Operário-PR, fora de casa, em condições muito adversas”, contou o dirigente.
Para o primeiro jogo da final, a Locomotiva não terá o lateral Lucas Rodrigues, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e nem o volante Xavier, prata da casa e autor do “gol do acesso” contra o Sousa-PB, que foi expulso em Belo Horizonte. O substituto deve ser Vitor Ricardo, que pode ser improvisado na direita. No mais, a escalação do último jogo deve ser mantida.
Em Belo Horizonte, na Arena Independência, a Ferroviária venceu mais uma vez o clube de São João del-Rei e avançou à grande final. Vitor Barreto e Felipinho marcaram os gols da AFE na vitória por 2 a 1.E em Araraquara, no jogo de ida, Batista fez o único gol da vitória por 1 a 0. Agora, os comandados de Alexandre Lopes enfrentam o Ferroviário-CE, que eliminou o Caxias-RS, na disputa pelo troféu.
FERROVIÁRIO
O Ferroviário desembarcou em Campinas na tarde desta terça-feira (12), e completa a viagem de ônibus para Araraquara. O time terá um desfalque importante no time titular no jogo de ida. O goleiro Douglas Dias saiu lesionado na última partida, contra o Caxias-RS no Presidente Vargas, e está fora do primeiro jogo da decisão, nesta quarta-feira (13), na Arena Fonte Luminosa.
Douglas teve uma distensão muscular na coxa, e foi substituído por Igor Rayan logo aos 24 minutos de jogo. O experiente arqueiro de 35 anos certamente fará falta ao time de Paulinho Kobayashi, já que foi titular em absolutamente todos os jogos do Tubarão na competição.
Além dele, Kiuan e Matheus Lima são outros desfalques confirmados. Ambos têm lesão no joelho e terão de passar por cirurgia. Fechando a lista, o volante Lincoln recebeu o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão.
Maycon Lucas e Deizinho são dúvida. O primeiro sofreu pancada no braço no primeiro jogo das semifinais, em Caxias do Sul-RS, e foi desfalque na vitória por 1 a 0 em Fortaleza. Entretanto, a expectativa é boa para que esteja à disposição na final. Já Deizinho, com lesão na região pubiana, passará por nova avaliação e pode retornar ao time.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 13/09/2023
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Maguielson Lima Barbosa (DF)
- Assistentes:
- Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) Lucas Costa Modesto (DF)
- VAR:
- Diego Pombo Lopez (BA)
- Estádio:
- Arena Fonte Luminosa
- Local:
- Araraquara-SP
Confira também:
- Fortaleza enfrenta "mini paulistão" entre Brasileirão e decisão pela Sul-Americana
- Série D: Ciel, do Ferroviário-CE, dispara contra CBF após número de viagens: "É fácil ficar sentado"
- Série B: Atacante retorna ao Vitória após período de empréstimo no Náutico
- Série D: Ferroviário tenta adiar voo para aliviar calendário
- Série D: Escolha de datas da CBF pode atrapalhar deslocamento do Ferroviário-CE