Ferroviária x Athletic-MG - Sem tempo para comemorar acesso
Esquadrão e Locomotiva garantiram vaga na Série C nos últimos sábado e domingo, respectivamente
Ferroviária e Athletic entram em campo a partir das 20h desta quarta-feira (6), na Arena Fonte Luminosa, pelo primeiro jogo das semifinais
Araraquara, SP, 05 (AFI) – Ferroviária e Athletic-MG, que conquistaram o acesso à Série C no último final de semana, já voltam a campo na noite desta quarta-feira (6), às 20h, pelo primeiro jogo das semifinais do Brasileiro da Série D. A partida desta quarta-feira será acompanhada online e em tempo real pelo PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior e transmitida, ao vivo, pela Rádio Cultura, de Araraquara, pelos ‘Campeões da Bola’.
Este será o primeiro confronto, com o segundo marcado para domingo (10) na Arena Independência, em Belo Horizonte. Não existe vantagem do empate, valendo o placar agregado – saldo de gols dos dois jogos. Os dois clubes já garantiram o acesso à Série C ao lado dos outros dois semifinalistas, Caxias-RS e Ferroviário-CE que fazem o primeiro confronto, na quinta-feira, em Caxias do Sul (RS), e a volta domingo no Ceará.
No último sábado, o Athletic – Esquadrão de Aço – eliminou o Bahia de Feira no Mineirão, e subiu de divisão logo na primeira participação no Campeonato Brasileiro. A Ferroviária – Locomotiva – por sua vez, eliminou o Sousa-PB no Marizão e também conseguiu a promoção.
FERROVIÁRIA
A Ferrinha superou o Sousa-PB na fase de quartas de final pelo placar agregado de 2 a 1. No primeiro jogo o time venceu por 1 a 0, com gol do artilheiro Pilar, e empatou o jogo da volta no Marizão, por 1 a 1, com gol marcado pelo prata da casa Xavier. Inclusive, o jogador foi uma novidade no time titular promovida por Alexandre Lopes, entrando na vaga de Antônio.
Em seu retorno a Araraquara, a delegação da Ferroviária comemorou o acesso com uma carreata nas ruas da cidade.
CARREATA DO ACESSO
Nas fases anteriores, a AFE superou Anápolis-GO e Hercílio Luz-SC. A campanha foi uma verdadeira demonstração de superação, já que o time não venceu nenhuma das seis primeiras rodadas do campeonato.
Na 1ª fase, a classificação parecia impossível, mas após a saída de Elano e efetivação de Alexandre Lopes, até então no comando do time sub-20, a chave virou. O treinador estreou com goleada fora de casa sobre o Cascavel-PR e o grupo foi ganhando confiança. Nos jogos de mata-mata, o time soube mesclar a sabedoria dos experientes com a intensidade dos garotos e conseguiu retornar à Série C após 21 anos.
Para o jogo contra o Athletic, o atacante Vitor Barreto é desfalque certo. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Sousa e não poderá jogar na quarta-feira. Marcos Nunes é cotado para entrar no seu lugar.
Além de Vitor, o zagueiro Mailson, capitão do time no “jogo do acesso”, teve uma leve torção no joelho esquerdo e deve ficar uma semana fora do time. Portanto, Gustavo Medina deve compor a dupla de zaga com Ronaldo Alves. Vale lembrar que João Paulo também está machucado e não joga.
ATHLETIC
Do lado do Athletic, a preocupação para o jogo de ida das semifinais está no comando do ataque. Artilheiro do time no campeonato com sete gols, Brandão saiu lesionado ainda no primeiro tempo do jogo contra o Bahia de Feira e é dúvida para enfrentar a Ferroviária. Adilson Bahia é o substituto mais provável.
Fora isso, o time deve ser o mesmo, a não ser que algum atleta não esteja em condições de jogar. O próprio treinador do time, Cícero Júnior, admitiu que precisa avaliar quem está apto, afinal o período entre um jogo e outro é curtíssimo. Os clubes jogaram no final de semana e já entram em campo na quarta-feira.
Pós-jogo começa já tentando recuperar o atletas. Já estamos aqui em Araraquara e agora nossa preocupação maior é recuperar os atletas, entendendo quem está em condições de fazer um bom jogo amanhã. É um período curto e uma viagem longa, de ônibus, mas vai dar certo e temos condição de fazer um grande jogo – analisa Cícero.
O técnico marcou novamente o seu nome na história do clube. Cícero comandou o Alvinegro nos dois acessos no Campeonato Mineiro, levando o time da terceira à primeira divisão estadual, e agora chega à Série C do Brasileiro logo na primeira participação.
O Athletic é fundado em 1909, mas teve suas atividades interrompidas em 1970. O clube de São João del-Rei só foi retomar o futebol profissional em 2018, quando começou sua ascensão meteórica. Ao chegar na primeira divisão estadual, em 2021, foi um dos pioneiros a se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Semifinal
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 06/09/2023
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Renan Novaes Insabralde (MS)
- Assistentes:
- Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) Marcos dos Santos Brito (MS)
- VAR:
- Charly Wendy Straub Deretti (SC)
- Estádio:
- Arena Fonte Luminosa
- Local:
- Araraquara-SP
Confira também:
- Série D: Ferroviário deve ter três desfalques contra Caxias
- Série D: Gui Mendes pede Athletic "mais ligado" contra Ferroviária
- Ferroviária é recebida por prefeito e executivo foca no título da Série D
- Série B: Zagueiro do Novorizontino destaca briga pelo acesso
- Série D: Artilheiro do Athletic é dúvida contra Ferroviária