Fernando Gaúcho se consolida como executivo de futebol de sucesso

O profissional foi responsável pela montagem do elenco do Nacional-AM que teve a segunda melhor campanha da Série D

Responsável pela montagem do elenco do Nacional-AM, Fernando Gaúcho falou sobre a campanha na Série D do Brasileiro

fernando gaucho01
Fernando Gaúcho foi responsável pela montagem do elenco do Nacional-AM (Foto: Divulgação/Nacional)

Manaus, AM, 24 (AFI) – O ex-jogador Fernando Gaúcho, que jogou em vários clubes do Brasil e se tornou ídolo da torcida do Guarani, tem obtido sucesso como executivo de futebol.

Contratado pelo Nacional-AM em novembro do ano passado depois de um projeto a médio e longo prazo apresentado pela diretoria, Fernando Gaúcho contou em entrevista ao Portal Futebol Interior como foi o início do trabalho.

“Encaramos o desafio com o intuito de resgatar a credibilidade de um clube que disputou até a Série A do Brasileiro. Fizemos um diagnóstico lá no início para saber o porque o Nacional estava em uma situação como essa e em cima disso começamos a gerir de uma forma muito profissional”, contou Fernando Gaúcho, que continuou:

“Começamos do zero, porque o Nacional não tinha nenhum atleta contratado. Montamos uma equipe forte, chegamos até a semifinal do Campeonato Amazonense, fomos eliminados pelo Amazonas, que foi campeão. Isso nos deu uma força muito grande para a sequência. Trabalhamos em cima de algumas renovações e nos deu uma base muito boa para iniciar a Série D”.

Na Série D do Brasileiro, o Nacional-AM terminou a primeira fase com a segunda melhor campanha entre os 64 clubes. Foram nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas, além de 22 gols marcados e sete sofridos.

“Conseguimos fazer uma pontuação muito boa, nos dá uma certeza que estamos no caminho certo. Agora é mata-mata, são jogos que temos que ser decisivos para podermos buscar o acesso. O torcedor está muito otimista pelo trabalho que vem sendo feito, a equipe está bem preparada. Espero que a gente consiga buscar o acesso, pois é um clube que merece por toda a sua história que tem no futebol”, finalizou Fernando Gaúcho.

Na segunda fase, o Nacional-AM vai enfrentar o Parnahyba-PI, com o primeiro jogo no Piauí e o segundo no Amazonas. As datas ainda serão definidas pela CBF.

Como jogador
Ídolo no Guarani e no Ituano, ficou conhecido como “Artilheiro das flechadas”. No Galo de Itu, foi campeão do Paulistão em 2002 e da Série C do Brasileiro, em 2003.

Ao longo da sua carreira, Fernando Gaúcho defendeu também Paraná, Marília, Comercial, Noroeste, Remo, Criciúma, Caldense, Campinense, Santa Cruz e São Bernardo, entre outros.

Desde quando pendurou as chuteiras, Fernando Gaúcho tem feito vários cursos, tendo, em 2022, finalizado o último estágio de ensinamentos na CBF. Antes, Fernando fez cursos de Direto Desportivo, Marketing e Gestão de Futebol. Como dirigente, realizou bom trabalho no Botafogo-PB.

Confira também: